Galeria virtual em aplicativo de realidade aumentada amplifica a experiência do Beco do Batman

Como evitar golpes virtuais durante a alta temporada de compras?
10 de novembro de 2021
Frutas, legumes e verduras de Novembro
10 de novembro de 2021

O aplicativo apresenta releitura de 5 obras de grafiteiros consagrados

Com o objetivo de potencializar a experiência artística pelas ruas de São Paulo, o estúdio criativo Midiadub (formado por Gabriel Santos, Arthur Boniconte e André Mattos), apresenta o projeto Beco Expandido. O aplicativo de realidade aumentada permite a releitura de 5 obras de grafiteiros renomados no Beco do Batman, trazendo movimento e volume em um ambiente tridimensional que gera interação e dá vida à arte urbana.

São Paulo é uma das capitais mundiais do grafite. Artistas locais são internacionalmente reconhecidos e possuem seu trabalho em diversas cidades do mundo. A cidade atrai os turistas que incluem becos, vielas, ocupações, empenas, espaços e equipamentos públicos em seus roteiros, um emaranhado de circuitos, sejam eles centrais ou periféricos.

“Carpa flores e abelhas” – Binho Ribeiro.

Especializados no desenvolvimento de obras imersivas, interativas e de mapping, o estúdio teve como conceito principal dar vida a essas emblemáticas obras, e uma nova visão para seus espectadores, criando uma nova layer para as criações. Considerando a efemeridade da arte urbana, o Beco Expandido explora também a permanência e a atenção aos detalhes, com funcionalidade que permite o acesso tridimensional das obras em outras localidades que não sejam no próprio Beco do Batman, o que significa que o usuário poderá ver como a obra ficaria em sua casa ou qualquer outro lugar.

“Carpa flores e abelhas” aplicada em uma praia – Binho Ribeiro

“O desafio foi unir tecnologias de computer vision e real-time spatial tracking com uma interface agradável e animações interativas em 3D para rodar em aparelhos smartphone que naturalmente não possuem alto poder computacional. Nosso foco foi colocar a experiência do usuário em primeiro lugar, valorizando a estética, contemplatividade e interatividade” explica André Mattos, diretor técnico do aplicativo.

Como ativar o Beco Expandido

Siga os três primeiros passos de como usar o app.

  • Os marcadores que acionam a obra virtual são os próprios grafites selecionados. As obras que receberão a interação em AR estão identificadas sobre um mapa do beco: “mapa das obras”.
  • Com o aplicativo acionado e o celular como mediador da visão, o visitante poderá percorrer o trajeto do Beco do Batman de modo a poder observar o entorno.
  • Uma vez reconhecido pelo app, o grafite saltará da parede ganhando volume, cores e movimento permitindo também o registro fotográfico e em vídeo da experiência. As cinco obras serão reconstruídas em 3D e animadas garantindo a visão das obras digitais sob diferentes perspectivas.

Lista de obras:

“Carpa flores e abelhas” – Binho Ribeiro
“A espreita” – Tikka
“Quintessência” – Highraff
“ReDesconstrução :)” – Enivo
“Sem título” – Bugre

BECO EXPANDIDO

Lançamento

Quando: 11 de novembro de 2021

Baixe o app no Google Play ou Apple Store

Créditos

Conceito original e direção criativa

Arthur Boniconte

Gabriel Santos

André Mattos

Designer

Marcos Rodrigues

3D e animação

Gabriel Santos

Juliano dos Santos de Araújo

Viviane Adade

Daniel Ueno

Victor Polycarpo

Giancarlo T. Burani

Tecnologia

André Mattos

Yuri Cruz

Guilherme Silva

Redação

Juliana Ribeiral

Tradução

Maira Giosa

Coordenação

Arthur Boniconte

Piero Pucci Falgetano

Produção

Miguel Gondim de Castro

Luís Alexandre Lobot

Sobre o Midiadub:

Estúdio de produção criativa que une arte e tecnologia para criar histórias imersivas e interativas que sejam experienciadas por diversos âmbitos. Com um time formado por artistas, designers, storytellers e desenvolvedores, o coletivo se dedica a alcançar a melhor execução técnica e experiência sensorial.

Em atividade desde 2009 e trabalhos em diversas partes do mundo, como América Latina, América do Norte e Europa, o Midiadub soma ativações em festivais e produções visuais de shows de artistas como Gilberto Gil, Paulo Miklos, Prefuse 73, Mos Def, Martha Reeves, entre outros. O coletivo acredita em processos de trabalho que valorizam a sensibilidade e a escuta, para assim alcançar resultados únicos que emocionam e permanecem na memória. “Queremos criar hoje imagens em movimento que estarão presentes nas tecnologias e experiências do futuro.”