Inverno quente no Circuito Litoral Norte de São Paulo: atrativos e eventos agitam a temporada

AMAZFIT T-REX 2 chega ao mercado brasileiro
28 de junho de 2022
REVEEV apresenta a Suíte Resort na CASACOR Paraná
28 de junho de 2022

As cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) já estão preparadas para receber os visitantes nesta temporada de inverno, que começou no último dia 21 de junho

Apesar de ser uma região bastante procurada no alto verão, por conta de suas praias, o Litoral Norte de São Paulo, cada vez mais, vem atraindo turistas durante o ano inteiro, não só por suas belezas naturais, como também a oferta de atrativos histórico-culturais e de eventos.

Além disso, mesmo durante a estação mais fria do ano, as cinco cidades continuam formando um dos principais destinos do estado para curtir a natureza. Isso porque há sol por mais dias, as temperaturas ficam amenas, com média acima dos 17 graus, e há menos incidência de chuvas.

“O inverno também é um ótimo período para usufruir do Litoral Norte. Com um clima muito favorável, mais seco e com menos chuvas é uma excelente oportunidade de conhecer outros atrativos da região, além das já famosas e belíssimas praias. A culinária é excelente, as opções de passeios náuticos e terrestres são diversos, desde navegação por canais e rios, conhecendo a exuberância dos manguezais, até as diversas opções de ecoturismo e turismo de aventura, no grande paredão da Serra do Mar”, diz o secretário de Turismo de Bertioga, Ney da Rocha.

O período entre junho e agosto também oferece tarifas mais baixas nos principais serviços, como hospedagem e gastronomia, assim como um volume menor de pessoas circulando, o que significa que é possível curtir com mais tranquilidade, tanto nas férias, quanto em finais de semana prolongados.

Além das mais de 200 praias da Região Turística, é possível encontrar atrações para desfrutar da natureza por meio de Ecoturismo e Turismo de Aventura como: canoagem, trilhas ecológicas, city tour, passeios a cachoeiras e avistamento de cetáceos.

Conheça essas e outras experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo durante o ano inteiro em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias  

Eventos

Pensando em oferecer mais lazer e entretenimento aos turistas que chegam à região nessa temporada, as cidades que integram o consórcio turístico seguem realizando eventos culturais e esportivos que prometem agitar ainda mais o inverno.

“As cidades do Litoral Norte de São Paulo estão preparadas para receber os visitantes nas quatro estações, com um cardápio variado de atrações que vai muito além do turismo de sol e praia. Para quebrar a sazonalidade, aquecer a economia e gerar empregos, os municípios vêm investindo em calendários de eventos para o ano inteiro. No inverno, além de paisagens deslumbrantes, o turista encontra na região, opções culturais, gastronômicas, esportivas, de aventura, lazer e compras para todos os gostos”, afirma o presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus.

Confira a seguir o calendário com os principais eventos de cada cidade para os meses de julho e agosto:

Bertioga

Festa da Tainha – 1 a 31 de julho

Festival Água na Boca – agosto

Caraguatatuba

Festival da Tainha – 1 a 10 de julho

IX Festival Gastronômico do Cambuci – 03 de julho

Caraguá A Gosto – 1 de agosto a 4 de setembro

“A temporada de inverno em Caraguatatuba baseia o atrativo no turismo de esporte, aventura, gastronômico e de contemplação, onde os dias lindos de inverno oferecem um nascer e pôr do sol maravilhosos, dias lindos sem chuva, onde as pessoas podem desfrutar das paisagens da cidade”, reforça a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

Ilhabela

Festival da Tainha – 1 a 3 de julho

49º Semana Internacional de Vela (Race Village, Semana de Monotipos e outros eventos incluídos) – 23 a 30 de julho

27º Festival do Camarão – 1 a 31 de agosto

“Definitivamente, Ilhabela não é mais somente um destino de sol e praia. Durante o inverno a cidade oferece uma série de experiências em meio à natureza e um calendário de eventos repleto de atrações, que envolve música, cultura, gastronomia e esporte. O turista pode praticar o montanhismo subindo o Pico do Baepi, que no alto de seus 1.048m revela uma paisagem surpreendente do arquipélago. É importante estar preparado para subida, que apesar de íngreme, é compensada pelo contato com a Mata Atlântica e pelo belo cenário. São 7,4 km (ida e volta) de trilha, para esta atividade é necessário acompanhamento de guia. O trekking é outra experiência ideal para esta época do ano, recomendamos bastante a Travessia Bonete-Castelhanos. Em dois dias de caminhada junto à natureza e com uma pernoite na comunidade tradicional caiçara da Praia do Bonete, o visitante conhece 3 cachoeiras e 6 praias. O inverno é ainda uma das melhores estações para o birdwatching, seja em terra, com as aves colorindo os comedouros e a mata, ou no mar, com a possibilidade de avistamento de aves pelágicas e costeiras. Para quem se encanta com os cetáceos, os meses de junho, julho e agosto são ótimos para o avistamento das baleias-jubarte e demais 11 espécies de baleias e golfinhos que podem ser encontrados na região”, destaca a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Luciane Leite.

São Sebastião

Festival de Inverno Jazz e Blues – 8 a 10 de julho

Arraiá Caiçara – 15 a 24 de julho

São Sebastião Matsuri, Festival da Cultura Japonesa – 5 a 7 e 12 a 14 de agosto

“Durante a baixa temporada, o município de São Sebastião também oferece diversas atividades turísticas, estando totalmente preparado e estruturado para receber os turistas, sempre de forma responsável.  As baleias já estão dando um show no Canal de São Sebastião; além disso temos passeios voltados ao ecoturismo, como a Cachoeira Ribeirão de Itu, em Boiçucanga, que possui uma trilha completamente adaptada e acessível. Em julho será realizado o tradicional Arraiá Caiçara, na Rua da Praia; o Festival do Camarão, no bairro São Francisco; e o Festival da Tainha, em Boraceia; Festa de Nossa Senhora de Sant’Anna, no Pontal da Cruz; Retretas da Banda Municipal de São Sebastião sempre aos domingos, na Rua da Praia. Muitos eventos, de Costa Sul a Norte, para movimentar a cidade, impulsionando o turismo local e aquecendo o setor comercial”, explica a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Ubatuba

20ª Festa da Mandioca, Sertão de Ubatumirim – 7 a 10 de julho

27º Festival do Camarão – 21 a 24 de julho

13º Festival Gastronômico de Ubatuba – 19 de agosto a 18 de setembro

“A temporada de inverno em Ubatuba está repleta de atrações e eventos que valorizam nossa cultura e identidade. O cenário deslumbrante e único que o inverno proporciona em Ubatuba e os atrativos acima apresentados são nosso convite ao paraíso. A Secretaria de Turismo e suas redes sociais estão sempre disponíveis para que sua experiência seja inesquecível”, acrescenta o secretário de Turismo de Ubatuba, Alessandro Luis Morau.

E, para conhecer mais fornecedores turísticos do Litoral Norte acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral