Funcionalidade e design ditam tom de apê de 260 m²

O desafio da mulher empreendedora será debatido no Summit Êxito de Empreendedorismo
5 de novembro de 2020
Festival Risadaria inova em versão digital e totalmente gratuita
5 de novembro de 2020

Assinado pelo escritório UNIC Arquitetura, projeto alia tendências contemporâneas à espaços integrados.

Para uma jovem família curitibana, amplos ambientes e a ideia de transformar e valorizar suas relações entre si através do novo lar eram necessidades básicas no apartamento de 260m². Apreciadores de gastronomia e vinho, os moradores desejavam um local propício para reunir familiares e amigos em jantares ou encontros ao pé da lareira. Sendo assim, o projeto, assinado pelas arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, teve como fio condutor a ideia de conexão e convivência, através de espaços que unissem uma estética clean à funcionalidade necessária dos dias atuais.

 

O ponto de partida foi a integração da churrasqueira, antes parte de uma varanda externa, à sala de jantar, proporcionando um espaço muito mais amplo aos moradores. O acesso se dá por uma porta de correr, podendo agregar mais privacidade aos ambientes – além de aquecer e dar um charme especial ao décor com o revestimento amadeirado.

      

Seguindo uma paleta de cores minimalista, o projeto conta com elementos em preto, cinza e branco, combinados com o toque aconchegante da madeira. Essa escolha permitiu às profissionais acrescentarem pontos de destaque ao apartamento através de obras de arte, como a tela em óleo sobre a lareira, da artista plástica Dea Fylyk, móveis soltos, objetos de decoração e paisagismo.

Apostando em uma marcenaria personalizada para combinar design e funcionalidade, as arquitetas emolduraram o espaço social com um extenso pórtico em fresno negro, que percorre toda a sala de estar e termina formando um armário de apoio à mesa de jantar. Engatado a ele, um aparador suspenso por cabos de aço foi pensado como ‘’bar’’ para expor bebidas de acervo da família.

Ainda neste mesmo ambiente, o painel/porta ripada dá acesso principal ao apartamento e demarca a iluminação dos quadros da Urban Arts, nesta entrada.

Os quartos seguem a mesma linguagem do projeto, aliados a detalhes que trouxeram um conceito mais jovem e autêntico.

Crédito fotos: Eduardo Macarios