Inovando Arquitetura assina casa de 250m² no interior de São Paulo, em Cabreúva

Entenda quais são os impactos das doenças reumáticas nas mulheres e como os biossimilares podem ampliar o acesso ao tratamento
22 de março de 2023
Cannabis medicinal: aliada no tratamento de doenças cardiovasculares
22 de março de 2023

Casa foi idealizado para o descanso merecido após anos de trabalho, a aposentadoria

O escritório Inovando Arquitetura, formado pela dupla de arquitetas Ingrid Ovando Zarza e Fernanda Bradaschia, assina casa de 250m² no interior de São Paulo, em Cabreúva, idealizado para cliente duas filhas, já havia contratado a INOVANDO anteriormente para uma reforma em seus apartamentos em São Paulo. Neste novo projeto, ela mudou-se após sua aposentadoria para uma ampla casa em um condomínio em Cabreúva.

Uma das tendências dos últimos anos, reforçada agora durante a pandemia, é a de várias famílias se afastando dos grandes centros urbanos para viver em cidades do interior. Em alguns desses casos, as configurações originais dos “novos” lares não atendem adequadamente às necessidades dessas famílias. Foi o que aconteceu no projeto Portal da Concórdia.

  

Para a remodelação do layout original da casa, o Inovando Arquitetura se baseou em um hábito chave da família: tomar café da manhã na cozinha. Dentre as soluções desenvolvidas, ampliou o ambiente e proporcionou sua integração com o uso de uma ilha e mesa para refeições. “Além disso, aumentamos a iluminação através da adição de forro de gesso, assim como alteração das esquadrias com o objetivo de criar aberturas mais amplas nas janelas” comenta a arquiteta Ingrid Ovando Zarza.

Soluções de luminosidade também foram estendidas para o restante da residência. Além da mudança de esquadrias de toda a casa, uma abertura zenital representou uma maneira eficiente de atrair luz natural para um jardim interno subutilizado, permitindo assim sua transformação em uma sala de jantar. Outro foco do projeto foi a readequação de um espaço na sala para introdução de um home office integrado com o restante da casa. “Por fim, mudamos também o layout dos móveis para criar outros ambientes mais flexíveis e funcionais” explica a profissional Fernanda Bradaschia.

Houve alterações de layout. A Ampliação da área da cozinha. E principalmente a transformação do jardim de inverno que era subutilizado em uma ampla e iluminada sala de jantar com abertura zenital.

Na cozinha o foco foi o uso de revestimentos e marcenaria com cores neutras. Além de proporcionar um ambiente com ar mais tranquilo, o foco das cores estava na paisagem do jardim que invadia o ambiente através das grandes janelas. Com projetos pensados em cada detalhe a dupla destaca que a cliente tem como hobby a arte de pintar quadros, então pensaram em espaços especiais para que ela pudesse expor suas obras.

Escritório

Escritório de arquitetura/design de interiores: Inovando Arquitetura

Site: https://inovandoarquitetura.com.br

Créditos fotos:

Fotógrafa: Kelly Fuzaro – Instagram: @kellyfuzaro

Produção: Inovando Arquitetura