Instituto Tomie Ohtake promove lançamento oficial do livro “TOMIE”

Chile confirma a realização das tradicionais vindimas, a Festa do Vinho
17 de março de 2023
Teleatendimento se mostra modelo de negócio rentável para área da saúde
17 de março de 2023

Novo livro atualiza o pensamento crítico sobre a obra da artista, com textos de Paulo Miyada e Priscyla Gomes, ao mesmo tempo em que resgata ensaios publicados ao longo de sua carreira

Lançamento: Dia 18 de março, às 18h, no Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake que, em novembro último comemorava seus 20 anos com a mostra Tomie Ohtake Dançante (em cartaz até 19 de março de 2023), agora lança um novo livro sobre Tomie (1913, Quioto – 2015, São Paulo), após quase dez anos de sua última publicação monográfica (2014).

“TOMIE”, a nova e mais completa obra sobre o percurso da artista, é organizada pelo Instituto Tomie Ohtake por meio de seus curadores, Paulo Miyada e Priscyla Gomes, que, em seus respectivos textos, revelam novas perspectivas sobre a longeva produção. O livro resgata também, em fortuna crítica, ensaios de Agnaldo Farias, Ana Paula Cavalcanti Simioni, Aracy Amaral, Mario Pedrosa, Miguel Chaia, Paulo Herkenhoff e Sofia Gotti.

Ilustram a publicação uma seleção de imagens que contempla os três suportes investigados por Tomie: pinturas concebidas em sete décadas (1954 a 2014), esculturas, gravuras, obras públicas, além de uma extensa linha do tempo com fotos e informações de sua vida e obra.

“Seja na pintura ou em esculturas públicas, Tomie Ohtake combinou sua gestualidade veloz e acentuada com recursos de precisão no confronto com inúmeras materialidades. Em sua pictorialidade pulsante, experimenta múltiplas paletas cromáticas e combina formas sinuosas com composições de forte equilíbrio. Assim, a artista experimenta – por vezes às cegas – os limites matéricos, presentificando tradições, ao mesmo tempo que amplia o campo de sua investigação criativa”, destacam os organizadores.

Lançamento: Tomie

Edição e organização: Instituto Tomie Ohtake

415 páginas – bilíngue português/inglês

Preço de lançamento: R$100,00

À venda na Livraria Gaudí (Hall do Instituto Tomie Ohtake – 11.3031-0837)

Vendas on-line por mensagem direta no perfil do Instagram da Gaudí (@livrariagaudi)