Hotel das Cataratas une arte e natureza em celebração ao Dia da Onça

Escritório Memola Estúdio e o arquiteto Vitor Penha assinam apartamento em São Paulo
14 de novembro de 2022
Banheiro no estilo praiano
16 de novembro de 2022

O Hotel das Cataratas é o único empreendimento hoteleiro localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Morada das Cataratas do Iguaçu e formado por 185 mil hectares de reserva florestal, o Parque Nacional é habitat de centenas de espécies da fauna e da flora brasileiras.

Sob a administração do grupo Belmond desde 2007, o Hotel das Cataratas é personagem importante na inserção de Foz do Iguaçu na pauta do turismo nacional e internacional, promovendo a imagem do destino nos principais mercados mundo afora. Além da responsabilidade e dedicação com hóspedes e visitantes, o hotel contribui ativamente com a preservação ambiental local, especialmente no que diz respeito a proteção aos animais nativos da região. Desde a chegada do grupo Belmond, 9 milhões de reais foram investidos no Parque Nacional do Iguaçu, sendo parte dessa verba dedicada ao projeto Onças do Iguaçu.

Todos os anos, o Dia Internacional da Onça Pintada é comemorado no dia 29 de novembro. Na data e nos dias que antecedem a comemoração, o Hotel das Cataratas trabalha em ações que buscam reforçar a importância da iniciativa e arrecadar verbas para o projeto. Neste ano, a programação será ainda mais especial. O hotel vai receber a artista Heloisa Hariadne, considerada um dos nomes promissores da cena artística contemporânea. A artista busca inspiração a partir do estudo minucioso de escuta e entendimento do próprio corpo e dos elementos da natureza.

Ao longo de uma semana, Heloisa estará no Hotel das Cataratas com a missão de criar uma arte inédita e exclusiva para a icônica Kombi rosa localizada no jardim em frente ao hotel, que ganhará novo visual inspirado na natureza exuberante da região e, principalmente, na beleza das onças pintadas. “Me sinto muito lisonjeada com este convite. Acho que arte e natureza estão diretamente ligadas e o tema da preservação ambiental e biodiversidade são importantíssimos. Espero poder ajudar a trazer ainda mais incentivos para esse projeto tão bacana”, revela Heloisa.

Durante o período, além da programação especial com a artista, o hotel terá em sua agenda uma série de ações com o propósito de imergir ainda mais os hóspedes e convidados no tema levantado pela causa, a começar pela Exposição na Magic Tree, que reunirá no jardim do hotel imagens incríveis do Onças do Iguaçu, a fim de representar a harmonia e o equilíbrio entre homem e natureza.

Uma oportunidade única é a Experiência Onças do Iguaçu, tour que acontece uma vez por ano e consiste em uma caminhada em meio a mata, guiada por Yara Barros, coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento e visualizar algumas imagens capturadas pelas armadilhas fotográficas, além de auxiliarem na coleta de amostras das pegadas dos animais que encontrarem durante o trajeto usando a mesma técnica dos pesquisadores em campo. Parte do valor da experiência é repassado ao projeto.

No mesmo dia, o hotel contará com a presença da coordenadora e sua equipe na Magic Tree para o Bate-papo de Onça, uma conversa descontraída sobre a espécie considerada símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade pelo Ministério do Meio Ambiente. “Nossa grande missão é a conservação da onça pintada no Parque Nacional do Iguaçu, uma população quase extinta na década de 90, com apenas 9 a 11 indivíduos, e hoje já são cerca de 24 onças. Para que isso aconteça, precisamos de uma agenda contínua de ações que incentivem o projeto e de parceiros que comprem a nossa causa”, afirma Yara Barros.

Os hóspedes também poderão contribuir de outras maneiras. Idealizada pelo chef de bares, Nacir Zandoná, a Caipirinha Onça Pintada é um dos drinques exclusivos do hotel e tem 100% do seu valor revertido para o projeto. A bebida leva cachaça orgânica, tangerina, açúcar e, para finalizar, o maracujá, que faz uma brincadeira lúdica com as pintas das onças. Outra forma de contribuição é através da aquisição do mascote Avati (“ser encantado” na língua Tupi Guarani), uma onça de pelúcia idealizada em homenagem ao projeto, disponível na Signature Boutique, localizada dentro do hotel.

A arte da Kombi será oficialmente lançada no Dia da Onça, 29 de novembro. A partir dessa data, hóspedes e visitantes poderão contemplar de perto toda a beleza da peça, além de aprender um pouco mais sobre o projeto Onças do Iguaçu e sobre as espécies que habitam a região. Em seguida, a Kombi será movida para o Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficará exposta por 3 dias, levando beleza e conhecimento para ainda mais gente.

Sobre o projeto Onças do Iguaçu

O projeto Onças do Iguaçu é fruto de uma parceria inédita entre o Parque Nacional do Iguaçu, o Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais (CENAP/ICMBio) e o Hotel das Cataratas. O projeto tem como objetivo avaliar a situação da população de onças pintadas e pumas na região do parque e identificar as principais ameaças. Está prevista a implementação de medidas que garantam a sobrevivência das duas espécies ao longo do Corredor da Biodiversidade do Alto Rio Paraná, além de contribuir para ações de manejo e gestão do parque nacional.

Crédito: Projeto Onças do Iguaçu

Sobre a Belmond

A Belmond é pioneira em turismo excepcional de luxo há mais de 46 anos, construindo durante esse tempo uma paixão por viagens autênticas e um portfólio único de experiências exclusivas em alguns dos destinos mais inspiradores do mundo.

Desde a aquisição do icônico Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond continua a perpetuar a lendária arte de viajar, levando os viajantes mais exigentes em jornadas de tirar o fôlego. Seu portfólio se estende por 24 países e 50 propriedades notáveis, que incluem o ilustre trem Venice Simplon-Orient-Express, retiros em praias remotas como o Cap Juluca em Anguilla, refúgios italianos como o Splendido em Portofino ou incomparáveis portas de entrada para maravilhas da natureza como o Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. De trens a barcos, safaris a hotéis, cada propriedade oferece uma experiência única e sua própria história para contar. A essência da marca Belmond está na sua herança e habilidade de proporcionar um serviço genuíno e autêntico. A Belmond se vê como guardiã do patrimônio atemporal, dedicada a preservar seus ativos por meio de planos de restauração sensíveis e contínuos. A Belmond faz parte do grupo de luxo líder mundial LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.