Galeria do Queijo realiza feira que reúne principais queijos artesanais do país

Papéis de parede que são a cara das crianças
10 de outubro de 2018
Cine Pipoca exibe “O mágico de Oz” nesta quarta-feira
10 de outubro de 2018

Evento, que acontece no dia 20 de outubro, mostra evolução do cenário e traz marcas brasileiras que são premiadas no mundo

Celebrar o momento especialíssimo que o Brasil vive no quesito queijo artesanal: esse é o objetivo da “V Feira de Produtores da Galeria”, uma iniciativa da Galeria do Queijo, loja dedicada ao tema, no bairro da Saúde, em São Paulo.

O evento chega ainda para marcar dois momentos importantes: o estabelecimento que comemora 22 anos de atividade acabou de fazer uma reformulação do espaço e comemora sua reinauguração, e seu proprietário, Falco Bonfadini, acaba de ser convidado para integrar o júri do World Cheese Awards, um dos mais prestigiados prêmios internacionais, em 02 de novembro, na Noruega. “É uma honra receber esse desafio e um ‘presente’ daqueles inimagináveis. Ali estão só autoridades do assunto e poder ser um dos três brasileiros a conseguir tal feito, é algo extraordinário. A última participação brasileira, foi em 2016, quando tínhamos apenas Bruno Cabral, o mestre queijeiro e uma das figuras pioneiras para transformar o cenário do nosso queijo”, comenta ele.

A feira será realizada no próximo dia 20 de outubro, das 9h às 18h, data em que toda a loja estará dedicada a essa festa. Entre os produtores confirmados (veja a lista abaixo), estão iguarias premiadas como o Queijo Tulha (medalha de Ouro no World Cheese Awards, 2016), Araxá Senzala (medalha de Ouro e Super Ouro no Mondial du Fromage) e Azul do Bosque (medalha de Ouro e Super Ouro no III Prêmio Queijo Brasil, 2017). Destaque ainda para o Capim Canastra, primeiro queijo brasileiro a ser premiado internacionalmente, fato ocorrido no Mondial du Fromage, na França, 2015. “Esse produto, com essa consagração, foi um grande divisor de águas para o nosso mercado, ajudou muito a transformar o cenário da Serra da Canastra. A gente passou a olhar para o nosso e valorizar, ao passo em que o mundo viu e atestou que fazemos um queijo de extrema qualidade. E que podemos sim estar no patamar e competir com os melhores do mundo”, declara o empresário.

A programação ainda destaca duas atividades especiais: Oficina de Manteigas (R$ 150,00) com o especialista no assunto Diego Martins (Queijo Caseirinho, São Carlos, SP); e Workshop para Crianças com Marly Leite (Araxá Senzala, de Araxá, MG), no qual os pequenos vão aprender a preparar o próprio queijo e voltam para a casa até com um diploma de ‘mestre queijerinho’ (R$ 90,00), idade mínima de 8 anos e com duração de 1 hora).

Em ambos, as vagas são limitadas a 12 lugares; e as inscrições podem ser feitas diretamente no espaço ou pelo tel. (11) 2639-9206.

Queijarias e queijos confirmados

  • Azul do Bosque(Joanópolis, SP): cremoso, intenso, com inspiração no modo de fazer do Stilton inglês. É medalha de Ouro e Super Ouro no III Prêmio Queijo Brasil (2017).
  • Queijo Caseirinho – Diego Martins, de São Carlos –SP, é conhecido pela manteiga que produz, mas também pela mussarela artesanal, filada na hora, em frente aos clientes.
  • Capim Canastra(Serra da Canastra): primeiro queijo brasileiro a ser premiado internacionalmente, recebeu medalha de prata no Mondial du Fromage, na França, 2015. Quando recebeu esse prêmio, só a Galeria do Queijo vendia em SP.
  • Araxá Senzala(Araxá, MG): dono da medalha de Ouro e Super Ouro no Mondial du Fromage, na França. Único brasileiro com esse feito. Até a data do prêmio, o único local que esse queijo tinha sido vendido era a Galeria do Queijo.
  • Queijo do Ivair(Serra da Canastra, MG): com mofo branco natural. Um dos pioneiros a apostar no mofo branco.
  • Coração da Serra(Natividade do Serra, SP): com formato de coração e feito com mofo branco.
  • Queijo Tulha(Amparo, SP): queijo de massa dura, com maturação que pode variar de 6 meses (jovem) até 18 meses (maturado) – versão vencedora da medalha de Ouro no World cheese Awards, em 2016.
  • Queijo Mandala(Pardinho, SP): é elaborado com leite cru, tem a casca lavada e é maturado por 18 meses.

Sobre Falco Bonfadini

Falco Bonfandini era tenente do exército e quando estava prestes a se casar com Márcia Araújo, professora, o casal resolve investir em um negócio: nascia assim a Galeria do Queijo. “Eu era louco por queijo e vi ali uma possibilidade interessante. Mas por longos anos, digamos, mais de 15, era aquele sujeito clássico, que gosta de comer qualquer queijo e queijo em tudo. Não imaginava que existia esse outro universo do artesanal. O senso mudou cerca de cinco anos atrás, quando provei um Canastra. Fiquei impactado, comecei a vender, o interesse dos clientes foi quase que automático. Vi que isso significava algo e resolvi ir até essa região mineira”, relembra ele, que considera este momento o crucial para toda a mudança de seu pensamento e, consequentemente, dos objetivos e os caminhos que deveria traçar em seu estabelecimento.

De lá para cá, as viagens são incessantes e ele, ao lado da esposa, dedicam-se inteiramente à isso e levantam a bandeira em prol do pequeno produtor. Atualmente, ao lado do mentor Bruno Cabral, é organizador e jurado do Prêmio Queijo Brasil, iniciativa anual e a maior do setor no Brasil, que chega em sua quarta edição e ocorrerá entre os dias 07 e 11 de novembro, no Mesa São Paulo, congresso gastronômico organizado pela revista Prazeres da Mesa, no Memorial da América Latina.

Galeria do Queijo – Av. Prof. Abraão de Morais, 1500 – Box 06 – Saúde, São Paulo, tel. (11) (11) 2639-9206

crédito foto: Fernando Liberato