Inovações tecnológicas na saúde: testes genéticos são capazes de descobrir a sua ancestralidade ou até mesmo alertar sobre predisposição a doenças

Dia dos Pais terá alta de 23% no volume de vendas online
4 de agosto de 2020
Atmosfera descolada e informal dá o tom da cozinha e sala de jantar reformada pela arquiteta Pati Cillo
4 de agosto de 2020

Neste Dia Nacional da Saúde fica o convite para entender como a tecnologia e a ciência genética estão permitindo uma oportunidade à vida e um papel de protagonismo aos indivíduos

Em 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde como uma forma de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados físicos e mentais. Porém, de alguns anos para cá, o barateamento da ciência genética aproximou-se da rotina das pessoas, principalmente no exterior, e agregou uma nova noção sobre se antecipar às suas origens, aos riscos e doenças que podem ter sua predisposição mapeadas no DNA de cada um. E a boa notícia é que agora toda essa inovação está disponível no Brasil.

Possivelmente você já se perguntou de onde vêm as suas origens. A maioria de nós já ouviu falar sobre os seus antepassados: como vieram ao Brasil, quais suas tradições, a característica mais marcante do seu povo e, claro, tendências de saúde. Nas últimas décadas a maior disponibilidade de tecnologia para o sequenciamento genético humano facilitou o desenvolvimento de produtos chamados de Teste de Ancestralidade, que permitem descobrir em detalhes quem foram os nossos antepassados. Nos Estados Unidos um kit desses foi o item mais vendido na Black Friday da Amazon em 2018. Segundo o MIT Technology Review, ao menos 26 milhões de pessoas já coletaram amostras de saliva ou de células da bochecha para ter parte do genoma analisado. E a expectativa é que em aproximadamente dois anos mais de 100 milhões de indivíduos no mundo tenham acesso a detalhes sobre sua história.

E as inovações não param por aí. “Essa maior disponibilidade de tecnologia barateou todo o processo e também gerou um aumento exponencial de conhecimento que abre muitas oportunidades para que as pessoas se conheçam biologicamente e, diante disso, possam tomar melhores decisões sobre si, com o objetivo de ganhar qualidade de vida e longevidade”, pontua Cesário Martins, diretor do meuDNA, healthtech de mapeamento genético.

Em um exemplo aplicado, de acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer, serão 625 mil novos casos de câncer no Brasil só em 2020. Então, uma pessoa ao saber precocemente que possui 70% a mais de chances de desenvolver câncer de mama pode:

  • Tomar a decisão de diminuir o intervalo das consultas de prevenção no intuito de realizar um acompanhamento mais próximo;
  • Passar a avaliar a melhor escolha de plano de saúde para ela, considerando a cobertura de médicos especialistas e uma rede referência no tratamento da doença, caso um dia precise recorrer a ele;
  • Avaliar com seu médico de confiança possibilidades de prevenção válidas para o seu caso. Por exemplo: se lembra que há alguns anos a atriz Angelina Jolie retirou as mamas em função de uma alta taxa de predisposição a desenvolver câncer de mama? Isso foi possível em função de ela conhecer seus dados biológicos.

O mesmo vale para infinitas outras possibilidades como cânceres de ovário, próstata, colorretal, de pele melanoma e endométrio, além de doenças, como triglicerídeos altos, colesterol alto e doença de Wilson. E essas são exatamente as nove predisposições medidas hoje pelo teste genético mais barato e mais avançado oferecido no Brasil: o meuDNA Saúde. À venda pelo site meudna.com por R$1.199, o usuário recebe em sua casa tudo o que precisa para fazer, por conta própria, a coleta do DNA pela saliva, com o cotonete apropriado. Após essas etapas, ele envia o kit ao laboratório por Correio. Em cerca de seis semanas, recebe o e-mail para acessar os resultados.

No laboratório nacional especializado em Sequenciamento de Nova Geração (NGS), o DNA é analisado através da tecnologia de Exoma, que faz um sequenciamento completo dos genes. Por meio de inteligência artificial e bioinformática, as informações são comparadas com tudo o que já existe nos bancos de dados genéticos, para identificar as variações genéticas que podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças. No caso do Câncer de Mama e Ovário, por exemplo, o meuDNA Saúde analisa todas as 15 mil letras dos genes BRCA1 e BRCA2, para identificar eventuais alterações genéticas associadas à doença. Para se ter uma ideia, testes de laboratórios concorrentes identificam apenas um grupo reduzido de variantes genéticas, em geral entre 3 e 15.

E para quem quiser agregar a essa experiência uma pitada de história, a empresa oferece ainda o meuDNA Premium que com a mesma amostra de saliva, além do relatório de saúde, entrega também um compilado sobre as suas origens genéticas. São consideradas 88 populações ao redor do mundo. É uma possibilidade do usuário experienciar a jornada do seu DNA, até oito gerações atrás, o equivalente aos bisavós dos tataravós. Os resultados também vêm acompanhados de informações sobre a história e cultura de cada povo.

“Com o acesso às informações genéticas, o usuário tem a oportunidade de fazer escolhas melhores para sua saúde e também pode incentivar os familiares a conhecerem o próprio risco”, comenta o executivo.