Instituto Legado lança 7ª edição de programa de aceleração para negócios sociais e abre vagas para startups

Look balneário chic by Osklen
14 de janeiro de 2019
Rede internacional de hotéis Selina inaugura primeira unidade no Brasil
14 de janeiro de 2019

Projeto Legado 2019 vai selecionar 30 iniciativas brasileiras de impacto social com foco em inovação e perfil de negócio. Entre as novidades do edital nacional estão as cinco vagas destinadas a startups do bem. Interessados podem se inscrever até 10 de fevereiro

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social lançou a sétima edição do Projeto Legado, programa gratuito de aceleração de iniciativas de impacto social e ambiental positivos que desde 2013 já apoiou mais de 160 organizações de todo país. A versão 2019 prevê seleção de 30 empresas ou projetos de todo Brasil. A novidade é que esse ano a aceleradora vai destinar até cinco vagas para startups sociais, que são negócios em fase inicial, com potencial de escala e que tem a atuação socioambiental como propósito primordial. Interessados têm até o dia 10 de fevereiro para baixar o edital e se inscrever pelo site institutolegado.org.

O pré-requisito mínimo para concorrer ao edital é ter como prioridade a geração de impacto social ou ambiental positivo e já estar com atividades em funcionamento há pelo menos um ano (startups estão dispensadas deste prazo). Não são aceitas inscrições de projetos vinculados ao poder público ou a partidos políticos. Não é necessário formalização jurídica, mas é importante que os candidatos tenham interesse em consolidar e rentabilizar suas ideias e amadurecer aspectos organizacionais ao longo do programa a fim de conquistar sustentabilidade financeira. “A saúde financeira tem se mostrado um grande obstáculo para iniciativas de impacto social e, por isso, o Instituto Legado tem como missão fomentar a visão de negócio e dar ferramentas para que essas organizações sejam cada vez mais autônomas e tenham condições de ampliar seu legado no mundo”, comenta Julyanna Costa, Gestora do Instituto Legado.

Uma das novidades do edital deste ano é abertura de vagas para startups, que vão passar por um projeto piloto de incubação. Assim, além de fortalecer a visão empreendedora e de autonomia financeira para impacto social, o Instituto Legado visa encorajar o diálogo com a tecnologia em busca de soluções para o Brasil e o mundo. “A tendência do uso de tecnologias modernas – como a inteligência artificial e a nanotecnologia – para solução dos grandes problemas locais e globais é uma demanda que pretendemos incentivar cada vez mais como estratégia de ampliação de impacto”, comenta James Marins, presidente e fundador da aceleradora social.

As selecionadas serão beneficiadas com um cronograma anual de capacitações envolvendo aspectos gerenciais e jurídicos a fim de fortalecer a organização e proporcionar a ampliação de suas atividades. Ao final do processo, as participantes passam por uma banca avaliadora e têm a chance de disputar três investimentos financeiros de R$ 10 mil cada, além de horas de mentoria. O resultado do Prêmio Legado de Empreendedorismo é anunciado durante o Legado Experiência, celebração que ocorre ao final do ano e reúne todo o ecossistema de impacto em Curitiba. A última edição reuniu cerca de 500 pessoas no Teatro Guaíra. Durante a história do programa, 18 instituições já foram beneficiadas com o prêmio em dinheiro. As startups que vierem a participar do PL 2019 não terão direito a concorrer ao prêmio.

Inscrições

No ato da inscrição, além de preencher um formulário online, os candidatos deverão gravar um vídeo de apresentação de até 2 minutos. As dúvidas sobre o processo de seleção serão esclarecidas durante encontros presenciais que a coordenação do PL deve realizar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná. Instituições de outras localidades do país podem acompanhar as dicas e tirar dúvidas pelas redes sociais, acompanhando as transmissões ao vivo pelo instagram @instituto.legado.

Sobre Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para a transformação do mundo. Acreditamos no Movimento Transformador Massivo e no poder exponencial da inovação. Entendemos que pessoas empoderadas têm poder de mudança e que o trabalho em conjunto produz mais e melhores resultados. Criamos condições para ampliação do legado de pessoas e iniciativas sociais e ambientais. Oferecemos educação formal, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação com atuação socioambiental. Nosso propósito é impulsionar o Movimento Transformador Massivo, apoiar e criar condições de trabalho em rede para que o impacto socioambiental do mundo cresça.

Atuamos em três frentes estratégicas: Aceleração, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. Anualmente, por meio do Projeto Legado, selecionamos, treinamos gratuitamente e investimos em organizações sociais de alto potencial de impacto positivo. Somos pioneiros na Educação orientada para Impacto Social, sendo os idealizadores da primeira pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais do Sul do Brasil e desenvolvedores da primeira pós-graduação à distância, com metodologia inovadora, além de autores de livros sobre o tema. Para propiciar o trabalho social em rede, criamos o Legado SocialWorking, um coworking exclusivo para negócios de impacto. Fomentamos ações do ecossistema, apoiando e engajando nossos recursos em parcerias que promovam o Movimento Transformador Massivo. Saiba mais em institutolegado.org