InPAR ministra palestras na Mercosuper 2018

Comemore o Dia do Beijo sem medo de borrar o batom
10 de abril de 2018
Outono é estação ideal para nutrir as células da pele e melhorar a hidratação e luminosidade
10 de abril de 2018

Evento é um dos maiores do setor varejista do Paraná

O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) participa este ano da 37ª edição da Mercosuper, uma das maiores feiras do setor de varejo do Paraná. Promovido pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), o evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Expotrade Pinhais.

Reunindo profissionais do setor supermercadista e os principais fornecedores do setor, a feira e convenção paranaense de supermercados traz em sua programação palestras, debates e visitas técnicas com novidades para o segmento sobre produtos, serviços e soluções tecnológicas.

A convite do Sipcep, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná, o InPAR irá compor um dos painéis a serem realizados no dia 12 de abril, às 9h30, no auditório A. A primeira apresentação abordará “O papel do setor supermercadista e das panificadoras na logística reversa”, com exposição do integrante do Comitê Técnico do InPAR, Elcio Herbst, consultor técnico do SENAI/PR e administrador de empresas e mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial.

Em seguida, o analista de Meio Ambiente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e coordenador do Comitê Técnico do InPAR, Paulo Moura, apresenta o tema “Caminhos e soluções para a logística reversa de embalagens”. Moura é engenheiro químico, mestrando em Meio Ambiente Urbano e Industrial e atualmente é analista técnico da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

SERVIÇO:

Mercosuper 2018

Data: 10, 11 e 12 de abril

Local: Expotrade Convention Center – Pinhais (PR)

Inscrições e mais informações pelo site: http://www.apras.org.br/mercosuper/

Palestras InPAR:

Temas: “O papel do setor supermercadista e das panificadoras na logística reversa” (Elcio Herbst) / “Caminhos e soluções para a logística reversa de embalagens” (Paulo Moura)

Data: 12 de abril, às 9h30 Local: auditório A

Sobre os profissionais:

Elcio Herbst

Formado pela FARESC – Faculdades Integradas Santa Cruz, com especialização em Gerenciamento Ambiental na Indústria (Senai e UFPR), Elcio Herbst é Consultor Técnico do Senai PR. Mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela UFPR, Senai e Universidade de Stuttgart. Experiência na área de gerenciamento integrado de resíduos, de origem industrial, urbanos, portos e aeroportos, entre outros. Aplicação de diagnóstico ambiental, programas de sustentabilidade, elaboração e implementação de planos de logística reversa. Participou de treinamentos na Alemanha e Portugal, no tocante à gestão de resíduos e logística reversa. Possui cadastro como auditor Ambiental junto ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná. Atualmente, desenvolve trabalhos na área de Assessoria Técnica e Tecnológica no Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química. É membro do Comitê técnico do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR).

Paulo Moura

Graduado em Engenharia Química pela PUC/PR (2016) e mestrando do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial pelo convênio UFPR, SENAI/PR e Universidade de Stuttgart. Atualmente é Analista Técnico da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Também, atua como Coordenador do Comitê Técnico do Instituto Paranaense de Reciclagem. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Meio Ambiente, trabalhando principalmente com logística reversa e gestão de resíduos sólidos.

Sobre o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) – O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) tem como objetivo contribuir para a redução de impactos ambientais, com ações voltadas à destinação adequada de embalagens das indústrias de alimentos e de outros segmentos. O instituto foi fundado no Paraná em 5 de julho de 2017, a partir da iniciativa de seis sindicatos de indústrias do setor de alimentos: Sincabima, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep, com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Para auxiliar na implantação da logística reversa, o Comitê Técnico do InPAR conta com a participação de representantes da Fiep, Ocepar, Senai/PR e Prefeitura de Campo Largo. Atualmente, o InPAR possui 32 associados. Para mais informações: http://www.inpar.eco.br/

Logística Reversa – A Lei nº 12.305/2010 define a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que regulamenta que União, estados e municípios, o setor produtivo e a sociedade em geral são corresponsáveis pela prevenção e redução da geração de resíduos, com o estímulo a hábitos de consumo sustentável e a implantação de um conjunto de instrumentos para ampliar a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos, além da destinação ambientalmente adequada de todos os rejeitos. A conjugação destes deveres recebe o nome de logística reversa. Em outubro de 2017, passou a vigorar o Decreto Federal nº 9.177/2017, que complementa a PNRS e estabelece que as empresas são obrigadas a implantar sistemas de logística reversa, nos termos da lei, mesmo que não façam parte do acordo setorial ou que não tenham assinado termo de compromisso com a União