Game “Quero Ser um Universitário” premiará vencedor com bolsa de estudos integral para graduação

Primeiro empreendimento brasileiro temático de kitesurf se afilia à RCI
27 de novembro de 2020
Eletricz lança bicicleta elétrica com design futurístico e portátil
27 de novembro de 2020

Estudantes do Paraná e Santa Catarina disputam game inovador que vai testar seus conhecimentos e deixar os participantes mais próximos do ensino superior

Você já pensou em se divertir enquanto testa os seus conhecimentos e habilidades e, aliado a isso, ainda ter a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos integral para fazer uma graduação? Isso mesmo, essa é a proposta do Game “Quero Ser um Universitário”, promovido pelas instituições de ensino superior Unisul, UniSociesc e UNICURITIBA, que vai acontecer de 7 de dezembro a 30 de janeiro de 2021.

Especialistas dizem que as pessoas adoram games porque os jogos, além de entreter, têm o poder de aliviar o estresse. Os estudos ainda apontam que o cérebro humano é programado para resolver problemas ou encontrar soluções, o que é proposto na maioria dos jogos. Por isso, quando a pessoa chega ao fim de uma partida, seja ganhando ou perdendo, sente uma sensação de bem-estar, especialmente pelo fato de estar usando diversas habilidades cognitivas. E no “Quero Ser um Universitário”, várias habilidades serão testadas. Então, se empolgou para participar do game?

“Os games estão em todos os lugares, nos computadores e nas mãos dos jovens, em smartphones e tablets, e fazem parte da vida dos estudantes da era digital, então, por que não os trazer para a educação? O ‘Quero Ser um Universitário’ aproveita o melhor dos games, que é estimular a capacidade de percepção do jogador, incentivar a tomada de decisão rápida, calcular riscos, gerenciar estratégias, aprendendo a lidar com erros e acertos, ao mesmo tempo em que gera aprendizado, trabalhando com um conteúdo voltado para o ENEM e o vestibular”, explica Carol Sarmento, Diretora Comercial e de Marketing da UniSociesc.

Para Luciano Cacace, Diretor Comercial e de Marketing da Unisul e do UNICURITIBA, o jogador precisa se preparar para participar do game: “É como num vestibular, todos os conhecimentos serão testados. Mas, sem dúvida, no “Quero Ser um Universitário” o estudante viverá isso por meio de uma experiência totalmente inovadora e divertida”, completa Cacace.

O que é o game “Quero ser um universitário?”

“Quero ser um universitário” é um game inovador que vai testar os conhecimentos dos participantes e deixá-los ainda mais próximo de se tornarem um universitário e, com isso, realizar o sonho de seguirem uma carreira na profissão que sempre desejaram. O game vai colocar à prova, além do próprio conhecimento do jogador, outras habilidades, como atenção, estratégia, foco e raciocínio rápido.

O game é voltado aos estudantes concluintes do Ensino Médio em 2020, ou que já concluíram em 2018 e 2019, de escolas públicas ou privadas de Santa Catarina e de Curitiba, no Paraná. A plataforma do game foi desenvolvida pela Escape60, empresa conhecida e reconhecida por proporcionar uma experiência única de recreação e entretenimento, que une diversão, interatividade, dinamismo e desafios. No “Quero ser um Universitário”, os jogadores irão responder enigmas de lógica e de conteúdos que caem no Enem.

Como vai funcionar

Primeiro, o estudante precisa se inscrever no site queroseruniversitario.com.br. Após a inscrição, ele participa da primeira etapa, que é a fase municipal e acontece no formato online, direto na plataforma. Nessa fase, o jogador concorre com participantes de todas as escolas da cidade. Se ele se classificar, vai para a segunda etapa, que é a grande final, que será realizada presencialmente, em Joinville (SC), e terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

 

Fique atento às datas!

Até 4/12/2020 – Período de inscrição;

De 07/12 a 20/12/2020 – Primeira etapa/Fase municipal on-line. Neste período, os estudantes concorrem com participantes de todas das escolas da cidade e o vencedor segue até a final, para disputar a grande decisão com os melhores de cada cidade;

Dia 30/01/2021 – Segunda etapa/Fase final, com disputa presencial em Joinville (SC). Neste dia, ocorre a grande final, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os melhores de cada cidade disputarão para decidir o grande campeão. Os finalistas e seus responsáveis receberão transporte para se deslocar até o local da final (Joinville/SC).

Conheça a premiação

Cada estudante vencedor da primeira etapa, ou seja, o primeiro colocado de cada cidade, irá receber uma bolsa de estudos de 50%, válida do primeiro ao último semestre, para o curso que ele escolher (exceto o curso de Medicina da Unisul), em uma das três instituições promovedoras do game.

 

O grande campeão do game receberá uma bolsa integral, também válida para toda a graduação, no curso que ele escolher (exceto o curso de Medicina da Unisul). Além disso, o vencedor ainda garante um estágio de seis meses em uma grande empresa. A escola do aluno vencedor também será premiada e ganhará um Laboratório Maker.

Quem pode participar

“Quero Ser um Universitário” é voltado para estudantes concluintes do Ensino Médio em 2020, ou que já concluíram em 2018 e 2019, de escolas públicas e privadas de Santa Catarina e de Curitiba, no Paraná.

Os professores das escolas de Ensino Médio também podem contribuir com o game. Eles poderão sugerir perguntas, através de um link no site queroseruniversitario.com.br, para serem utilizadas na grande final. As perguntas deverão ser de múltipla escolha, no mesmo modelo das questões do Enem. Os professores que tiverem as suas perguntas escolhidas para a final ganharão brindes e bolsas de estudo de pós-graduação.

SERVIÇO:

O quê: Game “Quero Ser um Universitário”

Quando: Até 4/12/2020: Período de inscrição;

De 7 a 20/12/2020: Primeira etapa

Dia 30/01/2021: Segunda etapa/Fase final

Onde: Primeira etapa: On-line

Fase Final: Presencial em Joinville/SC

Inscrições:queroseruniversitario.com.br