Gastronomia funcional afetiva para o público sênior

Mostra de Arte no Shopping Jardim das Américas
28 de outubro de 2019
Halloween com decoração e café da manhã temático no Grand Hotel Rayon
28 de outubro de 2019

Renomado chef brasileiro especialista em comida funcional monta cardápio especial para idosos e desmistifica que comida saudável é sem sabor

Diversos estudos já comprovaram a relação direta dos hábitos alimentares com a saúde. Para os idosos, a alimentação tem um papel ainda mais relevante. O coração precisa de cuidados extras, a pele de uma ajuda para cicatrizar, manter o peso pode ser ainda mais difícil e perdas óssea e muscular são uma constante. Uma alimentação direcionada contribui para amenizar efeitos provocados pela idade. Além de ser saudável, a gastronomia funcional também pode ser saborosa e afetiva, trazendo lembranças.

Pensando em proporcionar prazer e nutrição adequada, um trabalho pioneiro está sendo feito para atender as necessidades específicas desse público. O chef Reinhard Pfeiffer, especialista em gastronomia funcional, desenvolveu um cardápio exclusivo para os moradores do Elissa Village, um residencial para idosos especializado em longevidade, localizado perto de Curitiba. O menu combina a cozinha mediterrânea, considerada a mais saudável do mundo, com a milenar cozinha indiana Ayurveda. “Juntas, eu associo essas duas culinárias à gastronomia funcional, que potencializa a biodisponibilidade dos alimentos em suas combinações e minimizam os impactos de alguns alimentos no organismo”, explica. Hoje com 40 anos, o catarinense Reinhard foi chef de um dos mais conceituados spas do mundo, criou o primeiro festival de comida sustentável em Curitiba, é professor na escola de gastronomia do Centro Europeu e coordenador da pós-graduação de Gastronomia Funcional da Univille em Joinville, além de autor de dois livros premiados. É toda essa experiência que ele traz ao assinar o cardápio do Elissa Village.

No menu personalizado estão comidas para blindar o coração como frutas vermelhas e roxas, e as gorduras boas do azeite de oliva e abacate. A hidratação é feita à base de chás variados e alimentos ricos em água. Para ajudar na cicatrização e combater doenças respiratórias, muitas frutas com vitamina C. Pratos com muitas fibras são essenciais para a boa digestão e manutenção do peso. O combate às artrites e hipertensão é feito com alimentos fonte de ômega 3. Contra a perda óssea e muscular, estão fontes vegetais de cálcio, minerais, vitaminas, pescados, nozes e “superfoods” como a quinoa e os vegetais escuros.

“A gastronomia funcional afetiva é um conceito em que o saudável também pode remeter àquela comida que dá aconchego – o comfort food – e trazer doces lembranças da nossa casa e infância”, conta Pfeiffer. Com alimentos orgânicos, os que vêm da terra (plant based), o objetivo do mix do chef é desmistificar que comida saudável é sem sabor e, ao mesmo tempo, capaz de prevenir ou combater doenças que impedem a longevidade.

As criações de Reinhard para o Elissa Village contam com diversos aliados. Desde a criação de uma horta própria no Elissa para garantir a qualidade dos ingredientes, até a utilização de ervas e flores comestíveis, plantas alimentícias não convencionais (PANC). O empreendimento também contará com jardim de meles de abelhas nativas brasileiras e fornecimento de frutas e legumes que será feito pela rede de agricultores locais.

Longevidade no Brasil – A população idosa no Brasil cresceu 26% em seis anos, segundo pesquisa do IBGE. A mesma pesquisa mostra ainda que a população de até 13 anos recuou 6%. Hoje, são mais de 29 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e a expectativa até 2060 é que este número suba para 73 milhões – um aumento de 160%.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), diabetes, câncer e doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo.

Dados do Ministério da Saúde de 2018 apontam que 39,5% dos idosos possuem alguma doença crônica e quase 30% possuem duas ou mais. Os números são do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi), uma rede internacional de pesquisa sobre o envelhecimento.

Sobre o Elissa Village

Em uma área de 6.000m2 e rodeado pela natureza, o Elissa Village é uma proposta inovadora de residencial para idosos especializado em longevidade. O empreendimento proporciona aos moradores a experiência de um hotel cinco estrelas com espaços adaptados para idosos independentes e dependentes. Um ambiente seguro, arquitetura acessível, decoração moderna e muita tecnologia a favor da segurança e longevidade. A estrutura inclui ainda equipes multidisciplinares formadas por profissionais especializados e oferece atividades físicas e artísticas, trilhas, piscina, spa, salão de beleza, loja de conveniência e horta, entre outros. A cinco minutos de um hospital de referência de alta complexidade, e a 20 minutos de Curitiba, na cidade de Campina Grande do Sul, o Elissa Village prioriza a tranquilidade, o bem-estar e a qualidade de vida de seus hóspedes.