Fruteiras podem estimular a alimentação saudável

Próxima viagem: quatro chalés charmosos e com muito conforto em cidades brasileiras
7 de março de 2019
Slow Food no Paraná se une para a valorização do alimento regional
8 de março de 2019

Além de decorativo, acessório nos lembra de incluir frutas e legumes nas refeições do dia a dia

Na busca por uma alimentação mais saudável, vale recorrer a hábitos que simplifiquem nossa escolha por alimentos nutricionalmente mais ricos. Um desses truques é a valorização do apelo visual, afinal, manter frutas e legumes ao alcance dos olhos pode funcionar como lembrete diário para consumi-los, aumentando a ingestão de vitaminas, fibras e outros benefícios para nosso corpo. Por isso, optar pelo uso de uma fruteira é capaz de reforçar esse estímulo e ainda dar um tempero a mais no décor da cozinha.

A nutricionista Kelly Todescatto explica que é mais fácil criar hábitos saudáveis quando recebemos diferentes estímulos – uma das estratégias possíveis é manter diferentes frutas e legumes expostos. “Muitas pessoas compram esses alimentos e deixam escondidos na última gaveta da geladeira – acabam nem lembrado que eles estão lá. Outra coisa que acontece com frequência é deixar tanto tempo na geladeira que acabam ficando murchos, menos saborosos e menos nutritivos, o que faz diminuir o consumo de frutas e verduras”, explica a nutricionista. “As melhores frutas e verduras para se ter na fruteira são as da época. Elas são mais baratas, têm menos defensivos agrícolas, são mais nutritivas e muito mais saborosas. Na maioria das vezes, trazem os nutrientes necessários para a estação, como por exemplo a vitamina C da laranja nas estações mais frias. Outra dica é que, com os dias agitados, você pode ‘adotar’ um agricultor e receber uma cesta com produtos da época na comodidade de sua casa”, completa.

Existem diversos modelos de fruteira, atendendo a todos os estilos de decoração e necessidades de uso – desde o minimalista até o design mais arrojado. Confira algumas sugestões:

ARMAZENE COM ESTILO

A arquiteta Tatiana Yokota tem um ótimo exemplo sobre como unir qualidade de vida, praticidade e design no armazenamento de frutas e legumes. Em um cômodo de 24m², ela realizou um projeto para uma família que adora preparar refeições (não há hora que não tenha algo sendo preparado: suco, bolo, café ou assados). Para os moradores, era essencial a presença de uma fruteira, preferencialmente um modelo tradicional, de piso. Ela escolheu, então, gavetas multiuso com acabamento cromado – segundo Tatiana, a aposta certeira, já que o utilitário une beleza e praticidade.

Fruteiras avulsas também podem dar um toque extra ao décor da cozinha ou área gourmet e servir como lembrete para uma alimentação mais saudável. A fruteira Vick, assinada pela designer Juliana Desconsi para a Masutti Copat, é um ótimo exemplo. Com foco na usabilidade – sem abrir mão do estilo – fornece modernidade ao ambiente, embelezando a apresentação das frutas. Resistente, com fabricação em aço inox, a fruteira é ideal para valorizar a decoração com personalidade e durabilidade (disponível nas cores vermelha, amarela, preta e cappuccino).

Já a fruteira Due possui sistema construtivo inteligente, assumindo diferentes disposições: dependendo da quantidade de frutas, pode ser utilizada aberta ou fechada. Esse, aliás, é um dos diferenciais exclusivos do produto: sua concepção funcional, que assegura praticidade e permite melhor aproveitamento de espaço nas situações de uso. A fruteira Due pode ser dobrada conforme a necessidade de uso, reduzindo seu tamanho para ampliar a área útil dos balcões ou bancadas. Seu formato anatômico garante a delicadeza no acondicionamento dos alimentos.

Quem também tem vez no armazenamento de frutas e legumes é a moderna fruteira Orbi, que harmoniza forma e função em uma criação especialmente desenvolvida para cozinhas e áreas gourmet cheias de estilo. Composta pela mescla de arames e couro, aposta na combinação de materiais para explorar o conceito artesanal, mas com um toque de sofisticação que só o metal é capaz de conferir. Peça assinada pela designer Juliana Desconsi para a marca Masutti Copat.

Onde encontrar: fruteiras Masutti Copat à venda em lojas e e-commerces parceiros. Consulte em www.masutticopat.com.br.

crédito fotos: Guilherme Jordani