Irrigação de jardins: a importância da captação da água da chuva no verão

Pijamas Santo Sono tal mãe tal filha, tal pai tal filho e eu e meu pet
23 de janeiro de 2018
Amázzoni Gin é indicado em premiação internacional
23 de janeiro de 2018

Por Danny Braz

Desde dezembro as temperaturas elevadas tendem a ampliar a quantidade de chuvas na maior parte do país. Entretanto, apesar de chover, muitas vezes sofremos com contas de água mais caras, racionamentos, etc. Isso afeta diretamente quem possui jardim, já que racionamentos geralmente consideram o consumo humano, mas não plantas que se tenha em sua residência.

Possuir um jardim traz diversos benefícios para a residência, pois proporciona uma grande melhora na qualidade de ar respirável, por exemplo, sem falar no bem estar ligado à temperatura, importante em dias quentes, e sensorial, ligado à beleza natural. Porém deixar o jardim morrer é uma escolha, pois para solucionar esse problema é preciso apenas aproveitar bem a água da chuva que cai sobre sua própria casa.

Racionamentos, contas altas, tudo se deve à falta de chuva nos reservatórios, de onde tiramos a maior parte de nossa água. A chuva que cai em nossas casas acaba totalmente desperdiçada, quando sua água poderia ser usada para diversos fins, poupando a água dos reservatórios para o consumo ligado a ingestão e banhos, por exemplo.

A água da chuva tem vários usos, sobretudo a que se acumula nos telhados antes de descer para a rua. Um dos usos mais inteligentes dela é o ligado a irrigação de jardins, porém usando os sistemas de irrigação inteligentes é possível captar água da chuva, que no Sul/Sudeste do Brasil é frequente de setembro a maio, totalizando quase nove meses. Se neste período houver uma cisterna para acumular o volume de água consumido em uma semana; praticamente passaremos estes 9 meses sem a necessidade de agua da concessionária; poupando assim a agua potável para outras tarefas.

Hoje já existem filtros especiais e recursos para armazenagem, que captam a agua de chuva e armazenam para sistemas de reuso; uteis para diversas atividades de limpeza, por exemplo. O mais interessante é que apesar de focarmos os jardins, os benefícios se estendem a outras necessidades residenciais, o que justifica o investimento.

É hora de deixar de usar mal os recursos que temos à disposição em nosso próprio quintal. Captar água da chuva é muito importante, sobretudo para quem tem essa possibilidade e sabe que sempre acabamos sofrendo com racionamentos, ainda mais no começo do ano.

Danny Braz é engenheiro civil e consultor internacional com foco em construções verdes e diretor geral da empresa Regatec.

Sobre a Regatec: http://www.regatec.com.br/

A Regatec é uma empresa especializada em irrigação para paisagismo e campos esportivos. É a primeira empresa brasileira a se especializar em irrigação e automação por controle central, assim como foi a primeira distribuidora da marca Rain Bird, pioneira em irrigação de estágios, campos de futebol. Dispõe de know-how próprio, que faz adequação da cultura e dos produtos nacionais aos rígidos critérios internacionais para a total eficiência na irrigação.