Henrique Meirelles faz diagnóstico do Cenário Econômico Brasileiro durante evento do Lide Paraná

Pisos marcantes
21 de maio de 2018
Atividade física é um meio para sair das limitações e chegar nas potencialidades
21 de maio de 2018

Ex-ministro da Fazenda faz análise positiva em relação à perspectiva econômica brasileira

LIDE Paraná recebeu  o executivo da área financeira e ex-ministro da Fazenda do Brasil, Henrique Meirelles. O tema do encontro, que reuniu diretores e líderes das principais empresas paranaenses, foi o Cenário Econômico de 2018. Para Meirelles, que é também, neste ano, pré-candidato à Presidência, as perspectivas econômicas para o País são positivas, mas também vão depender do desempenho do governo eleito.

Meirelles apresentou aos empresários e líderes dados sobre alguns setores fundamentais para o crescimento econômico e que estão manifestando sinais de recuperação. Um dos principais motores da economia é o nível de confiança e, segundo o executivo, apresenta crescimento. “O nível de confiança está sendo refletido pelo nível de investimentos de empresários, que têm comprado mais equipamentos e máquinas. Outra questão são os investimentos que as famílias têm feito em bens duráveis. Ambos estão confiantes, o que mostra claramente o ritmo de crescimento da economia”, afirma.

Em relação ao desemprego, Meirelles afirma que também houve recuperação. No início de 2015, haviam 92,5 milhões de pessoas ocupadas em postos de trabalho. Durante a crise econômica, cerca de 3 milhões perderem esses postos. E, em um ritmo de recuperação, já foram criados novamente cerca de 2 milhões de novos empregos, chegando ao número de 91,5 milhões de empregados. “A expectativa é que tenhamos, em 2018, mais 2,5 milhões de empregos criados. Se continuarmos com a presente política econômica, essa é a tendência”.

Sobre a inflação de 2,5% em 2017, Meirelles afirma que foi a menor em 20 anos no Brasil. “Essa inflação só não caiu mais por causa da subida do preço petróleo internacional e, consequentemente, a alta do preço da gasolina e do gás. Agora, se tirarmos o preço da gasolina e do gás e de outros preços administrados – como a eletricidade, a inflação dos chamados preços livres é menor que 2%, a mais baixa da história”. Para ele, a inflação foi fortemente controlada no Brasil.

“Tudo isso é resultado da agenda de reformas. O Brasil está avançando e é muito importante qualidade de gestão e políticas públicas adequadas. E, de fato, também compete a todos nós fazermos a nossa parte, evitando que o Brasil volte atrás com políticas populistas, crise e atrasos”, conclui.

Para o presidente do LIDE Paraná, Fabrício de Macedo, debater pautas como essas com empresários é de extrema importância. “Seguimos com a nossa agenda focada em temas que influenciam diretamente a vida de cada cidadão e empresário brasileiro. Discutir a situação atual e os rumos econômicos, com alguém que conhece tão bem esse setor, como Henrique Meirelles, e que nos apresenta cenários positivos, nos estimula ainda mais ao crescimento e desenvolvimento ”, afirma.

Sobre Henrique Meirelles

Henrique Meirelles é executivo da área financeira com sólida carreira internacional e ex-Ministro da Fazenda do Brasil. Considerado uma das figuras mais respeitadas do ambiente financeiro brasileiro internacional, foi presidente internacional do BankBoston (principal executivo) e presidente do Banco Central do Brasil, cargo que ocupou de 2003 a 2011. Foi Chairman do Lazard Americas, banco de investimento sediado em Nova York, senior advisor da Kolberg, Kravis and Roberts, uma empresa global de investimentos, membro do Conselho da Lloyd’s of London, empresa global de seguros, membro do conselho consultivo da J&F Investimentos, membro do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, entre outros.

Um pouco sobre o LIDE

O Lide – Grupo de Líderes Empresariais é, atualmente, presidido por Luiz Fernando Furlan (chairman do LIDE e presidente do LIDE Internacional) e por Roberto Giannetti da Fonseca (vice-chairman). O grupo conta com mais de 1.700 empresas filiadas. Tem matriz em São Paulo e unidades em diferentes estados brasileiros, além do Paraná. O grupo também está presente internacionalmente, em quatro continentes, nos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Marrocos, Moçambique, Portugal, Uruguai e Oriente Médio.

crédito foto:  Rubens Nemitz Jr