Giardino & Arte reúne a experiência do antiquário ao paisagismo em um único local

Com novo chef, Swadisht lança novos pratos em seu cardápio
18 de maio de 2023
Segunda cápsula da coleção de inverno 2023 de Fabi Freixo
18 de maio de 2023

A artista floral Dora Santoro inaugura seu Antiquário e Ateliê de flores na capital paulistana

A inspiração italiana está presente no Giardino & Arte, um charmoso casarão que abriga antiquário e ateliê de flores, na Rua Tito, 69, Vila Romana, em São Paulo e que abre as portas no próximo dia 26 de abril, quarta-feira. Um vasto acervo de peças de decoração e antiguidade, obras de arte e paisagismo está cuidadosamente distribuído em um espaço amplo e muito aconchegante. São Tapetes, porcelanas, quadros, estatuetas, lustres, candelabros, vasos, móveis e objetos de época — muitos dos quais levam a assinatura de artistas reconhecidos como Abigail Vesthi, Júlio Vanzo e Oscar Campiglia.

Toda composição é resultado da mente criativa, repertório e do gosto apurado de Dora Santoro, artista há 30 anos e idealizadora do projeto. “O Giardino & Arte é um cenário onde peças antigas se mesclam a flores e a plantas, a telas e a fragmentos; a lustres e apliques de cristais, a difusores aromáticos inebriantes”, ela explica. “A decoração e o paisagismo ganham sentido quando traduzem sentimentos e afetos”, completa.

Dora Santoro junta seu conhecimento de peças antigas com as flores, universo de trabalho de toda uma vida, em uma combinação única de arte, história e decoração para inspirar designers de interiores e amantes do tema. O espaço do Giardino & Arte é resultado da união de quatro construções cujo potencial não passou despercebido pelo olhar atento de Dora. As quatro casas antigas da Vila Romana, construídas nas décadas de 30 e 40, destacam o interesse da artista em manter a história revisitada. Muitos detalhes foram preservados e ganharam novos significados, como os caminhos sinuosos de pisos rústicos, cujo cenário mescla árvores quase centenárias que produzem frutos e atraem pássaros interessados nas frutas e em banhar-se na fonte ali instalada.

O Giardino & Arte terá uma ampla agenda de atividades mensais. Oferecerá workshops sobre jardinagem, cursos de arranjos florais ministrados pelos paisagistas Letícia Melo Carvalho, Alessandro Borges e a própria artista Dora Santoro. Também promoverá leilões de mobiliário, peças antigas e obras de arte.

Sobre Dora Santoro

Dora tem dois livros publicados, “Pensamentos Botânicos” e “Minivestidos Botânicos”. Esse último virou uma exposição de vestidos floridos na 13ª Mostra Iguatemi de Arranjos Florais, no Shopping Iguatemi, em 2010. É especialista em arranjos florais, jardins naturais, troncos tratados, árvores permanentes e réplicas florais e botânicas. Há 12 anos seu blog “Studio Floral Dora Santoro” publica diariamente temas sobre plantas, flores, jardins, dicas, cuidados, arranjos e decoração de mesa. Com o Giardino & Arte, Dora pretende contar histórias das quais colecionou ao longo da vida. Seu propósito é oferecer ao público a beleza das antiguidades, algo cuja extensão alcança o afeto familiar. “Em plena pandemia, foi a oportunidade de um recomeço que a vida me trouxe: transformar em realidade o sonho de ter um antiquário em meio a um jardim e ateliê de flores”, conta.

Serviço:

Giardino & Arte

e-mail: www.giardinoearte.com.br

Instagram: @giardinoeart

Rua Tito, 69 – Vila Romana

Telefone: 3885.4000

Whatsapp: 96664.-4444

Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h / aos sábados, das 10h às 15h.

Crédito fotos: Valetim