Instituto Paranaense de Reciclagem assina contrato com associações de catadores de São José dos Pinhais

Mesa de Centro Matiz de Rejane Carvalho Leite
27 de fevereiro de 2019
Diálogo de gerações: Jaime Lerner e Natalie Unterstell debatem em Curitiba o papel do Brasil na Sustentabilidade Internacional
27 de fevereiro de 2019

No evento foram entregues equipamentos como triturador de vidro e fragmentadores de papel

No dia 20 de fevereiro, o InPAR – Instituto Paranaense de Reciclagem – assinou um contrato de comodato com duas cooperativas de catadores de material reciclável de São José dos Pinhais. O termo contempla equipamentos como fragmentadores de papel, trituradores de vidro e caçambas, e irá beneficiar as associações Sociedade Unida e Reciclar.

Para Antônio dos Santos, presidente da Sociedade Unida, a parceria com o InPAR trará muitos benefícios para os cooperados: “Estamos muito felizes com a chegada desses equipamentos. Eles serão úteis em diversos pontos, como na redução do acúmulo de materiais no galpão, na otimização do tempo de trabalho e no aumento do valor agregado de cada material e geração de renda”, diz. “Também teremos mais segurança na manipulação dos materiais, especialmente do vidro. São muitos os casos de catadores que sofreram acidentes por terem que manuseá-lo com as mãos, e mesmo com a proteção de luvas, já vimos muitos deles se cortando e se machucando gravemente”, complementa Hamilton Padilha Pinto, presidente da associação Reciclar.

Presente na assinatura do termo, o secretário municipal de meio ambiente de São José dos Pinhais, Ahirton Sdroiesk Junior, falou sobre a importância de ações como essa e da parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem: “O trabalho dos catadores é lindo. Graças a eles, todo o resíduo coletado poderá ser reaproveitado de forma correta, consciente e não irá para os aterros”, comenta. “A melhoria das condições de trabalho e de vida desses profissionais é um dos maiores legados que o InPAR quer deixar. Mesmo com toda a sua importância, essa ainda é uma classe marginalizada e pouco valorizada pela sociedade. É preciso mudar esse estigma e valorizar esse que é um trabalho tão bonito e tão importante para o planeta”, complementa Rommel Barion, presidente do Instituto Paranaense de Reciclagem.

Além das equipes do InPAR, das associações e do secretário de meio ambiente de São José dos Pinhais, o evento também contou com a presença da vereadora Nina Singer e do prefeito Toninho Fenelon.

crédito foto: Marcela Luz