Iniciativas baseadas em visão disruptiva pretendem ajudar a sanar a crise hídrica e energética no Brasil

Museu Índia Vanuíre participa da 15ª Primavera dos Museus
20 de setembro de 2021
Bioengenheiro de Curitiba propõe ao público da CASACOR 2021 um novo olhar para as moradias de idosos
20 de setembro de 2021

Hoje nos deparamos no Brasil com reservas de água cada vez mais escassas, com a energia elétrica cada vez mais cara e com o risco de racionamento

Importante salientar que esses dois insumos são essenciais para a vida humana, por isso, a crise hídrica e elétrica não pode ser banalizada. Precisam-se urgentemente de soluções para que não desapareçam e que seus custos sejam suportados pelos brasileiros.

Na contramão deste cenário, durante a crise sanitária vivenciada em 2020/2021, um dos setores que apresentou maior crescimento foi da construção civil. Os novos empreendimentos espalhados de norte a sul do país, além de atender os anseios dos consumidores em ambientes mais amplos, confortáveis também seguem a tendencia de uma obra sustentável. As premissas praticidade, economia e conforto estão presentes nos novos empreendimentos.

Segundo a arquiteta Nelma Magalhães Maroja, pós-graduada em Conforto Ambiental e Conservação de Energia, o projeto arquitetônico é o início da materialização de um sonho de qualquer construção e para o Arquiteto, o compromisso com a Sustentabilidade e o Uso Racional da Energia deve ser o foco principal. “No desenvolvimento de um projeto devemos destacar algumas questões importantes como: correta adequação climática do projeto, escolha de materiais eficientes, adequação as normas pertinentes ao conforto ambiental, uso de recursos naturais, vida útil dos materiais, reuso de água, preocupação com a geração de resíduos e a destinação dos mesmos, entre outros”, exemplifica.

“Enquanto profissionais, somos responsáveis pelas mudanças na percepção do cliente e da sociedade quanto ao entendimento e o uso de boas práticas sustentáveis no dia a dia de cada aspecto relevante da eficiência energética, buscando sempre o equilíbrio com o meio ambiente, custos operacionais e a sociedade”, enfatiza a arquiteta.

As crises hídricas e, consequentemente, as do setor energético, são constantes no Brasil. Segundo a arquiteta Thatiana Guimarães especialista em Gestão de Cidades e Sustentabilidade, possuímos incríveis projetos energéticos que podem nos tornar autossuficientes, mas precisamos encontrar pontos convergentes como por exemplo: a integração de critérios de eficiência energética através da legislação, levando em consideração o usuário e suas necessidades ; o desenvolvimento de métodos, processos e instrumentos novos ou adaptados para o planejamento, a implementação e o monitoramento do uso da energia, através da tecnologia, assim como o fortalecimento da base de conhecimentos e disponibilização de informações.

O setor da Construção Civil vem se adaptando a essa nova realidade do país, buscando conhecimentos de tecnologias sustentáveis em projetos e utilização de produtos que minimizem o impacto. “Ainda é pouco, diante dos grandes desafios que estão por vir, mas estamos atentos e comprometidos com essas mudanças”, afirma Thatiana.

O uso de monitoramentos energéticos em projetos arquitetônicos, residenciais ou empresariais, é uma das principais ferramentas para o uso racional da energia e sua importância vai além de uma saída educacional. “Acreditamos que o Monitoramento é de fato uma solução tecnológica que auxilia na tomada de decisão estratégica quanto a análise de dados que visem à redução de custos operacionais relacionados ao consumo de energia, buscando também padrões ideais de Conforto Térmico e lumínico”, ressalta Nelma.

O monitoramento energético é uma das formas para entender melhor as necessidades daquele local – seja empresa ou residência. O usuário passa a receber, por meio de um aplicativo, um relatório do gasto por equipamento, podendo a partir de então, planejar e usar a energia com responsabilidade. O uso correto da energia elétrica, ou seja, de forma inteligente e eficiente, além do seu tratamento e controle podem influenciar num melhor aproveitamento das instalações comerciais e industriais, nos equipamentos elétricos e com o controle do consumo, consequentemente no aumento da produtividade. Uma das soluções disponíveis no mercado vem da startup Energia das Coisas (EdC), spin-off da HomeCarbon Energy Solutions. O EdC vem sendo desenvolvido desde 2017, quando o sistema de monitoramento foi instalado em fase de pré-testes em mais de 50 usuários distribuídos em 06 concessionárias pelas cinco regiões do país.

“É uma ferramenta que possibilita o engajamento do consumidor, pois a cada ato que o usuário faz, como por exemplo ligar o ar-condicionado, o monitor acusa esse aumento de carga. Essa resposta rápida que o equipamento proporciona permite o envolvimento e o entendimento que os impactos que isso causa, gerando assim o consumo consciente e o menor desperdício de energia elétrica”, explica Rodrigo Lagreca, CEO da Energia das Coisas.

“O EdC é um produto que atende as necessidades de Monitoramento em tempo real e vem ao encontro do que projetamos para nosso negócio que é a Consultoria em Eficiência Energética e de Sustentabilidade em projetos, onde através dos dados coletados poderemos analisar e definir junto com o cliente, soluções para atingir padrões ideais de consumo energético, assim como o uso racional dela. Seja em edificações de uso residencial ou empresarial, o objetivo é o mesmo: a redução dos custos operacionais no uso energético das edificações”, completa Nelma.

“Precisaremos, a partir de agora, estabelecer novos padrões e principalmente passar a gerir e controlar o consumo de energia, algo que já é prioritário nas grandes empresas do país e que deverá assumir um papel importante nas pequenas e médias empresas”, afirma Rodrigo.

Rodrigo também enfatiza que, mesmo antes de adotar qualquer mudança na empresa, no intuito de reduzir a conta de luz, o empresário deve conhecer minuciosamente seu gasto e como é o uso da energia dentro da sua empresa. “A população e o mercado precisam entender que, a energia, antes vista como intangível e invisível, passa a ser agora visualizada, rastreada e controlada. A conta de luz irá aumentar e junto com ela os custos das empresas, ameaçando a competitividade no mercado”, pontua.“. “Há caminhos para mitigar esses riscos e quem primeiro se movimentar, terá vantagem nessa disputa”, finaliza.

 

Pexels