Jornalista lança livro sobre o resgate dos garotos na caverna da Tailândia

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Obra traz a história do resgate quase impossível dos meninos que ficaram dezoito dias presos numa caverna na Tailândia

O jornalista e correspondente da GloboNews e TV Globo na Europa, Rodrigo Carvalho, lança o livro “Os Meninos da Caverna” (ed. Globo Livros, 176 pág., R$ 44,90), participa de um bate-papo com o público e autografa a obra. O evento será hoje (dia 13), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-Pr, tel. 41-3330-6749] e a entrada é franca.

A obra traz a história do resgate quase impossível dos meninos que ficaram 18 dias presos em uma caverna na Tailândia. “Foram mais de 200 horas sem saber se já eram dados como mortos, se apodreceriam ali, juntos como um time, ou se seriam salvos, como nos filmes. Sem relógio ou luz do sol, perderam a noção do tempo; era sempre noite, havia dias. Não sabiam que, lá fora, quase mil pessoas se mobilizavam no resgate. E que gente do mundo inteiro os colocava em orações”, conta.

Mobilização mundial

Em julho de 2018 acontecia uma Copa do Mundo na Rússia, mas a manchete com mais destaque vinha da desconhecida província de Chiang Rai, no norte da Tailândia: “Meninos podem ficar quatro meses presos na caverna”. Foi então que boa parte do mundo começou a torcer por outra seleção, a dos Javalis Selvagens.

Ao todo, os 12 garotos e o técnico-monge viveram 18 dias de agonia, salvos em uma arriscada operação. Um dos noventa mergulhadores, Saman Kunan, de 38 anos, acabou dando a vida pelos meninos. Ele morreu logo depois de levar um pouco de oxigênio para o time respirar melhor.

Os Meninos da Caverna vai muito além do resgate espetacular, que por si só já poderia render um bom livro. Esta, porém, é uma obra de olhar sensível, humano, que remonta não só os fatos, mas mergulha na origem dos meninos e visita o contexto político, social e religioso da Tailândia. Traz, ainda, os cenários do Sudeste Asiático e destrincha por que os Javalis se tornaram um símbolo de solidariedade mundial – ou seja, tudo aquilo que dá ainda mais sentido a esta história, uma das melhores notícias do ano.

Rodrigo Carvalho nos mostra o quão poderoso e transformador é o exercício de se coloacar no lugar do outro, não importa se ele está na nossa esquina ou em uma caverna tailandesa. Esta é, sobretudo, uma história de esperança, repleta de força e significado.

Sobre o autor

Rodrigo Carvalho é repórter, correspondente da GloboNews e da TV Globo na Europa, baseado em Londres. Também escreveu Vivos Embaixo da Terra (Globo Livros, 2010), sobre o resgate dos trinta e três mineiros chilenos. É idealizador e corroteirista do premiado documentário Torre de David, a respeito da maior ocupação vertical do mundo, no Centro de Caracas.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Os Meninos da Caverna”, bate-papo e sessão de autógrafos com o jornalista Rodrigo Carvalho.

Quando: Hoje (dia 13), ás 19h30.

Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-Pr, tel. 41-3330-6749].

Quanto: A entrada é franca.

Crédito das fotos

Divulgação e Arquivo Pessoal/Rodrigo Carvalho

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.