Guia do cabelo loiro no verão: como evitar danos do sol, cloro, calor e água do mar nos fios

LITT apresenta fantasias exclusivas para o carnaval
21 de fevereiro de 2019
Carnaval em meio ao Oceano Atlântico
21 de fevereiro de 2019

Toda vez que o cabelo, que já sofreu algum processo químico, é submetido à exposição do mar, cloro ou sol, há um dano à estrutura da cutícula, com alteração das proteínas do fio. Saiba como se proteger, investindo nos ativos certos

Os cabelos também são bastante danificados nessa época do verão. “Isso acontece porque hoje em dia, a grande maioria das mulheres, e homens também, se submete a muitos processos químicos como escovas progressivas, balaiagem, mudança da coloração do cabelo, o que já traz um dano primário da estrutura capilar”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “E todas as vezes que esse cabelo, que já tem um dano estrutural ou mesmo o cabelo virgem, é submetido à exposição do mar, por conta do sal e iodo, ou mesmo à areia, cloro, vento e sol, há um dano à estrutura da cutícula, à ceramida do fio, há uma alteração na quantidade de proteínas presentes na haste, muda a coloração presente no cabelo, e há um processo de desproteinização do fio, que sofre com a miniaturização e com isso há as fraturas e microfraturas da haste capilar”, completa a médica.

Além disso, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras, principalmente para aqueles que têm os cabelos muito finos e muitas vezes se esquecem de usar o chapéu ou boné, ou dividem o cabelo da risca do meio à lateral e esquecem de passar o protetor solar em spray e acabam tendo queimadura no couro cabeludo.

De acordo com a médica, para evitar os danos do cabelo, a melhor opção é sempre protegê-lo: “Então usar boné ou chapéu de abas largas com proteção de fibra ultravioleta FPS 50, presente no próprio material de confecção presente tanto no chapéu quanto no boné; assim que voltar do mar ou piscina, passar a água sem o cloro, fazer a chuveirada e se não houver essa possibilidade, fazer a utilização das brumas em spray ou da água termal; e o que eu mais indico para proteção desses fios quando você vai à exposição solar são os óleos que acabam formando um filme no cabelo, de emoliência e de resistência, que protegem como se fosse uma capa de lipídeos”, afirma a médica.

Cuidados antes de descolorir os fios ou colorir descoloridos

De acordo com a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos, para quem está pensando em descolorir os cabelos, antes do procedimento, é importante apostar em uma proteção antioxidante e também proteger a massa proteica e restabelecer a função de barreira do fio. Isso porque, no procedimento, acontece um dano na estrutura proteica e também cuticular. Ela sugere os ativos:

AMDM: diminui o impacto da água oxigenada, protegendo o couro cabeludo e diminuindo o estresse oxidativo pela presença da água oxigenada; esse ativo atua no metabolismo mitocondrial permitindo o aumento da oxigenação celular e da produção de energia da célula, o que facilita o fluxo de nutrientes e ajuda a combater de maneira mais eficiente os radicais livres;

HidraSil: é o silício ligado ao pantenol que mantém a auto hidratação e proteção da estrutura da queratina e no caso de colorir também temos uma desidratação dos fios, e o HidraSil ajudará manter a hidratação do fio;

Ativos para proteger e tratar fios descoloridos

Mika explica que os descoloridos precisam de um bom sistema antioxidante, pois tiramos a pigmentação que confere a proteção contra os raios UV, e a hidratação dos fios. Além de utilizar o HidraSil, pode ser usado também:

Liponutrium Hair: para melhorar a fração lipídica intra e intercutículas o ativo Liponutrium que é uma associação de frações distintas de lipídeos, fitoativos e ácidos graxos em tamanho nano, restabelecem e tratam o fio. Esse complexo de óleos vegetais possui alto poder de penetração na fibra, elevada afinidade e interação com as estruturas capilares lipídicas internas e externas, garantindo cuidado multinível dos fios danificados e ressecados;

ReparAge: é uma matriz polimérica e uma sequência de aminoácidos essenciais para formação da queratina, serina, ácido glutâmico e cisteina com uma tecnologia de bioadesão, o que diminui os danos proteicos. O ativo repõe aminoácidos e proteínas, devolvendo a saúde capilar, além de ter a função de aumentar o diâmetro do fio e impedir a cascata de danos resultantes do envelhecimento ambiental. Impede a desnaturação das proteínas externas, evitando, com isso, a quebra da cutícula e exposição do córtex.

Tamariliz: é um polissacarídeo do tamarindo que restabelece a coesão dos fios rompidos e mantém a hidratação dos fios de forma intensa;

Amisol Trio – forma um filme ao redor do fio, por seu composto fosfolipídico, protegendo os cabelos das agressões.

Shield MDC – novidade no ramo de ativos capilares, são melanoidinas extraídas café torrado que protegem contra as radiações UV, Luz visível e tem ação antipoluição, protegendo os fios descoloridos dos danos dos radicais livres. Em associação ao HidraSil e Tamariliz, há um grande aumento da hidratação e proteção da alfa queratina.

Outros cuidados

De acordo com a médica, os complexos orais com vitaminas e ingredientes colaboram e muito para que haja uma ação antioxidante efetiva de proteção contra esses danos, da mesma forma em que consegue reestruturar e melhorar a qualidade desse fio. Ela indica:

Bio-Arct: biomassa integral das algas Chondrus Crispus tem uma composição rica em microminerais, taurina, citrulil-arginina e florosídeos que conferem às células e mitocôndrias a capacidade de triplicar a energia celular, deixando o bulbo capilar mais saudável e mais resistente, aumentando também a produção energética das mitocôndrias.

Exsynutriment: o Silício Orgânico Biodisponível estabilizado em peptídeos de colágeno marinho é um elemento fundamental que se acumula na derme papilar favorecendo a síntese de colágeno. O folículo rico em colágeno permite uma ancoragem de alta eficiência diminuindo a queda do cabelo, mas também promove um incremento do fluxo de nutrientes, permitindo o aumento da produção de queratina e, por consequência, melhora significativa da densidade capilar.

Glycoxil: Potente antioxidante, antiglicante e desglicante que restabelece a firmeza do couro cabeludo protegendo-o contra os radicais livres derivados das agressões externas (exemplo: calor, sol, estresse, má alimentação).

In.Cell: Ingrediente funcional preparado a partir da gema do ovo esterilizada rica em DHA. In.Cell contém aminoácidos essenciais, lipídeos e ácidos graxos mono e poli-insaturados (ômegas 3, 6, 7 e 9) nas proporções adequadas para o consumo humano. O ativo age na nutrição celular, que melhora o aporte proteico do fio de cabelo.

Fonte: A Biotec Dermocosméticos é empresa especializada em divulgar ao mercado de farmácias magistrais, área dermatológica e medicina estética, ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores. www.biotecdermo.com.br / SAC: 0800-7706160