Goethe-Institut oferece série de conteúdos gratuitos on-line para distrair durante o isolamento social

Grand Hyatt Rio de Janeiro e Grand Hyatt São Paulo iniciam venda de “Vouchers do Bem” nesta sexta-feira, dia 15 de maio
14 de maio de 2020
McDonald’s abre nova turma do curso Desenvolvimento Sustentável em Foco
15 de maio de 2020

Plataforma oferece material para aprender alemão, informações sobre o mercado de trabalho na Alemanha, agenda cultural semanal com lives e podcasts e artigos para um mergulho na cultura germânica

Em tempos de isolamento e distanciamento social necessários para a luta contra a Covid-19, o Goethe-Institut oferece gratuitamente uma série de programas on-line para aprendizado do idioma alemão, conhecimento da cultura e do mercado de trabalho daquele país e também entretenimento. Com a oferta de um cardápio diversificado de conteúdos grátis, a ideia é tornar disponível à comunidade a possibilidade de dias mais ricos culturalmente sem precisar sair de casa.

A plataforma Onleihe

Repleta de materiais, como eBooks, ePaper, eMusic, eAudios e eVideos, a plataforma Onleihe é uma espécie de centro cultural on-line. O serviço está disponível para quem já utiliza a biblioteca do Goethe-Institut (usuários iniciantes devem procurar a página de ajuda para saber como acessar o conteúdo). Dividido em temas, oferece material para o aprendizado do idioma, uma biblioteca infantil com quase dois mil títulos, obras da literatura, entretenimento e uma discoteca com mais de 5.600 músicas. O conteúdo está disponível em https://www.onleihe.de/goethe-institut/frontend/welcome,51-0-0-100-0-0-1-0-0-0-0.html?lK=7074 .

Aprendizado sem fronteiras

Somada à plataforma Onleihe, a Deutsch Für Dich tem ganhado destaque por conectar estudantes de alemão em todo mundo. Livre e gratuita para ser acessada por qualquer pessoa, mesmo que não estude no Goethe-Institut, oferece o contato com grupos de discussão sobre dúvidas gramaticais, atividades interativas e permite ainda a troca de contatos entre estudantes. O conteúdo, que atende todos os níveis de aprendizado, pode ser acessado em alemão ou em inglês: https://www.goethe.de/prj/dfd/en/home.cfm.

Jogos e apps para aprender alemão

Há conteúdos para quem está interessado em aprender alemão de forma gratuita. Por meio de jogos e aplicativos, estudantes podem mergulhar no idioma de acordo com o nível de conhecimento que tem da língua. Um fórum de discussão e ferramentas para o contato com outros participantes torna o aprendizado uma experiência coletiva e até mais prazerosa.

O aplicativo Mein Weg nach Deutschland (Meu caminho para a Alemanha) oferece, por meio de vídeos, a possibilidade de exercitar o vocabulário e a gramática para estudantes em nível 1 do aprendizado, em tópicos que envolvem busca por trabalho, a relação com novas amizades e experiências como uma consulta médica e um passeio pela rua.

A plataforma disponibiliza também um jogo de memória, viagens por histórias clássicas e curiosidades sobre o país. Há ainda um jogo de aventura para estudantes que tenham conhecimento a partir do nível B de avanço. Todo o conteúdo está disponível com apresentação em português em https://www.goethe.de/ins/br/pt/spr/ueb.html

Informação e conhecimento

O blog #DeutschlandnoFilter é o canal informativo do Goethe-Institut. Publicado atualmente em sete idiomas, apresenta crônicas semanais sobre variedades relacionadas à vida na Alemanha, e temas contemporâneos, como cultura, tecnologia e sociedade. Na coluna “Francamente…”, por exemplo, há assuntos pertinentes para os dias atuais, como imigração e o desafio de “ser estrangeiro”. Ou então, a experiência vivida por um escritor em Berlim e suas observações sobre o cotidiano vividas no metrô, em um supermercado ou na noite da cidade. “Com Rahel na estrada” mostra a jovem Rahel em passeios por cidades alemãs, conhecendo a comunidade local e permitindo um aprofundamento nas diversas culturas que compõem o país. O conteúdo pode ser acessado em https://www.goethe.de/prj/ger/pt/index.html.

Cultura e entretenimento on-line

Consciente da importância do isolamento social como melhor prática para o combate à transmissão do novo coronavírus, o Goethe-Institut criou uma agenda cultural para ajudar o tempo passar de modo criativo e seguro nesse período e resguardo mais do que necessário.

Com conteúdo tanto em português quanto em alemão, o usuário tem acesso a sugestões de podcasts, de eventos culturais transmitidos pela internet, dicas de leitura, debates sobre literatura e indicações de concertos e espetáculos teatrais no formato streaming. Quer conhecer os clubes noturnos mais ‘hypados’ de Berlim sem aglomeração? A “United We Stream”, série de lives realizadas por locais como Kater Blau, Rummels Bucht, Sage Club e Watergate, transportam o telespectador para dentro das pistas mais procuradas da cidade. Ainda oferecem programa de financiamento coletivo para quem deseja apoiar a cultura da noite berlinense e ajudar clubes e profissionais ligados a esse universo. A agenda é atualizada semanalmente: https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/21812177.html.

Sobre o Goethe-Institut Curitiba

Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.

Mais informações, acesse o site do Goethe-Institut Curitiba: https://www.goethe.de/de/index.html.