Hackathon desafia participantes a criarem soluções de Smart Cities para Curitiba

“Curitiba Smart Hack” vai premiar propostas tecnológicas em Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Segurança dos Cidadão, durante a agenda de aniversário da cidade

Maratona de desenvolvimento de software, o hackathon “Curitiba Smart Hack” está com inscrições abertas para a participação de profissionais e estudantes, com o desafio de criar propostas tecnológicas inovadoras capazes de apoiar a cidade em uma das seguintes frentes: Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Segurança. A iniciativa é da Minsait, uma empresa Indra, organizada pelo iCities, empresa especializada em soluções para Smart Cities.

O hackathon será virtual e terá duração de 42 horas entre os dias 26 e 28 de março, integrando a agenda oficial de celebrações do 328º aniversário de Curitiba, cidade referência em Smart Cities no Brasil e na América Latina. As inscrições para participar do “Curitiba Smart Hack” devem ser feitas pelo site www.curitibasmarthack.com.br até o dia 19 de março.

As equipes participantes da competição utilizarão como base para o desenvolvimento de suas propostas a Onesait Platform, plataforma aberta com capacidades IoT e big data da Minsait. Ela permite integrar e gerenciar dados de múltiplas fontes e dispositivos por meio de modelos preditivos e regras para gerar informações relevantes não só para cidadãos e turistas, mas também para os gestores das cidades, ajudando-os a tomar decisões que melhor reflitam as necessidades da comunidade.

Os participantes do “Curitiba Smart Hack” devem se enquadrar em um dos seguintes perfis: Programação e desenvolvimento de aplicativos web/mobile, Design, Gestão de Negócios ou Comunicação e Marketing. As inscrições devem ser feitas por equipes, observando o número mínimo de dois e máximo de cinco integrantes. Ao longo da competição as equipes receberão mentoria de especialistas. Os critérios analisados para escolher o projeto vencedor envolvem criatividade, aplicabilidade do sistema para solucionar o problema proposto e viabilidade de execução real da solução desenvolvida. A equipe vencedora receberá um prêmio de R$ 10 mil.

“Vemos uma aceleração na adoção de novas tecnologias, impulsionada pela crise sanitária que vivemos, fato que se percebe também pelo extraordinário avanço que as soluções Smart Cities experimentaram com a incorporação de tecnologias como inteligência artificial, IoT e big data. Iniciativas como o Curitiba Smart Hack têm um papel importante ao integrar o ecossistema TI em prol do desenvolvimento de novas soluções capazes de gerar benefícios reais para cidadãos e gestores públicos. A Minsait se sente muito orgulhosa por promover uma competição à altura da cidade de Curitiba”, explica Miguel Rábano, head de administração pública da Minsait no Brasil.

Referência em Smart Cities

Eleita uma das cidades mais sustentáveis do mundo, Curitiba é referência global em sustentabilidade urbana, transporte e meio ambiente nos relatórios das Nações Unidas. A cidade já recebeu o título de “World Smartest City” pela Revista Forbes. Qualidade de vida, boa infraestrutura, diversidade econômica aliada à preocupação ambiental foram alguns dos itens avaliados nessa nomeação.

“Recentemente, Curitiba foi eleita a melhor capital do país para se viver, de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), e entrou pela primeira vez no ranking Global Startup Ecosystem Report 2020, estudo do Startup Genome que analisa mais de 140 cidades no mundo e é considerado um dos mais abrangentes sobre o ecossistema de startups (empresas com base tecnológica). Para o iCities, é um privilégio poder contribuir para o fomento do setor de inovação de Curitiba”, afirma Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de novos negócios do iCities.

Sobre a Minsait

Minsait, uma empresa do grupo global Indra, é líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Sobre a Indra

Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa, e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No exercício de 2020 registrou um volume de vendas de 3.043 milhões de euros, cerca de 48 mil profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Sobre o iCities

iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da FIRA Barcelona no Brasil – organizador do maior evento de cidades inteligentes do mundo – que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.