Fruto da união de três cervejeiros independentes em 2015, a Dogma foi eleita a melhor cervejaria brasileira já em seu primeiro ano de existência

LG LED 136″ redefine a experiência de cinema em residências de luxo
6 de dezembro de 2021
Artes Visuais: curso oferece aos futuros artistas oportunidades de trabalho na educação, cultura, arquitetura e moda
6 de dezembro de 2021

Colecionando prêmios e títulos por conta da personalidade com a qual imprime em suas receitas ousadas, a Dogma é, hoje, uma das mais promissoras franquias do segmento de bares do Brasil

Fundada em 2015 por meio da amizade de três cervejeiros independentes: BrunoMorenoLeonardoSatt e LucianoSilva – que na época, possuíam suas próprias marcas: Serra de Três Pontas, Prima Satt e Noturna, a Dogma não demorou a ser reconhecida como uma das melhores cervejas artesanais do país, angariando prêmios e certificados desde seu primeiro ano de existência, quando foi eleita pelo Ratebeer (um dos maiores sites de avaliação de cervejas do mundo) como a melhor cervejaria brasileira de 2015. Prêmio esse que voltou para as mãos da cervejaria em 2017 e 2018.

Em plena expansão, a Cervejaria Dogma, com certificação da ABF (Associação Brasileira de Franquias), se revela uma das franquias mais promissoras do setor de bares para 2022. Em 2021, apenas alguns meses após o fim das restrições geradas pela pandemia, em um cenário de devastação para os pequenos e microempreendedores, a Cervejaria Dogma prova, mais uma vez, sua resiliência ao inaugurar a própria fábrica além de três franquias da marca.

Hoje a marca conta com as seguintes unidades: Dogma Santa Cecília, Dogma Itaim, Dogma Jardins e Dogma Pinheiros. Além dos taprooms, a marca conta com pontos fixos de delivery nas regiões de Alphaville, Araraquara, Ribeirão Preto, Brasília, São José dos Campos e Mooca (este último, por meio do aplicativo Mooca Plaza).

A franquia, que vem para surpreender e gerar experiências etílicas e comportamentais únicas, contou com a Cherto, consultoria em franquias, formatação e expansão de negócios, que planejou e estruturou o modelo de negócio.

“Foi um prazer e uma honra para a equipe da Cherto trabalhar com a Dogma nesse projeto de desenvolvimento de rede de franquias e que envolve um segmento que vem crescendo cada vez mais: o de cervejas artesanais de alta qualidade”, declara Fernando Campora, Sócio-Conselheiro da Cherto.

“Muitas pessoas de várias regiões do país questionavam se tínhamos bares próprios em outros endereços, por isso sentimos que era o momento de nos lançarmos no franchising”, ressalta Bruno Moreno. No total, a marca investiu R$1,5 milhão para dar o pontapé inicial.

Sobre a fábrica

Instalada na Mooca/SP, a fábrica tem 1200m² com capacidade de produção de 50 mil litros/mês, conta com uma adega de 24 mil litros (expansíveis para até 50 mil) e uma sala de maturação em barris com temperatura e umidade controladas para receber cervejas em barris, assim como o projeto de drinks prontos, como o já lançado Negroni.

Seja na impressão de seu DNA em suas receitas ou nas artes de seus mais de 300 rótulos sazonais, a Dogma, constantemente inovando, foi mais além ao divulgar que todas suas unidades físicas passariam a aceitar pagamento em bitcoins a partir do dia 02 de novembro. “Já há algum tempo que a grande maioria das transações comerciais são feitas virtualmente, sem a necessidade de manipulação de dinheiro físico. Aceitar bitcoins é aumentar o leque de opções de pagamentos dos nossos clientes, além de nos adiantarmos em uma prática que será muito comum no comércio varejista nos próximos anos” – afirma Leonardo Satt.

“Nascida com o objetivo de entregar experiência e qualidade por meio da cerveja, a Dogma segue com seu compromisso de produzir receitas ousadas, altamente lupuladas e deliciosamente complexas”, finaliza Luciano Silva.

Ficha Técnica da Franquia

Segmento: Alimentação

Investimento: a partir de R$490 mil

Retorno: 30 meses

Lucro Líquido: 15%

Taxa de Publicidade: 2% sobre o faturamento do mês

Royalties: 5% sobre o faturamento do mês

Faturamento médio: a partir de R$ 120 mil

Capital de Giro/ Estoque Inicial: R$ 50 mil

Área aproximada de instalação: 60 a 100m

Sobre a Dogma

Fundada em 2015, a marca nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna e Leonardo Satt, da Prima Satt, já se ajudavam com receitas, produção e logística quando decidiram unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e pelas receitas criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 300 rótulos que agradam consumidores ávidos por qualidade e complexidade.

Colecionando prêmios e títulos por conta da personalidade com a qual imprime em suas receitas ousadas, a Cervejaria Dogma foi eleita a melhor cervejaria brasileira pelo RateBeer nos anos de 20152017 e 2018. Também em 2018, a revista Prazeres da Mesa indicou o Taproom Dogma Santa Cecilia entre os três melhores lugares para tomar chope em São Paulo. E, no mesmo ano, a Dogma participou da Borefts, evento realizado anualmente pela DeMolen, na Holanda – uma das cervejarias mais renomadas da cena cervejeira na Europa e no Mundo. Em 2019 e 2021 ganhou o prêmio de Melhor Chope Veja SP na edição Comer & Beber.

Saiba mais em www.cervejariadogma.com.br/