Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresce 5,7% em comparação com julho de 2022

Orquestra Sinfônica Heliópolis e maestro Isaac Karabtchevsky retornam ao palco do Teatro B32
31 de julho de 2023
Mercado Municipal de Curitiba completa 65 anos em agosto
31 de julho de 2023

Nível de consumo atual dos paranaenses e propensão a compra de bens duráveis estão bem mais elevados do que no ano anterior

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 5,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O indicador, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), ficou em 100,2 pontos no mês de julho, mantendo-se na zona de satisfação de 100 pontos.

No cenário nacional, com 99,3 pontos, o indicador está abaixo dessa escala e, apesar do crescimento contínuo desde julho de 2021, ainda é considerado insatisfatório.

Os fatores que mais se destacam na comparação com o mesmo período do ano passado são Momento para Compra de Bens Duráveis, com elevação e 25,8%, e Nível de Consumo Atual, com alta de 20,2%. Também apresentaram aumento na variação anual, os aspectos Renda Atual e Emprego Atual, com 5,2%, Perspectiva Profissional (3,7%) e Perspectiva de Consumo (0,6%). Somente o Acesso ao Crédito ficou negativo, com baixa de 10,7%, evidenciando que os paranaenses estão com mais dificuldades para obtenção de crédito do que no ano passado.

Variação mensal

Na variação mensal, a ICF teve queda de 1,6% em relação a junho. A redução aconteceu em praticamente todos os aspectos que compõem o indicador, exceto o Nível de Consumo Atual, que está 4,4% acima de junho.

Segmentação por renda

Entre as famílias de maior renda houve elevação de 1,2% no indicador em relação a junho, chegando a 109,1 pontos. Já nas famílias com renda até dez salários mínimos apresentam queda de 2,3%, com 98,3 pontos.