Inspire-se na paixão dos alemães pelas flores e dê boas-vindas à primavera

Cigarro compromete circulação de sangue e aumenta risco de arteriosclerose e trombose
11 de setembro de 2020
Primavera ao natural: Materiais rústicos e saltos estruturados se destacam entre os lançamentos da Lia Line Calçados
11 de setembro de 2020

No país europeu, elas são cultivadas em cada pedacinho de terra disponível e tornam-se um bálsamo para os olhos de moradores e turistas, que podem escolher entre milhares de rosas ou ainda, conhecerem uma ilha repleta das mais diferentes espécies de flores

Primavera à vista aqui no Hemisfério Sul: embora com um clima predominantemente quente e ensolarado quase o ano todo, no Brasil, também é época de colorir cidades de norte a sul com diferentes tipos de flores e plantas, para todos os gostos, solos e climas, diferentemente do hemisfério “de cima”, que fica restrito apenas à primavera para poder desfrutar da beleza das flores. É o caso da Alemanha, cujos habitantes são reconhecidamente pessoas apaixonadas pelas flores e buscam o cultivo dela em cada pedacinho de terra.

Essa admiração e encanto alemães com as flores também dão ao país alguns títulos grandiosos, como por exemplo, o de ter a maior coleção de rosas do mundo , segundo o Guiness Book. Fundada em 1896, em Sangerhausen, a coleção reúne 80 mil rosas de 8,6 mil de diferentes espécies em uma área se 13 hectares. As rosas florescem entre fim de maio e meados de julho e encontram-se nos canteiros de um parque de jardinagem perfeitamente conservado, no qual a “rainha das flores” desempenha o papel principal. No final de junho, é realizado no local a “Noite das 1 mil luzes”, um festival de fogos de artifício, música, dança e delícias culinárias.

A Alemanha também abriga a Bundesgartenschau (BUGA), evento bienal de jardinagem que transforma a cidade, inclusive com a criação de atrações que, após o término da mostra, permanecem no local. Centenária, em 2021, a BUGA ocorrerá em Erfurt, local onde ocorreu o primeiro evento, em 1865.

Nota-se, portanto, que os visitantes apaixonados por flores só precisam se decidir (dura tarefa) pelo destino na Alemanha: seja na região de Munique, ao Sul, ou em Hamburgo, ao Norte; ou ainda em Colônia, Berlim ou Dresden. Basta escolher o roteiro que mais agradar e gute reise .

Uma ilha inteira de flores

A paixão dos alemães por flores é algo tão sério que resultou numa ilha todinha repleta delas, a ilha Mainau , também conhecida como ilha das Flores, claro. Com cerca de 45 hectares de jardins e atrações para despender um dia de passeio, Mainau está localizada no lago de Constança (Bodensee), na fronteira com a Suíça e a Áustria, e fica aberta o ano inteiro para visitação, sendo a primavera a estação mais agradável e o momento que os jardins se enchem de tulipas.

Um dos must see do local é o Italienische Blumen-Wassertreppe, uma escadaria imensa cercada por flores e que lembra uma cascata. Preparado para tirar muitas fotos? Então, esse momento do passeio vai valer cada click. Também vale visitar o borboletário, afinal, esses insetos encantadores estão intimamente ligados às flores, o parquinho e a fazendinha, com inúmeros animais. Ou seja, diversão garantida para diferentes perfis de turistas, com ou sem crianças.

Sobre o DZT

O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha com sede em Frankfurt am Main. Ele representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Energia (BMWi), que o apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. A DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo na Alemanha. Para isso, mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Mais informações no centro de imprensa do nosso portal www.germany.travel/presse .