Flávia Junqueira explora as diversas camadas do universo lúdico em nova exposição na Zipper Galeria

Vendas de aeronaves aquecem mercado de seguro aeronáutico
1 de abril de 2024
Paraná tem a melhor e mais diversificada agricultura do país, mas enfrenta um panorama desafiador
1 de abril de 2024

Com carrossel flutuante, a mostra “Rêverie” convida a uma reflexão sensível sobre nossa relação com as memórias da infância

Com uma instalação imersiva que transita entre o fantástico e o estranho, a artista visual Flávia Junqueira, apresenta “Rêverie”, sua nova exposição em cartaz desde 21 de março, na Zipper Galeria. No centro desse espetáculo, flutuando a dois metros do chão, um carrossel imponente paira como uma visão retirada dos sonhos. Pesando três toneladas, ele desafia a gravidade, girando suavemente no espaço, em um ambiente espelhado, transportando os visitantes para um universo onde a realidade se mistura com a fantasia.

A leveza com que o carrossel flutua confere à exposição uma atmosfera etérea. É como se o tempo se suspendesse, permitindo que os visitantes se entreguem à sensação de estar imersos em um sonho lúcido. Cada volta do carrossel traz consigo não apenas o êxtase de uma atração de parque de diversões, mas também a fantasia de uma infância perdida, reacendendo memórias de nostalgia e inocência.

De acordo com Flávia Junqueira, o propósito da instalação é convidar o espectador a um olhar mais profundo de si mesmo, de sua própria trajetória e da relação com as múltiplas camadas de suas próprias memórias da infância.

“A proposta é relacionar uma conexão de impacto psíquico entre a obra e o espectador. Ao se deparar com a grandiosidade e peculiaridade de um icônico brinquedo de parque de diversões, cujo teor fantástico está relacionado à memória da infância coletiva, o espectador também encontra um maquinário que se revela meticulosamente exposto, refletido de forma espelhada. Trata-se de uma forma de entrar em contato com a beleza do carrossel para além se sua pureza e deparar-se também com suas engrenagens, facetas, e camadas refletidas”, explica a artista.

Neste espaço, além dos artefatos provenientes do universo da cenografia e dos parques de diversão, as luzes e sons ambientes foram pensados para desafiar os visitantes a refletirem sobre as fronteiras da realidade e imaginação, da visão íntima de seus traumas e da revelação de seus monstros internos. Mais do que um convite à fantasia, a exposição desenha um percurso introspectivo, transcendendo a melancolia nostálgica da jornada humana. A exposição conta com texto curatorial de Carollina Lauriano.

Serviço:

Exposição Rêverie

Artista: Flávia Junqueira

Quando: até 27 de abril – Das 10h às 19h

Onde: Zipper Galeria – Rua Estados Unidos, 1494.

Entrada franca

Sobre Flavia Junqueira

Nascida em São Paulo, Flávia Junqueira (38) tem o universo visual da infância e a construção de um imaginário sobre este período da vida como inspiração e ponto de partida das suas criações, nas quais cenas do real e fictício, o físico e o alegórico, o presente e o passado, o adulto e a criança se unem e se conectam. A artista usa da fotografia e da cenografia em espaços arquitetônicos ou abertos, para criar uma atmosfera de fantasia que conversa com a realidade do ambiente. Os balões coloridos em suas obras são os protagonistas que sobem ao palco, seja ele qual for, na rua, no ar, na sala. Flávia Junqueira é representada pela Zipper Galeria no Brasil, pela Reiners Contemporary Art na Espanha, Unix Gallery em Nova York e pela Galeria VOSS na Alemanha, além da galeria Gilman Contemporary em Idaho, nos EUA.

Site: Link

Instagram: Link

Sobre a Zipper Galeria

Localizada nos Jardins, na Rua Estados Unidos, 1494, a Zipper Galeria é muito mais do que uma galeria de arte; é um espaço dinâmico que se reinventa continuamente para acolher a multiplicidade de discursos da cultura contemporânea. Desde sua inauguração em 2010, a galeria tem sido um farol para artistas emergentes e uma plataforma inclusiva para nomes estabelecidos.

Site: Link

Instagram: Link

fotos: divulgação