Historiador Renê Wagner Ramos lança livro sobre o governo de Bento Munhoz da Rocha na Biblioteca Pública

Inteligência Artificial vai possibilitar churrasco perfeito por controle remoto
6 de junho de 2022
Dia Nacional do teste do pezinho, 06 de junho, especialista revela o que é esperado do exame no futuro
6 de junho de 2022

O professor e historiador Renê Wagner Ramos lança nesta segunda-feira (6), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, o livro O Paraná Moderno de Bento Munhoz da Rocha — Ações para Implantação de Novo Modelo Agrário (1951-1955)

Realizado com o apoio da Fundação Araucária e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Paraná, o evento inclui uma palestra com o autor, a partir das 18h. A entrada é gratuita.

A obra analisa o período em que o engenheiro e professor Bento Munhoz da Rocha Netto (1905-1973) governou o Paraná, com foco na introdução de um novo projeto agrário — que teve como base as colônias agroindustriais e o cooperativismo e fez o estado investir em infraestrutura de energia, transportes, educação e saúde. “O livro apresenta como foi implantado o modelo de agroindustrialização do campo paranaense. Foi o início do que anos mais tarde recebeu o nome de agronegócio”, resume o autor.

Doutor e mestre em História, Renê Wagner Ramos é professor de História e Geografia Efetivo da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) e assessor na Coordenação de Ensino Superior da Seti. Foi coordenador do Sistema de Museus do Paraná (2019-2020), conselheiro estadual da Cultura (2015-2017) e coordenador de estudos e pesquisas da Seed (2011-2014). Publicou, entre outros livros, Cem Anos da Missão Capuchinha no Paraná e Santa Catarina (com Jacira Aparecida de Campos Ramos) e O Impacto da Construção da Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga na Região do Médio Iguaçu.

Serviço

Evento de lançamento do livro O Paraná Moderno de Bento Munhoz da Rocha — Ações para Implantação de Novo Modelo Agrário (1951-1955), de Renê Wagner Ramos

Dia 6 de junho, às 18h, no auditório da BPP

Entrada gratuita