Indústria pet cria mais de 1,5 mil receitas saudáveis para cães e gatos

Dia Mundial da Obesidade – PR registra queda de 98% em cirurgias para obesidade realizadas pelo SUS
11 de outubro de 2021
Consultas e exames preventivos do câncer de mama diminuíram na pandemia
13 de outubro de 2021

Risoto árabe com quinoa, frango à mineira com quiabo, caçarola de carnes com legumes estão entre os alimentos naturais do Chef Bob

Cada vez mais os tutores estão preferindo dar uma alimentação mais natural para seus pets, muito fala-se em “dar comida de verdade” para cães e gatos, a fim de manter a saúde dos animais de estimação em dia e, consequentemente, prevenir possíveis doenças com a idade.

A projeção para 2021, é que o mercado pet brasileiro fature R$46,5 bilhões, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB). O pet food é um exemplo de segmento que cresce cada vez mais. Foi pensando neste potencial, que o Chef Bob, indústria pet nacional, já criou mais de 1,5 mil receitas saudáveis para cães e gatos, além disso, só no mês de julho, a empresa já realizou quase 4 mil entregas, em 46 cidades e sete estados diferentes.

Entre os destaques destas mais de 1,5 mil receitas, estão: risoto árabe com quinoa, frango à mineira com quiabo, caçarola de carnes com legumes, frango na moranga, entre outros.Snacks naturais também estão entre as opções como recompensas saudáveis para pets.

“Frangolicia, feito com farinha de arroz, peito de frango, ovo, óleo de coco, alecrim e tomilho, é um exemplo de petisco saudável. Indicamos dar os snacks ao pet antes, durante ou depois das refeições normais, porém, sem ultrapassar 10% da necessidade alimentar do pet”, explica o head comercial do Chef Bob, Jaime Goldenstein.

Alimentação natural é tendência?

Para Goldenstein, o assunto “alimentação natural” é uma volta às origens, afinal, as rações industrializadas, por exemplo, surgiram há cerca de 50 anos e ganharam força nos últimos 30 anos. Desta forma, o propósito de alimentação natural é fornecer aos pets a dieta em que seus ancestrais se alimentavam, que é rica em nutrientes e de alta qualidade.

“Tecnicamente, a alimentação natural é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e que são minimamente processados, ou seja, não passam por processos industriais como acontece com as rações. É uma alimentação equilibrada, que contém os níveis de nutrientes que o animal precisa para se manter saudável”, explica.

No Chef Bob, por exemplo, o único tipo de processamento que os alimentos sofrem ocorre dentro da cozinha da empresa, com o cozimento e congelamento. “Um alimento altamente industrializado é a ração seca, que além de usar ingredientes pouco nobres, nenhum deles está em seu estado natural, consequentemente, há o uso de conservantes químicos. Desta forma, a alimentação natural ou “AN” tem melhor absorção, hidratação e menos reações adversas que uma ração, por exemplo”, conta o head de marketing do Chef Bob.

Como equilibrar a dieta do pet com a alimentação natural?

Goldenstein explica que a necessidade nutricional pode variar mais de acordo com a idade do pet, do que com o porte. “Um filhote de chihuahua, que é de porte pequeno por exemplo, na maioria das vezes, pode comer a mesma quantidade de proteína que um filhote de labrador. O que muda é a quantidade que cada um irá comer por dia. Já o mesmo chihuahua comerá diferente que um cachorro da mesma raça ou um labrador, ambos idosos, por exemplo”, comenta.

Os três principais benefícios encontrados na gama de refeições saudáveis são:

  • Ingredientes altamente nutritivos e de excelente qualidade;
  • Alimentação saudável é naturalmente úmida, o que auxilia na digestão e ajuda a minimizar possíveis problemas nos rins, muito comum nos pets;
  • Não possui: transgênicos, corante, conservante ou aditivo químico.

Em casos de problemas de saúde dos pets é possível produzir receitas, de acordo com a indicação do veterinário e/ou zootecnista. No momento que o cliente entra em contato, é encaminhado um checklist de perguntas que direciona o tipo de alimento ideal para o pet, além disso, se necessário, há uma veterinária disponível com formação nutricional, que pode tirar dúvidas em tempo real.

Sobre o Chef Bob

O Chef Bob é uma empresa especializada em alimentação natural para cães e gatos, com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Porto Alegre. Com o objetivo de difundir saúde e qualidade de vida aos animais, possui mais de 1,5 mil receitas saudáveis para cães e gatos. Saiba mais em: https://www.chefbob.com.br/