Iluminação garante o aproveitamento externo durante as noites de verão

Curitiba recebe evento com foco em empresários e gestores
5 de novembro de 2019
Casa nova em 60 dias: reforma transforma apartamento de 163 m²
6 de novembro de 2019

Repaginado a ornamentação de áreas de lazer, varandas, corredores, áreas de piscina e jardins para a estação mais quente do ano

Nas estações mais quentes, as pessoas aproveitam melhor os dias e as noites também podem reservar momentos agradáveis em família ou com amigos nas áreas externas da casa. Por isso, ainda dá tempo para se preocupar com a conservação e com a beleza desses espaços.

Quem tem um bom espaço gramado e ornamentado com algumas plantas já pode pensar num jogo de estofados de vime com mesa de centro ou em um conjunto de mesas e cadeiras de material resistente e até charmosos bancos de madeira com mesas laterais. Dependendo do local, a imaginação pode ir bem longe! Que tal criar um deck com espreguiçadeiras, colocar uma rede colorida na varanda ou incrementar a área da piscina com mesinhas e cadeiras confortáveis? Que delícia, não é? Só de imaginar dá vontade de descansar num desses cantinhos e aproveitar aquele solzinho gostoso do amanhecer ou ler um bom livro ao cair da noite.

Esses locais agradáveis se tornam, também, ambientes para uma boa conversa (que entre noite adentro), degustando alguns petiscos e um bom vinho com alguns amigos ou familiares. Por isso, não basta harmonizar os móveis e escolher poucos objetos na ornamentação, é preciso estudar uma iluminação que contribua com o bem-estar das pessoas e que ainda deixe tudo muito elegante.

 As luzes externas devem cumprir a função fundamental de iluminar um ambiente e ainda incrementar, criando efeitos especiais. “Para tanto, é necessário verificar o ambiente, saber qual o tipo de piso, qual a vegetação, e isso funciona mais ou menos como se estivéssemos pintando um quadro e destacando o que deve ser valorizado”, explica o designer Maurício D’Ávila, da Geo Luz&Cerâmica.

Não é uma tarefa fácil iluminar ambientes decorados em áreas externas, pois exige produtos específicos e não há muitas opções no mercado. É necessário garimpar e escolher peças que iluminem de acordo com a necessidade do projeto e ainda sejam algo a mais na decoração. Os abajures altos podem ser uma alternativa, pois são extremamente decorativos e funcionais. Um bom exemplo é o Abajur Cancun, da Geo Luz&Cerâmica. Essas luminárias trazem graça tanto em locais simples, apenas com mesa e cadeiras, como também em espaços mais sofisticados e elaborados, e há uma infinidade de opções no mercado.

Normalmente, em áreas externas a iluminação costuma ter também postes e balizadores. Para decorar, dependendo do local, podem ser usadas também luminárias de piso, como a Copacabana, e, se tiver cobertura, pendentes como o Gut, ambos com design de Maurício D’Ávila. E como essas luminárias estarão expostas às intempéries do tempo, é fundamental comprar aquelas que possuem materiais resistentes e elegantes ao mesmo tempo, como as de cerâmica, alumínio, aço inox ou cobre.