HCor promove palestra aberta ao público para a conscientização da doença de Parkinson

Diga sim na Flórida
11 de abril de 2018
Pets curitibanos ganham espaço exclusivo
12 de abril de 2018

Nesta quarta-feira (11/04), a partir das 14h, serão debatidos diversos temas como diagnóstico, os avanços do tratamento da doença, entre outros assuntos relacionados ao Parkinson

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas). Sua causa, apesar de não estar totalmente conhecida, é devido a um desgaste de regiões do cérebro responsáveis pela produção de dopamina, um importante neurotransmissor cerebral.

Em prol do Dia Mundial de Conscientização ao Parkinson, o HCor (Hospital do Coração), promove, nesta quarta-feira (11/04), a partir das 14h, uma palestra gratuita, aberta ao público, com o objetivo de conscientizar sobre a doença de Parkinson. Durante a programação, serão abordados temas como o diagnóstico e tratamento medicamentoso, indicação e técnica cirúrgica, futuros avanços do tratamento da doença de Parkinson e alimentação, fisioterapia, fonoterapia e exercícios mentais.

De acordo com o neurocirurgião do HCor (Hospital do Coração), Dr. Antônio de Salles, esta doença acontece, geralmente, em pessoas com idade acima dos 50 anos, mas pode acontecer de forma precoce em alguns casos e, para controlar os sintomas, são utilizados medicamentos, que ajudam a repor a dopamina, e outras substâncias necessárias para a estimulação nervosa e controle dos movimentos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença de Parkinson atinge cerca de 1% da população mundial, acima dos 65 anos. Por isso, já é a segunda doença neurodegenerativa mais frequente em todo o globo. “Só no Brasil, cerca de 400 mil pessoas são portadoras de Parkinson. Porém, embora tais números sejam preocupantes, informações sobre o problema em si e os métodos de tratamento disponíveis ainda são pouco conhecidos no país”, afirma a neurocirurgiã do HCor, Dra. Alessandra Gorgulho.

Apesar de ser degenerativo e de não ter cura, a doença de Parkinson possui alternativas de tratamento capazes de auxiliar os portadores da doença a retomar o controle de seus movimentos. Entre elas está o implante do chamado marca-passo cerebral. “Esta técnica é inovadora e tem obtido sucesso em conter o avanço dos sintomas da doença e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes que chegam a obter uma melhora de até 90% após a cirurgia, dependendo de seu estado de saúde”, revela o Dr. De Salles, responsável pela aplicação da técnica dentro do HCor.

Anote na agenda:

Dia Mundial de Conscientização ao Parkinson

Dia: 11/04 (quarta-feira)

Horário: das 14h às 18h

Local: HCor (Hospital do Coração)

Endereço: R. Desembargador Eliseu Guilherme, 130 – 1 andar (Paraíso)

Inscrições: apneri@hcor.com.br

crédito foto: Shutterstock