Inverno em Socorro – destino aconchegante fora do”burburinho”

Descubra como preparar cinco drinks diferentes com chocolate
16 de julho de 2020
Quarentena pode piorar cenário da obesidade infantil
16 de julho de 2020

Que tal curtir o frio longe do burburinho das cidades que nessa época viram point? A sugestão é descobrir os atrativos da Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no interior de São Paulo, referência em ecoturismo e aventura

O belo visual montanhoso da Serra da Mantiqueira e o clima frio – neste mês de julho deve chegar a mínimas de 4 graus Celsius – são a combinação perfeita. Devido à altitude, o inverno na região tem temperaturas baixas, com frequente névoa no começo da manhã e geada. “O frio de Socorro é maravilhoso e ainda temos a vantagem de estarmos sendo descobertos nesta época, o que garante um passeio mais calmo, sem filas e trânsito pela cidade”, afirma Ana Luiza Russo, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).

O município é um destino completo, com ótimas hospedagens, gastronomia variada, aventura e muitas compras, que vão deixar o frio ainda mais atraente seja para um “bate e volta” ou uma viagem prolongada. Versátil, é roteiro certo para turma de amigos, casais, famílias com crianças ou pets e pessoas com mobilidade reduzida, já que a cidade é pet friendly e referência em acessibilidade.

Entre as hospedagens – que variam entre o conforto de um hotel, a animação de um hotel fazenda, a versatilidade de uma pousada e a praticidade de um hostel – basta escolher a que melhor atente as necessidades. E, em algumas delas, ainda é possível usufruir do calor da lareira.

Friozinho pede uma boa comida, né? Em Socorro, tem café da manhã farto, comida caseira e com produtos artesanais, almoço em meio à natureza, café da tarde caipira e chocolate quente. Mas, não faltam a comida contemporânea, o bom e velho hambúrguer, nem a tradicional pizza. A típica comida da fazenda é muito presente e a gastronomia tem influência italiana, devido aos primeiros imigrantes.

A dica é experimentar a tilápia, que pode ser pescada na hora em um pesqueiro, ou apreciada inteira ou isca, frita ou como a famosa pipoca de tilápia. As plantações de café também são um bom passeio e ainda rendem um delicioso cafezinho da fazenda, feito na hora.

A “cidade aventura” tem atividades na terra, ar e água – como por exemplo boia cross, canoagem, cavalgada, escalada, rafting, rapel, trilhas, trekking, voo livre e tirolesa – que estão à disposição para os aventureiros. O Rio do Peixe, que atravessa todo o município, abriga a maioria dos esportes de água e vale a visita.

O turismo é o carro chefe de Socorro. “Estamos todos empenhados em oferecer o melhor para os turistas neste momento. Uma rígida cartilha com os protocolos é a base dos cuidados que devem ser praticados para garantir uma experiência segura e memorável”, afirma Ana Luiza Russo, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 60 associados na área de hospedagem, ecoturismo e atividades de aventura, gastronomia e compras.

A distância entre “você” a a “aventura”

Campinas – 110km

São José dos Campos – 156,6km

São Paulo – 135Km

Sorocaba – 190km

Santos – 200km

Ribeirão Preto – 265Km

Site oficial: Socorro.tur.br

Instagram: turismosocorro 

créditos fotos: ASTUR – Shane Glen – ©SoulpicsPhotography/Daniel Rosa/Johnny Mazzilli/Ricardo Beccari