Interiores: cores de 2023 já estão disponíveis para decoração

Kennedy Space Center Visitor Complex disponibiliza pacotes de visualização para o lançamento do Artemis I
15 de agosto de 2022
Especialista da Mayo Clinic Healthcare compartilha sinais de insuficiência cardíaca e fatores de risco que as pessoas podem não conhecer
15 de agosto de 2022

WGSN e Coloro elegem cores-tendência do ano; destaque vai para azul, lilás, vermelho, verde e laranja

Cores ajudam a ditar o estilo de grande parte da decoração de uma residência. Utilizadas em quadros, no papel de parede para sala e outros cômodos, móveis, iluminação e roupas de cama, elas ajudam a criar um efeito mais aconchegante ou divertido, clássico ou contemporâneo. Tudo depende, claro, do gosto do morador.

Todos os anos, a WGSN, referência em previsão de tendências de consumo, e sua marca-irmã Coloro indicam quais tonalidades estarão em alta na temporada seguinte e serão utilizadas para dar mais modernidade aos ambientes.

Em 2023, tons de azul, lilás, vermelho, verde e laranja vão aparecer com força em projetos de arquitetos, designers de interiores e amantes de decoração.

Principais cores de 2023

Para decidir quais cores serão tendência em determinado ano, WGSN e Coloro levam em conta a mentalidade dos consumidores partindo do princípio de que as tonalidades podem provocar sensações quando empregadas em objetos e roupas.

Como resultado, os tons escolhidos para 2023 foram Tranquil Blue, Digital Lavender, Luscious Red, Verdigris e Sundial. Os cinco refletem a chegada do otimismo após anos marcados pela pandemia e oferecem sensação de esperança e equilíbrio.

Tranquil Blue

Foto: Reprodução/Pinterest

Tranquil Blue é um tom de azul que pode ser utilizado em diferentes ambientes, indo do quarto até a cozinha. WGSN e Coloro apontam que essa cor é capaz de transmitir a leveza dos elementos ar e água, representando ainda tranquilidade e equilíbrio por estar associada à natureza e ao céu.

Por ter essas características, Tranquil Blue pode ser bastante explorada nos quartos das crianças. Para os pais que planejam montar um cômodo com tema de fundo do mar, universo ou de balões, por exemplo, o papel de parede infantil traz a tendência de forma prática e lúdica.

Digital Lavender

Foto: Reprodução/Pinterest

O lilás suave do Digital Lavender também marca presença na paleta de cores do ano de 2023. Segundo as duas empresas, a cor expressa estabilidade e serenidade diante de tempos desafiadores e expansão da era digital. Por isso, pode facilmente ser utilizada em um papel de parede para quarto.

Para quem deseja usar a tonalidade de maneira mais expressiva, a dica é aplicar a cor nas paredes e no teto do ambiente.

Já quem gosta de sutileza pode investir em itens específicos da decoração. Por exemplo, em um cômodo de paredes brancas, coloque quadros, almofadas, luminárias e roupas de cama com Digital Lavender.

Luscious Red

Foto: Reprodução/Pinterest

O vermelho é conhecido como a cor da potência e força, mas para WGSN e Coloro, a tonalidade vai muito além. Na versão Luscious Red, torna-se estimulante, capaz de tocar em temas como desejo, paixão, ousadia e empoderamento.

Na decoração, a cor aparece para dar destaque a objetos específicos, como roupas de cama, itens de decoração e móveis. Além disso, pode ser mesclada com outras tonalidades para trazer propostas diferentes.

Ao lado do preto, por exemplo, o Luscious Red ganha ainda mais força e reforça a teoria das organizações de ser uma coloração capaz de transmitir empoderamento e ousadia.

Verdigris

Foto: Reprodução/Pinterest

O verde é uma cor que comporta diferentes tonalidades, das mais claras às mais escuras. Em 2023, a que ganha evidência é o Verdigris, espécie de verde-água mais fechado.

De acordo com WGSN e Coloro, o tom — que passeia entre o verde e azul — já foi bastante utilizado na década de 1980. As organizações apontam ainda que ele é revigorante, arrojado e capaz de sinalizar mudanças.

Assim como as outras cores eleitas para 2023, o Verdigris pode aparecer em diferentes propostas. Uma ideia para sair do convencional é explorá-lo em pisos, revestimentos, acabamentos, toalhas e itens de decoração de banheiros e lavabos.

Sundial

Foto: Reprodução/Pinterest

Em 2022, houve um forte apelo por itens e materiais que fizessem alusão à natureza. Orgânica e remetendo à sustentabilidade e ao campo, a cor Sundial traz essa mesma ideia para 2023.

Além de paredes e roupas de cama, o tom também pode ser utilizado em materiais de origem natural, como sisais, palhas e vimes.

Mesclar a textura desses itens com papéis de parede e objetos com uma proposta mais moderna traz um ar mais reconfortante para o cômodo.