Hidrogênio verde é chance para Brasil protagonizar energia limpa no mundo

Copa do Mundo: 4 dicas de decoração para assistir aos jogos com os amigos
23 de novembro de 2022
Grão de Gente investe em mais uma licença e fecha parceria com Patati Patatá
23 de novembro de 2022

Fabricantes de equipamentos para sistemas energéticos locais nacionalizam novas tecnologias para expandir vendas

As discussões levantadas pela última reunião do clima internacional, a COP27, mostram a urgência de soluções factíveis para a sustentabilidade do planeta por parte da indústria. E o Brasil tem potencial para assumir liderança na necessária transição energética renovável, devido aos bons números de sua matriz: quase 47% de toda a energia e 85% da energia elétrica disponível vêm de fontes renováveis, o que representa o triplo da média dos demais países.

Mas é preciso avançar e nacionalizar tecnologias novas, como é o caso do hidrogênio verde (H2V) – inclusive para cravar o país como exportador nesse campo. As fontes possíveis para gerar o hidrogêncio verde incluem a energia solar, eólica, biomassa, biogás e etanol.

Para arregaçar as mangas e fazer sua parte nesse ciclo, o grupo multinacional GEMÜ, fabricante de válvulas e sistemas de medição e controle, vem pesquisando novas tecnologias para nacionalização no Brasil. No mundo todo, os objetivos de sustentabilidade do grupo incluem a redução do CO2 e desenvolvimento de válvulas cada vez mais eficientes, que impeçam vazamentos e perdas.

A começar nas próprias unidades fabris da GEMÜ no mundo. “Alguns dos investimentos da empresa nesse sentido foram a construção de instalações fotovoltaicas e solares, com isolamento térmico eficiente, aproveitamento do calor residual e a utilização de veículos elétricos para o trânsito entre unidades”, explica o diretor da divisão industrial do Grupo GEMÜ, Joachim Brien.

Seja em qual sistema gerador de energia for, é preciso que os equipamentos tenham manutenção constante e sejam projetados para trabalhar sem interrupções, com alta eficiência e zero perdas.

“Por meio de muita pesquisa, hoje temos válvulas com sistemas que respondem à necessidade de sustentabilidade do planeta, seja para uso do gás natural, hidrogênio verde ou outra fonte sustentável”, exemplifica o executivo.

Na crise energética vivida pela Alemanha, na esteira da guerra da Ucrânia, a urgências por fontes alternativas de energia ficou mais clara do que nunca – e a expectativa é que as metas acordadas entre países sejam buscadas com muito vigor, mas a parceria com a indústria é fundamental.

No caso da GEMÜ, além da pesquisa constante, é feita a customização de soluções nas empresas clientes, de forma a otimizar a performance dos equipamentos e garantir eficiência.

Sobre a GEMÜ – A filial da multinacional alemã criada por Fritz Müller na década de 1960 disponibiliza ao mercado brasileiro válvulas de extrema eficiência e qualidade. A planta situada em São José dos Pinhais (PR), que conta com 100 colaboradores e soma mais de 40 anos no Brasil, produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, mineração e fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a GEMÜ é líder mundial e vende para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação. Mais informações: https://www.gemu-group.com/pt_BR/