Inovação e comportamento: estudo aponta método que acelera quatro vezes a inovação nas empresas

Turismo em alta no Japão abre espaço para experiências exclusivas e menos conhecidas
6 de novembro de 2023
Natal do Tivoli Ecoresort Praia do Forte terá visita do Papai Noel e show em homenagem à Rita Lee
7 de novembro de 2023

Criado pela Troposlab, a metodologia aumenta o desejo de empreender dos participantes em 72%. 88% afirmam se sentir mais preparados para o desafio

Embora seja óbvia a relação entre inovação e pessoas, nem sempre está claro para as empresas como direcionar seus esforços para o desenvolvimento comportamental dos times em uma empresa. Um experimento científico conduzido por Marina Mendonça, Diretora de Operações da Troposlab, indicou que negligenciar esse tema pode retardar os resultados em inovação. Apresentado no evento Mês da Inovação em outubro, em São Paulo, o estudo inédito revela um método que acelera quatro vezes o desenvolvimento de times para a inovação nas empresas.

A análise foi realizada pela Troposlab, consultoria que une inovação, tecnologias digitais e desenvolvimento do comportamento humano para acelerar e transformar negócios. Durante seis meses, Método de Aceleração Comportamental da consultoria foi aplicado em uma instituição que faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde) e foram monitorados 52 participantes distribuídos em 12 projetos intraempreendedores, ou seja, naqueles nos quais os funcionários buscam oportunidades de solução de problemas para empreender e inovar dentro da própria empresa.

Criado a partir de mais de 7 mil dados de comportamento coletados durante 8 anos, Marina explica que “todos os desafios comportamentais que as pessoas podem apresentar em cada fase do processo de inovação foram mapeados pelo método”. Ele consiste em trabalhar uma habilidade de pessoas – planejamento, comportamento, persistência, busca de oportunidade, monitoramento, criação inovadora, coragem para riscos, persistência, rede, desejo por aprender e autoconfiança – em cada uma das tradicionais etapas de um negócio, passando por planejamento, análise de dados, validação da solução, realização de MVP, busca por clientes, análise de resultados, pitch e apresentação.

O estudo constatou que a metodologia em questão realmente muda o comportamento das pessoas. Entre os participantes, 72% alegam que o desejo de empreender aumentou, 88% se sentem mais preparados para empreender e 100% recomenda a experiência aos colegas. Quando esses resultados são comparados com processos similares, a análise identificou que o método da Troposlab precisa de quatro vezes menos tempo e consequentemente quatro vezes menos recursos para transformar no mesmo nível o comportamento de inovação. “A pessoa que chega no programa de aceleração é diferente da pessoa que sai. Elas desenvolvem justamente aspectos que fazem com que as pessoas enfrentem os desafios de inovar e empreender”, destaca Marina.

A diretora de operações destaca ainda que comportamento é a variável mais complexa dentro de uma organização e que investir no desenvolvimento comportamental dos times trata-se de uma condição para que os resultados de inovação sejam alcançados. “Se não tivermos pessoas se comportando para gerar inovação, nenhum recurso investido é suficiente para alcançar resultados através da inovação. Por outro lado, se tivermos pessoas inovando de maneira sistemática, teremos qualquer inovação que queremos”, garante Mendonça.

A edição do Mês da Inovação em São Paulo é uma correalização entre a consultoria empresarial de inovação Troposlab e o hub Learning Village. O evento faz parte de uma série de painéis e palestras em hubs que tem acontecido em todo o Brasil e já passou por Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN). Outros nomes relevantes do mercado de tecnologia e inovação também participam do Mês da Inovação, como Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta; Reinaldo Sima, Diretor de Tecnologia, Transformação Digital e Inovação da MRV Engenharia e Guilherme Ximenes, CTO do Inter.

Sobre a Troposlab

A Troposlab é uma empresa especializada em inovação que desenha programas personalizados de transformação cultural, jornada de desenvolvimento do comportamento empreendedor, interação com startups e intraempreendedorismo para médias e grandes empresas e instituições de diversos setores. Focada nas necessidades do ecossistema empreendedor e em gerar conhecimento, é pioneira no Brasil em promover inovação nas empresas a partir de seus próprios colaboradores. São mais de 800 projetos intraempreendedores desenvolvidos, além de quase 1.600 startups aceleradas em iniciativas de open innovation desde a sua fundação, em 2012. Mais informações em: https://troposlab.com/

foto: divulgação