Inovação sem complicação

Head de inovação da Jaguar-Land Rover, o brasileiro Igor Mazaki, ministra workshop sobre o assunto na Casa LIDE Paraná

Igor Mazaki, head de inovação da Jaguar-Land Rover, participou na última quinta-feira (8) do workshop “Inovação sem complicação”, promovido pelo LIDE Paraná, para falar sobre como inovar de forma estratégica e alavancar resultados. Durante o evento, o especialista desmistificou o conceito comum de inovação, mostrando que a inovação não é um privilégio de grandes corporações, mas sim uma ferramenta acessível a qualquer empresa que busca se destacar no mercado.

À frente da maior fabricante de automóveis do Reino Unido, Mazaki, que é brasileiro, desenvolveu um método que auxilia na implementação de inovação de maneira eficiente, prática e disruptiva. Segundo ele, a inovação não é uma fórmula fixa; é um processo que deve ser adaptado ao contexto específico de cada empresa. Baseado em Londres, o executivo veio ao Brasil para lançar seu livro “Inovação sem complicação”, um guia prático que aborda o tema de forma acessível e aplicável para diferentes contextos empresariais.

Segundo Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, “o termo ‘inovação’ frequentemente evoca imagens de grandes investimentos, revoluções tecnológicas e ideias extraordinárias. No entanto, o Igor nos apresentou uma perspectiva alternativa: inovação é, na verdade, uma cultura que pode ser cultivada em qualquer contexto, independentemente do porte da empresa ou do ramo em que atua”, ressaltou.

Igor trouxe um método prático e simples para implementar uma cultura criativa em qualquer organização. “As pessoas são diferentes, as empresas são diferentes, a cultura é diferente. Por isso, para implementar inovação em um negócio é necessário compreender os processos e, principalmente, qual a estratégia para o futuro, porque é por meio da inovação que se alcança os objetivos”, explica Mazaki.

Outro ponto destacado foi a experimentação constante e a tolerância ao erro como peças fundamentais para fomentar a inovação e impulsionar o crescimento dentro da cultura empresarial. De acordo com ele, os funcionários precisam estar confortáveis para dar ideias e pensar fora da caixa, sem medo de errar. E os gestores devem incentivar essas ações proporcionando um ambiente seguro e fértil, com espaço para a diversidade e a tomada de riscos calculados.

Livro

O livro propõe um método acessível e eficaz para cultivar uma cultura de criatividade nas organizações, combatendo a noção de que a inovação é um processo complicado e custoso. Apresentado como um guia prático para líderes e profissionais que querem revitalizar a cultura corporativa, Mazaki detalha o seu “método T”, fruto de sua experiência no mundo corporativo. Após um workshop sobre o tema, Igor autografou exemplares, proporcionando um momento de interação e aprendizado para os participantes.

Igor Mazaki

Igor Mazaki, com formação em Economia e MBAs pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, além de um mestrado pela Universidade de Paris I: Panthéon-Sorbonne, é o atual head global de Inovação da Jaguar-Land Rover. Ele também gerencia a InMotion Ventures, um fundo de investimento em startups do grupo. Igor foi essencial no estabelecimento dos hubs de inovação da Jaguar-Land Rover ao redor do mundo e liderou todas as iniciativas de inovação aberta da empresa.

Antes disso, ocupou o cargo de diretor de projeto no Software République, do Grupo Renault, onde liderou o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico para soluções inovadoras de mobilidade. Adicionalmente, atuou como CFO e chief of staff na Alliance Ventures, um fundo de investimento da Aliança Nissan-Renault-Mitsubishi.

foto: Rubens Nemitz Jr

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.