Inverno 2023: saiba como a meditação pode ajudar a fortalecer a imunidade e estimular a vitalidade

Práticas sustentáveis: habilidades verdes impulsionam avanço de empresas
13 de julho de 2023
“Mais é Mais”: 3 dicas para adotar o maximalismo na sua casa
13 de julho de 2023

Especialista em meditação fala sobre os benefícios da prática durante os dias frios e também como ela pode ajudar a fortalecer o corpo e a mente

No final de junho demos as boas-vindas ao inverno. Segundo o prognóstico climático produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a estação chegou às 11h58, e será marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Norte e Nordeste do Brasil.

A estação mais fria do ano chegou e ainda deixa dúvidas em relação às próximas temperaturas. Em 16 de maio, o Brasil registrou a menor temperatura em 2023 até o momento. A temperatura baixou até -2,8°C na parte mais elevada da serra catarinense, em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, pela medição do Epagri-Ciram, segundo o Clima Tempo com dados do Inmet e do Epagri/Ciram.

Com o tempo seco e temperaturas mais amenas é normal que a imunidade do nosso corpo caia e se torne porta de entrada para vários tipos de doenças, como gripes e resfriados. Além disso, quem tem alergia também sofre com a época gelada.

O corpo acaba gastando mais energia para se manter aquecido e reduz a capacidade de defesa do organismo. Nessa época também é extremamente comum ocorrer a transmissão de diversos tipos de vírus, por conta do grande número de pessoas em ambientes sem ventilação.

Essa mudança de tempo requer alguns cuidados especiais e alterações na rotina. Cuidar da alimentação e praticar atividades físicas pode promover o equilíbrio na saúde e prevenir ou amenizar inúmeras doenças. Além disso, também existe outra forma de manter o corpo saudável e imune: meditação.

Segundo Gabi Frantz, especialista em meditação, que atualmente possui currículo com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University, a meditação não apenas relaxa, mas ela também desperta nossa energia interna. “Ao relaxar damos um descanso para a nossa mente, para que assim possamos ficar mais revitalizados, porque muitas vezes o cansaço não é físico, é mental”, comenta Gabi.

A prática também reserva algumas técnicas específicas utilizadas para elevar a imunidade e fortalecer o corpo. Para controlarmos a sensação de frio e eliminar reações extremas, como tremedeiras, por exemplo, a especialista realiza exercícios respiratórios que podem ativar a energia e o calor do corpo.

Para eliminar a preguiça e o cansaço, e despertar o interesse das pessoas durante essa época fria, a meditação não precisa ser feita em um ambiente específico. “Pode meditar embaixo das cobertas, não existe local exato para isso” diz Gabi, em tom animado. “Pode ser realizada em qualquer lugar. Onde a pessoa se sentir mais confortável”, completa.

A especialista em meditação realizou durante o mês de junho, através do seu perfil no Instagram, que conta com mais de 91 mil seguidores, e seu canal no Youtube “Meditar com vc”, com 79 mil inscritos, o Retiro de Inverno – 21 dias de Meditação, com aulas de meditação para quem deseja conhecer melhor a prática ou para quem já adota. O curso gratuito tem como foco conhecer de perto o universo da meditação e do autoconhecimento, deixar o medo, o estresse e a ansiedade para trás, e manter uma vida equilibrada em meio a correria do dia a dia.

As aulas estão gravadas e ficam disponíveis, em suas redes sociais, para todos que pensam em fazer da meditação parte de suas rotinas e procuram melhorar a saúde e bem-estar do corpo e da mente.

Essa época do ano pode ser o momento ideal para inserir a prática na rotina e esquentar o corpo nos dias mais frios. “Nossa luta não é contra o corpo, mas sim contra a mente. A mente que cria desculpas, a mente é quem está esgotada e com a meditação descansamos a mente e também fazemos toda uma reprogramação o que nos permite desenvolver hábitos saudáveis”, finaliza.

Confira:

Retiro de Inverno – 21 dias de Meditação

Acesse:

https://youtube.com/@Meditarcomvcyoutube

Sobre Gabi Frantz

Conheceu a meditação aos 15 anos, e ao notar as mudanças que a prática trazia para sua vida, decidiu se aprofundar ainda mais nesse mundo. Atualmente seu currículo conta com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University.

Em 2003, criou seu primeiro grupo de meditação guiada, que hoje conta com mais de 2.500 participantes todos os dias. Mestre em meditação, seu perfil ativo no Instagram conta com mais de 91 mil seguidores, além disso é dona do canal no YouTube “Meditar com vc”, que tem mais de 80 mil inscritos, e do site meditar.com.vc, onde oferece cursos gratuitos e de meditação.

Acesse:

https://meditar.com.vc/

@Meditarcomvcyoutube

Freepik