Jogos aumentam incidência de infarto em torcedores; veja como se proteger

Curso gratuito com foco em transição de carreiras acontece em Curitiba
25 de junho de 2018
Como se tornar um executivo requisitado no mercado atual?
25 de junho de 2018

Um estudo brasileiro publicado no último mundial mostrou que a incidência de infarto aumenta durante os jogos. O estresse excessivo por conta da torcida pode elevar a pressão arterial e provocar os eventos cardiovasculares que, por sua vez, podem ser fatais. O cardiologista, Pedro Gregorio Mekhitarian, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo dá algumas dicas que protegem o coração:

  1. Vá ao cardiologista com regularidade: ter os exames em dia é importante para avaliar o risco cardíaco em decorrência do estresse. Ir ao médico regularmente para um checkup permite que o especialista recomende ações específicas para se proteger de eventos cardiovasculares durante situações de estresse.
  2. Controle a pressão arterial e o colesterol: quem tem pressão e colesterol altos precisa seguir as recomendações do cardiologista e, se medicamentos forem prescritos, tomá-los com regularidade.
  3. Pratique atividade física: o exercício físico é um excelente protetor de doenças cardíacas, mas só funciona se for feito com regularidade e moderação. Além disso, quem é sedentário é importante consultar um médico antes de começar alguma modalidade.
  4. Lembre-se que é apenas um jogo: é preciso separar as emoções, já que sofrer um gol faz parte do roteiro, assim como perder a partida. Respirar fundo e de forma pausada durante a partida pode ajudar a reduzir o estresse.
  5. Não exagere na bebida alcoólica: o álcool em excesso é inimigo do coração. Além disso, energéticos também são nocivos e, quando em combinação com o álcool, podem ser perigosos. Evite.