Joelho, atenção obrigatória

Simon apresenta nova Tecnologia Scena
23 de maio de 2018
BEG Gin lança primeiro gin do tipo navy no Brasil
23 de maio de 2018

Médico ortopedista alerta sobre problemas no joelho e como proceder nesses casos

Não precisa ser um atleta para ter problemas no joelho. Geralmente, obesidade, sedentarismo, atividades físicas sem orientação adequada, entorses e/ou traumatismos podem estar relacionados com sintomas nos joelhos. Lesões meniscais, lesões ligamentares, tendinopatias e condropatias, acontecem com frequência e são comuns a todas as pessoas, atletas ou não.

Alguns fatores aumentam o risco desenvolver patologias no joelho, e devem ser tratados rapidamente, pois em alguns casos podem tornar-se crônicos e incomodar bastante o paciente, é o que alerta o Dr. Matheus S. Teixeira, médico da Clínica Fraturas Hauer e ressalta, “Obesidade, atividade física sem orientação adequada, acidentes, entre outros fatores, podem desencadear problemas no joelho.” O médico explica, ainda, que qualquer desconforto no joelho não deve ser desconsiderado e o paciente deve procurar um profissional capacitado, para que possam ser realizados os procedimentos de diagnóstico e tratamento.

Geralmente, as mulheres tendem a ter mais problemas no joelho alerta o doutor. Provavelmente por um menor volume muscular, associado ao sedentarismo e/ou a alterações anatômicas inerentes ao sexo feminino que podem predispor a problemas nos joelhos. O uso frequente de salto alto também é outro fator que agrava o quadro. Os achados científicos indicam que uso de salto alto promove sobrecarga musculo-esquelética e alterações biomecânicas da marcha, com passos mais curtos, lentos e com menor amplitude articular. Há uma hiperlordose lombar, o aumento da flexão do joelho durante o apoio do calcanhar e o aumento da sobrecarga sobre o antepé. A altura do salto é diretamente proporcional a intensidade dessas alterações. Por esses motivos, o uso de salto altos aumenta a chance de desenvolver dor lombar dor no joelho e nos pés, calosidades, entre outros.

Para diminuir os sintomas use salto alto com parcimônia e de preferência à sapatos com saltos mais largos. Além disso, sugiro realizar exercícios físicos regularmente e fortalecer a musculatura do abdômen, quadril e joelhos.

Serviço: Clínica de Fraturas Hauer

Dr. Matheus S. Teixeira

Ortopedista Especializado em Joelho e Medicina Esportiva

CRM 35758

41 3276-4312 – 99859-4019

fraturashauer@gmail.com

http://www.fraturashauer.com.br

Rua Miguel Poholink, 104, Hauer, Curitiba-PR.

shutterstock