Fórum Mundial de Educação Não Formal será no Brasil

Ícone da Surf Music mundial, Donavon Frankenreiter, anuncia show inédito em Curitiba
4 de dezembro de 2019
Pousada Estrela D’Água celebra 21 anos com lançamento de joias exclusivas e presenteia suas hóspedes com make-up e mimos da Guerlain
4 de dezembro de 2019

Evento reunirá principais organizações jovens do mundo para debater contribuição do modelo não formal como complemento à educação formal

Cerca de 400 participantes de mais de 170 países são esperados para o 3.º Fórum Mundial de Educação Não Formal, no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 11 de dezembro. Mais de 30 organizações internacionais discutirão os desafios e o papel do modelo não formal na agenda da educação em todo o mundo. O cenário escolhido foi o Museu do Amanhã, um local que desde a proposta inicial busca respostas sobre as mudanças da atual sociedade e também do futuro.

O evento é uma iniciativa da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, em aliança com os Escoteiros do Brasil, movimento educacional de jovens que tem grande representatividade no mundo todo, e parceria com mais de 30 organizações internacionais, entre elas o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e o Escritório do Enviado Geral da Juventude do Secretário-Geral (OSGEY).

O evento chega à terceira edição com novo formato e novo nome – em 2013 (Hong Kong) e 2017 (Suíça) foi intitulado Congresso Mundial de Educação Escoteira. “O fórum tem um formato dinâmico, projetado para informar o debate global sobre educação e desenvolvimento de jovens em um mundo em rápida mudança. É um ponto de convergência para líderes e praticantes do processo não formal. É também uma resposta à necessidade cada vez maior de formar líderes, desenvolver a juventude e a cidadania, bem como para o debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica Celso Menezes, coordenador do evento.

O Fórum contempla outros eventos em sua programação. O 3° Congresso Mundial de Educação Escoteira – uma forma de fortalecer os laços entre as Organizações Nacionais Escoteiras (correspondentes à cada país) e os agentes da sociedade para refletir sobre a contribuição do escotismo para a educação. O Simpósio Global sobre Educação Não Formal e discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – uma oportunidade de jovens e representantes de organizações mundiais contribuírem com workshops, discussões e apresentação de cases. A reunião do ‘Big 6’ – grupo das seis maiores organizações jovens do mundo, composta pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), a Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS), a Associação Cristã de Moças (YWCA) e a Associação Cristã de Moços (YMCA), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e o Prêmio Internacional Duque de Edimburgo. Juntas, as seis organizações reúnem mais de 250 milhões de jovens de mais de 200 países e territórios.

Serviço

Fórum Mundial de Educação Não Formal

Local: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – RJ

Data: 09 a 11 de dezembro de 2019

Informações: https://worldnfeforum.com/

Programação

Dia 1 (9/12)

9h – Sessão Plenária de Abertura

10h – Plenária: Posicionando a Educação Não Formal em um Mundo em Mudança da Aprendizagem

11h30 – Sessões de desagregação: desenvolvendo habilidades e competências na educação não formal

14:30 – Sessões Extraordinárias: Educação Não Formal em Ação: Melhores Práticas

16h – Plenária: Educação Não Formal e os ODS

17h30 – Reflexão

17:45 – Noite de Networking

Dia 2 (10/12)

09h – Tendências atuais e futuras que impactam os jovens

11h30 – Sessões de breakout: desafios e tendências que impactam os jovens

14h30 – Sessões Extraordinárias: Abordagens Educacionais para o Desenvolvimento da Juventude, Nossos Diferenciadores

16h15 – Sessões Extraordinárias: Abordagem Educacional ao Desenvolvimento da Juventude, Nossos Diferenciadores

18h30 – Mercado de Ideias e Noite Internacional

Dia 3 (11/12)

09h – Plenária: O futuro das habilidades e da educação

09h30 – Mesa Redonda de Formuladores de Políticas: Como as Políticas Podem Promover a Educação Não Formal

11h – Laboratórios de inovação: novas ideias em educação não formal e desenvolvimento da juventude

11h – Etapa dos Objetivos Globais: Educação Não Formal e os ODS

15h – Plenária: Olhando para o futuro da educação não formal

16h30 – Maremoto

19h – Plenária de encerramento e recepção no aquário

Escoteiros do Brasil

Os Escoteiros do Brasil é a única organização do país reconhecida e certificada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro. É responsável por dirigir e acompanhar as práticas escoteiras adotadas no Brasil. Ao todo, são mais de 100 mil escoteiros, reunidos em 1533 Unidades Escoteiras locais, em 722 cidades espalhadas em todo o território nacional.

Ferramenta de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada. O Movimento Escoteiro é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e jovens por meio de um programa educativo próprio, presente há mais de 100 anos no Brasil. Saiba mais em https://www.escoteiros.org.br