Harmonização com camarão: conheça os segredos!

Parque Vila Velha retoma as visitas escolares
23 de fevereiro de 2022
Dolps: label de moda festa promove descontos de até 50%
23 de fevereiro de 2022

O crustáceo é um dos queridinhos dos brasileiros. Saiba como uma harmonização correta com vinhos pode elevar o sabor dos pratos à base de camarão

Não há dúvidas que o camarão é um dos pratos preferidos do brasileiro. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão apontou que 120 mil toneladas da espécie vannamei seriam produzidas no País apenas em 2020.

Além do sabor marcante, a versatilidade no preparo é um dos destaques do pequeno crustáceo, que pode ser a estrela em pratos simples ou sofisticados.

Com tantas opções, uma dúvida pode surgir na mente dos apreciadores de vinhos: como harmonizar pratos à base de camarão com a bebida? Existe algum tipo de vinho que combina mais que os outros?

Neste artigo, vamos contar um pouco sobre a presença do camarão na gastronomia brasileira e mundial. Também traremos dicas para harmonizar vinhos com diferentes tipos de pratos à base de camarão. Confira!

Camarão na gastronomia: muita história e inúmeras possibilidades

O camarão é um crustáceo decápode e, junto com caranguejos, lagostas e siris, estima-se que existam mais de 15 mil espécies desta classe.

Existem camarões de diversos tamanhos, sendo que os menores normalmente possuem um sabor mais intenso e são indicados para massas, caldos e risotos.

Já os camarões mais graúdos, que têm um sabor ainda marcante, mas um pouco mais suave e adocicado, costumam ser servidos sozinhos, ou como parte de algum tipo de preparo em que ganhem mais evidência na composição do prato.

O alimento é apreciado de formas diferentes em todo o mundo, sendo muito popular em países como Tailândia, Brasil, China, Espanha e Japão. Há registros de consumo de camarão em todo o planeta desde a época da Grécia Antiga.

Na Roma Antiga, por exemplo, foram documentadas as primeiras receitas à base de camarão. Eles eram assados com temperos, moídos em bolinhos ou fritos com mel.

O camarão também fazia parte da dieta dos chineses por volta do século XIII, como relatou o explorador Marco Polo em suas expedições. De acordo com os registros históricos, a população chinesa consumia o crustáceo frito, com temperos como gengibre, cardamomo, pimenta e canela.

Muito antes da chegada dos portugueses às terras tupiniquins, o camarão também já fazia parte da alimentação dos indígenas no Brasil. Os registros de Pero Vaz de Caminha mostram que os crustáceos eram consumidos assados, temperados com pimenta e misturados a outros peixes e frutos do mar.

Toda essa diversidade cultural faz com que o crustáceo seja um dos mais apreciados do mundo, além de abrir um universo de possibilidades de combinações e preparos. Mas dá para harmonizar camarão com vinho?

Como harmonizar vinho com camarão?

Ao combinar um prato à base de camarão com o vinho correto, os sabores da bebida e da comida ficam ainda mais ricos e completos.

Mas é importante pensar em alguns fatores que farão a diferença na hora de degustar a preparação: gosto pessoal, modo de preparo, tempero e acidez do vinho.

Por isso, antes de comprar a garrafa de vinho para combinar com o camarão daquele jantar especial, leve os pontos a seguir em consideração:

  • Acidez do vinho

Característica que define o frescor e o sabor de cada vinho, imprimindo muita personalidade a cada rótulo. É importante que a acidez esteja equilibrada para que o vinho não pareça muito pesado no paladar.

  • Tipo de receita

A harmonização deve ser feita sempre pensando na receita escolhida. Veja quais são os ingredientes e temperos protagonistas da preparação e como a acidez de cada tipo de vinho influenciará naquele prato. Veja alguns exemplos a seguir.

Camarão ensopado ou com laticínios: se o preparo é ensopado ou conta com ingredientes como queijos, manteigas ou outros derivados do leite, uma boa combinação é um vinho leve e fresco como os elaborados com as uvas Chardonnay e Pinot Grigio.

Camarão com pimenta ou temperos agridoces: nestes tipos de prato, muitas vezes com forte influência asiática, é importante que a acidez do vinho ajude a equilibrar os sabores no paladar. Os vinhos elaborados com a uva Riesling são uma boa sugestão de harmonização para estas preparações.

Camarão assado ou salteado com ervas: a leveza de receitas que levam ervas pedem a suavidade de vinhos como um Sauvignon Blanc, que dará espaço para que as nuances do prato e do camarão brilhem no paladar.

Camarão com massas: esta é uma oportunidade interessante de harmonizar com vinhos tintos mais leves. Massas com molho vermelho e camarões combinam bem com vinhos elaborados com uvas como Pinot Noir, por exemplo.

Camarão e peixes: muitos pratos à base de camarão também são preparados com peixes.

Cada tipo de pescado possui diferentes níveis de sal, frescor e gordura. Também preste atenção às variações nas receitas: o prato servido será frito, grelhado, ensopado ou cru? É carregado em temperos e outros elementos, como gorduras ou leite?

Considere as dicas acima na hora de escolher a melhor harmonização em pratos que combinam peixes e camarões.

Como não errar na harmonização de camarão com vinho?

O camarão possui carne delicada e suave, com sabor levemente doce. Apesar de cada tipo de preparo pedir uma variedade de vinho, um bom vinho branco diminui as chances de erro na hora da degustação.

Lembre-se que não existe uma regra exata, pois o mais importante é que a harmonização agrade ao seu paladar. Aproveite o momento para perceber as notas do vinho e como elas se relacionam e destacam os elementos do prato.

Independentemente do rótulo escolhido, curtir o momento da degustação é o mais importante para os apreciadores de gastronomia e vinhos!

Sugestões de harmonização de vinho com camarão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a gastronomia à base de camarão e vinhos que harmonizam com este alimento, que tal conferir nossas dicas de harmonização?

Selecionamos 6 receitas populares que levam camarão e sugestões de vinhos que podem fazer com que a degustação se torne uma experiência inesquecível. Confira!

  • Bobó de camarão

O prato, de origem africana e de grande popularidade na culinária nordestina, é praticamente um patrimônio da gastronomia brasileira.

O cozido de camarões no dendê com purê de mandioca, azeite de dendê, coentro e leite de coco é servido com arroz branco ou mesmo como acompanhamento.

Este prato encorpado e rico em temperos fortes combina com vinhos Chardonnay, como o Vinho Morandé Terrarum Single Estate Chardonnay

  • Moqueca de camarão

Outro prato muito tradicional na culinária brasileira e com variações regionais, a moqueca de camarão exala perfumes que deixam qualquer um com água na boca.

Na origem indígena, o preparo se baseia em um cozido de camarões ensopados em caldo. Os africanos, ao chegarem ao Brasil durante o período escravocrata, adicionaram o azeite de dendê e o leite de coco a essa deliciosa mistura.

O nome vem de moquém, compartimento usado pelas tribos nativas para moquear peixes e batatas. Se assemelha à tradicional panela de barro que cozinha a moqueca lentamente e que conhecemos tão bem.

Este tipo de ensopado combina perfeitamente com vinhos rosés, como o Vinho Morandé Terrarum Reserva Rosé e o Vinho Rosé Piscine.

  • Camarão na moranga

Conta a história que foi em Ubatuba, cidade praiana do litoral norte de São Paulo, durante a década de 1930, que imigrantes japoneses passaram a plantar abóboras na região e uma cozinheira teve a ideia de rechear a abóbora com camarões sete-barbas, tomate, coentro, alho e cebola e assar.

Com o passar dos anos, a preparação ganhou elementos como salsinha, limão, azeite de dendê, creme de leite e requeijão cremoso. Atualmente, o camarão na moranga é um clássico da culinária caiçara.

Os laticínios presentes nesta receita combinam muito bem com a leveza de um Pinot Grigio. Boas sugestões de harmonização são o italiano Vinho La Fiera delle Venezie ou o uruguaio Vinho Garzón Estate de Corte.

  • Risoto de camarão

Um dos pratos mais versáteis da culinária italiana, o risoto se torna ainda mais marcante e sofisticado quando preparado com camarões. Apesar de levar queijo e manteiga, estes ingredientes são coadjuvantes no risoto de camarão – o crustáceo deve ser a estrela da preparação.

Uma boa combinação é com vinhos elaborados com a uva Sauvignon Blanc, como o Vinho Orgânico Koyle Costa Cuarzo Sauvignon Blanc

  • Macarrão ao molho de camarão

Quem busca uma refeição prática, mas cheia de sabor e versatilidade, pode sempre apostar nas massas. E este macarrão ao molho de camarão tem todas estas características.

Apesar de os vinhos brancos serem garantia de sucesso na harmonização com pratos à base de camarão, as massas com molho vermelho trazem uma boa oportunidade para ousar com um vinho tinto mais leve.

Você pode combinar este prato com um Pinot Noir. Boas opções são o Vinho Trapiche Vineyards Pinot Noir e o Vinho Premier Rendez-Vous Pinot Noir.

  • Paella marinera

Uma das assinaturas da culinária espanhola, a paella é originária do município de Valencia e já era preparada desde os séculos XV e XVI por camponeses.

Utilizando uma panela redonda rasa e com alças (chamada de paella), o prato era inicialmente feito com arroz, azeite de oliva e sal. Ocasionalmente, eram adicionados legumes ou carnes como frango ou lebre.

Com o passar do tempo, a paella ganhou outras regiões da Espanha, o que levou a uma sofisticação do prato, que recebeu mais ingredientes e variações. Uma delas é a paella marinera, preparada com arroz, açafrão, temperos, pimentões, camarões, lula e polvo.

Uma ótima forma de harmonizar a paella marinera é com vinhos brancos elaborados com a uva Albariño, como o Vinho Garzón Reserva Albariño

 

Photo by Farhad Ibrahimzade on Unsplash