Fragmentos de Guerra no Teatro Paiol

Universidade Aberta vai inaugurar primeira Cátedra UNESCO de Estudos Globais
26 de setembro de 2023
Moda Bridal Masculina: Lu Rodrigues apresenta sua Coleção Verano 2024/25
26 de setembro de 2023

A Mostra de Repertório do grupo Rosa Armorial apresenta o show “Fragmentos de Guerra” – uma homenagem ao versátil compositor brasileiro César Guerra-Peixe (1914/1993) – na próxima quinta-feira, dia 28, às 20 horas, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro s/nº). O espetáculo apresenta adaptações e releituras de peças solo, duos, trios e orquestrais para a formação do grupo e vai mostrar ao público uma obra que permanece jovem, dançante e envolvente, com arranjos do Rosa Armorial em conjunto com o maestro Letieres.

O quarto espetáculo da Mostra de Repertório revela a versatilidade musical de Guerra-Peixe e possibilita uma riqueza infinita de possibilidades musicais e potências sonoras. No palco do Paiol os seis integrantes do Rosa Armorial – Carla Zago (violino, rabeca e viola de arco), Marcela Zanette (flautas Transversais), Du Gomide (viola de 10 Cordas), Bruna Buschle (baixo elétrico), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (bateria), e ainda as participações especiais de Camila Cardoso (marimba) e Rebeca Friedmann (cello).

Além de promover a produção atual e paranaense de música instrumental, o Rosa Armorial sempre tomou o cuidado de inserir em seu repertório obras dos fundadores e representantes do movimento armorial, por acreditar que é preciso conhecer a fundo a obra dos mestres para dar-se o direito de ousar na mesma linguagem. Dessa forma já foram contemplados Antônio Madureira, Antônio Nóbrega, Camargo Guarnieri, Egildo Vieira, Cussy de Almeida entre outros. Em 2018 foi gravado o álbum “Fragmentos de Guerra” que será apresentado integralmente na Mostra e está disponível nas plataformas de streaming (youtube, spotify, deezer, iTunes, entre outras).

O Rosa Armorial, grupo de música instrumental brasileira, produz espetáculos e composições musicais inspirados pelo Movimento Armorial, criado em 1970 por Ariano Suassuna visando valorizar as manifestações culturais populares brasileiras. Este projeto tem apoio da Sauí Responsabilidade Social e é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo do Colégio Positivo e Universidade Positivo.

A Mostra de Repertório será apresentada até dezembro no Teatro do Paiol e as próximas apresentações incluem outros trabalhos produzidos pelo grupo. Em outubro (dia 25), o compositor Hermeto Pascoal será homenageado com o show “Hermeto Armorial”. E fechando a Mostra, no dia 1º de dezembro acontece “O Auto do Menino Jesus”, um Natal com sotaque brasileiro.

Serviço: Fragmentos de Guerra show com o grupo Rosa Armorial participações especiais de Camila Cardoso (Marimba) e Rebeca Friedmann (Cello). No repertório, obras de Guerra-Peixe – quarta atração da Mostra de Repertórios. Quinta-feira, dia 28, às 20 horas, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro s/nº). Ingressos R$15 e R$7,50 (meia entrada). Vendas pelo Sympla:  sympla.com.br/evento/fragmentos-de-guerra-releituras-do-rosa-armorial-para-a-obra-de-guerra-peixe/2147606

Classificação etária: Livre. Duração 65 min. informações: (41) 3229-4458.

Repertório do show

Todas as obras são de autoria de César Guerra-Peixe (1914/1993)

  1. Falso Pau-de Arara (da suíte No Estilo Popular Urbano)
  2. Galope
  3. A Inúbia do Cabocolinho
  4. Vinte de Janeiro (da suíte No Estilo Popular Urbano)
  5. Cantiga (originalmente para duas flautas)
  6. Mãe d’água
  7. Mourão
  8. Gonguê (originalmente para três flautas)
  9. Frevo (da Suite Sinfônica n° 2 – Pernambucana)
  10. Ponteado Nordestino

Crédito fotográfico: Márcia Kohatsu