Grupo Guidoni dá dicas para conservação adequada de quartzitos e granitos

Sneakers da Vans, À La Garçonne e Vert chegam ao CJ Fashion, e-commerce do Shopping Cidade Jardim
3 de abril de 2020
Delivery do Mercado Municipal de Curitiba entrega em até dois dias
3 de abril de 2020

Rochas ornamentais requerem manuseio e cuidados específicos para preservarem suas características naturais

Versáteis, as pedras ornamentais vão das paredes a bancadas de cozinhas e banheiros, conferindo personalidade e um ar natural para a decoração. Contudo é preciso saber como protegê-las e limpá-las de forma adequada para que permaneçam como novas por mais tempo. Líder no mercado de rochas ornamentais na América Latina e referência no setor, o Grupo Guidoni, que possui em seu vasto portfólio quartzitos, granitos exóticos e básicos, dá algumas dicas sobre como preservá-los.

Quartzitos e granitos possuem características semelhantes, entre elas a baixa porosidade. A principal diferença é a resistência dessas pedras, sendo a primeira mais dura, portanto, mais resistente a pressão e arranhões. No entanto, o granito possui ampla variedade de tons e é mais acessível, já que é mais abundante e os processos de extração e beneficiamento exigem menos dos fabricantes e marmoristas. O quartzito, por sua vez, tem em sua característica uma beleza mais exótica e rica em detalhes, sendo mais exclusivo em sua aplicação e uso.

O cuidado com as pedras tem início no processo de extração nas jazidas e se dá em todas as etapas. No canteiro de obras, por exemplo, elas devem ser armazenadas sob cavaletes, envoltas em material impermeável, em local seco e limpo. Deve-se ainda evitar contato com materiais como pregos, palhas de aço e tintas. Fazer uma impermeabilização bem planejada na superfície que vai receber o granito ou o quartzito também evita que fiquem manchados devido ao contato com a umidade.

Além disso, algumas práticas são fundamentais para manter o aspecto natural e duradouro das superfícies. A manutenção deve acontecer esporadicamente, ao menos duas vezes ao ano, verificando se há presença de fissuras e pontos de fragilidade. Se for o caso, é importante procurar um profissional qualificado para recuperar o material ou, sendo necessário, substituir.

Recomenda-se, ainda:

  • Uso de água corrente em pisos e fachadas;
  • Uso de sabão neutro ou produtos específicos para limpeza de cada tipo de pedra. Nesse caso, é importante verificar se há recomendações do fornecedor;
  • Utilizar apenas detergente neutro para remoção de manchas resistentes;
  • Não utilizar produtos ácidos e corrosivos.

GRUPO GUIDONI

www.guidoni.com.br

Telefone: (27) 3742-0100