História de ícone da publicidade audiovisual brasileira é resgatada em livro biográfico

Inversa Store lança linha de camisetas inspiradas na Copa assinadas por Chrys Kishida
17 de outubro de 2022
Dentistas criam facetas de porcelana em até três dias com tecnologia 3D
17 de outubro de 2022

Obra acompanha a evolução na carreira de Wellington Amaral Jr. e reflete as transformações do mercado publicitário desde a década de 1970

Com algumas caixas de sapatos, uma lâmpada, uma lupa quebrada e muita fita adesiva, Wellington Amaral Jr. construiu um projetor de filmes, aos 8 anos. Foi o prenúncio de sua paixão pela arte.

É assim que Memórias de um Cineasta Publicitário, lançamento da Matrix Editora, revela os primeiros passos da trajetória de um dos maiores ícones da publicidade audiovisual brasileira. O diretor e produtor acumula cerca de 3 mil comerciais no currículo e prêmios de prestígio internacional.

O livro, escrito em primeira pessoa, reconta os episódios que conduziram Wellington à carreira de publicitário e a obter, em 1971, seu primeiro emprego como estagiário de atendimento na McCann Erickson, maior agência de propaganda brasileira e mundial na época.

Foi lá que descobriu o caminho do cinema publicitário, fazendo escola com criadores do calibre de Percival Caropreso, Paulo Almeida, Armando Moura, Cláudio Oliveira, Hector Tortolano, Deilon Gomes de Lima, Sérgio Lima, Gilce Velasco e muitos outros, que o acompanhariam na carreira por décadas.

De forma aberta e bem-humorada, o publicitário narra impasses profissionais e sua constante busca pela inovação. O leitor acompanha sua passagem por grandes agências como MPM e ALMAP até a criação de sua própria produtora de filmes, a 5.6. Os bastidores de trabalhos desenvolvidos para marcas importantes como General Motors, Johnson & Johnson, Coca-Cola, Unilever, Procter & Gamble e Nestlé, também são destaque nas páginas da obra.

“Para fazer um bom filme, existem alguns pré-requisitos, há um tripé que tem que ser considerado: ideia, prazo, verba” … “O ideal é que o tripé seja completo, com as três pernas solidamente posicionadas, mas como essa é uma rara circunstância, é preciso poder contar com ao menos duas delas para que o resultado do job seja minimamente aceitável.” (Memórias de um Cineasta Publicitário, pg.177)

Em uma verdadeira viagem no tempo, Memórias de um Cineasta Publicitário oferece uma visão íntima e sincera do que se passa por trás das grandes produções. O livro e a vida de Wellington Amaral Jr. são fonte de inspiração e conhecimento para estudantes, profissionais da área e curiosos que desejam mergulhar no universo das produtoras de comerciais e filmes publicitários.

Ficha técnica

Título: Memórias de um cineasta publicitário 
Autor
Wellington Amaral Jr.
Editora
: Matrix Editora
ISBN
978-65-5616-262-1
Tamanho16 x 23 cm 
Páginas: 400
PreçoR$ 92,00
Onde encontrarMatrix Editora eAmazon

Sobre o autor 

Publicitário e cineasta por formação, Wellington Amaral Jr. é reconhecido no mercado pelo seu espírito empreendedor e multidisciplinar. Com 18 anos iniciou sua carreira na McCann Erickson na área de atendimento, atuando posteriormente como produtor de rádio e televisão e assistente de direção. Depois de adquirir experiência em produtoras de áudio e vídeo, no Brasil e nos Estados Unidos, assumiu a direção do departamento de Rádio e TV da MPM São Paulo e Rio, onde acumulou o cargo de Diretor Associado de Criação, mesmas funções ocupadas futuramente na ALMAP em São Paulo. Em 1983, fundou a 5.6 Produções, que veio a ser a maior produtora de comerciais do Brasil. Com cerca de 3 mil comerciais em seu currículo de diretor e produtor, conquistou os maiores prêmios da publicidade mundial, Leão de Ouro em Cannes, Clio, Profissional do ano (Globo), Profissional do ano (Caboré), entre outros. Casado com a artista plástica Leslie Amaral, atualmente ocupa-se criando e se divertindo aos teclados de seu computador e de seu piano, dividindo seu tempo entre São Paulo e Paraty onde acumula a função de comandante de sua escuna, Prima Donna.

Redes sociais do autor

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 900 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.