Guia de decoração para quartos: descubra qual estilo combina mais com você

Beatles Para Crianças apresenta seu novo espetáculo, A Misteriosa Viagem Mágica, no Tokio Marine Hall
29 de abril de 2022
Veja como garantir a saúde da pele de pacientes acamados
29 de abril de 2022

Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, indica cinco padrões decorativos para deixar o cômodo mais personalizado

Conhecidos por ser o ambiente da casa que mais oferece aconchego e privacidade, os quartos são especialmente destinados aos momentos de descanso e relaxamento. Esse espaço deve projetar os gostos pessoais de seus donos, para que eles sempre se sintam confortáveis em passar horas no seu canto de refúgio. Além disso, precisam ser práticos e funcionais, atendendo todas as necessidades do dia a dia.

Para auxiliar quem busca formas de personalizar o cômodo e deixa-lo ainda mais com a sua personalidade,Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em produzir artigos voltados para o lar, elaborou um guia de decoração para os cinco principais estilos decorativos comuns nos quartos. Confira:

  • Romântico: Um ambiente completamente delicado, esse quarto traz um toque de suavidade e comodidade em todos os seus detalhes. Móveis de ferro ou madeira são combinados a tons pasteis e estampas florais. “Os objetos decorativos, cortinas e roupas de cama devem seguir essa combinação de cores e estampa. Tecidos de renda e com babados são a melhor aposta para esse modelo de espaço. Por fim, para dar a sensação maior de conforto, tapetes felpudos podem complementar a decoração”, aconselha.
  • Clássico: Inspirado na realeza, esse cômodo requer peças elegantes e sofisticadas na sua composição. Grandes cabeceiras, espelhos, madeira escura, objetos de metais envelhecidos e outros elementos que remetam a nobreza são essenciais nesse estilo atemporal. Segundo a gerente, para a sua composição é recomendado apostar em tonalidades sóbrias, como: branco, preto, cinza, bege e azul-marinho. Camila afirma que lençóis com muitos fios, cobertores pesados e colchas mateladas, além tapetes felpudos ou com estampas em formas geométricas, são perfeitos para esse padrão decorativo.
  • Minimalista: Estabelecendo a premissa do “menos é mais”, esse estilo, que também não foge da sobriedade, prioriza os tons mais claros. “Sua estética é totalmente clean e elegante, dispensando estampas e enfeites exagerados. O toque suave, as cores neutras e a iluminação natural deixam o ambiente acolhedor e funcional”, aponta. De acordo com Camila, artigos discretos são o que mais combinam com a decoração, onde apostar em cortinas de tecido leve e roupas de cama lisa ou metalassê pode ser um diferencial.
  • Moderno: Seguindo elementos que estão em alta, esse tipo de estilo é ousado e chamativo. O quarto moderno inclui cores vibrantes e objetos decorativos que expressam os gostos pessoais de seu dono, como instrumentos musicais, quadros de filmes ou artigos de viagens. De acordo com a especialista, as roupas de cama pedem por estampas lisas, de tonalidades coloridas ou escuras. A decoração pode ser complementada com grandes tapetes felpudos ou estampados, jogo de almofadas e mantas espalhadas para dar um ar mais descontraído ao recinto.
  • Campestre: Ligado à natureza e à vida no campo, esse estilo de quarto visa a simplicidade e remete ao sossego. Móveis de madeira são o principal elemento decorativo e todo resto deve dialogar com esse aspecto mais rústico. “Dessa forma, colchas floridas, artigos de lã ou mantas deixam o ambiente mais característico e aconchegante”, aponta. Cortinas simples e estampadas e tapetes claros fazem toda a diferença no cômodo.

Veja abaixo algumas opções disponíveis no catálogo de produtos da Camesa para deixar o quarto no estilo que mais combina com você:


Colcha Marea Casal

R139,90

Colcha Loft casal

R179,90

Colcha Patchwork Casal

R159,90

Sobre a Camesa

Presente nos lares brasileiros há 40 anos, a Camesa é uma das empresas mais completas no que diz respeito à linhas de cama, mesa, banho e decor. Com produtos para todos os gostos e estilos, a marca figura entre as principais companhias do setor e se mantém atenta a todas as novidades e tendências do mercado, proporcionando ao seu público, itens diversos e exclusivos nas mais variadas categorias