Fisiologista do esporte do HCor dá dicas para atividades outdoor durante o outono

Cidades Inteligentes: economia compartilhada utilizando a tecnologia blockchain
21 de maio de 2018
Hot Park está entre os dez parques mais visitados do mundo em 2017
21 de maio de 2018

Fazer exercícios no frio pode aumentar a queima de calorias; Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades físicas durante o outono e inverno tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis 

O frio do outono é um convite para ficar mais tempo na cama e, mais ainda, bem longe da academia. Mas poucos sabem que esta época é a melhor do ano para praticar atividades físicas ao ar livre. E, com o clima mais ameno, leva o corpo a queimar mais calorias para manter-se aquecido.

Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades físicas durante o outono e inverno tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil óbitos no país.

Outra consequência é o aumento do apetite. Quanto maior a sensação de frio, maior a fome. Isso ocorre porque, para manter a temperatura básica do organismo, o metabolismo precisará acelerar o seu funcionamento, o que pode ser até cinco vezes o normal.

De acordo com o fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração), Diego Leite de Barros, no outono e inverno, as pessoas ingerem um número maior de alimentos com grande quantidade de gordura como chocolate quente, feijoada, sopa e, por isso, é importante praticar os exercícios, lembrando sempre da importância do aquecimento antes das atividades, que podem evitar lesões musculares mais graves.

“Contudo não podemos generalizar, pois os resultados dependem da quantidade e da intensidade do exercício e, principalmente, de uma alimentação adequada. Mesmo com o clima frio, para a prática de atividades outdoor, o ideal é usar roupas leves de tecidos como a poliamida. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável”, pondera Diego Barros, do HCor.

Hidratação antes, durante e depois dos exercícios: mesmo durante o outono

O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física. Por isso é importante aquecer e alongar. Hidratação antes, durante e depois do exercício é essencial, pois, assim como no verão, o corpo perde líquido através da transpiração.

Segundo o fisiologista do esporte, manter a atividade física em dia durante o outono e inverno pode ser um grande desafio até para os atletas mais assíduos. Para muitos, fica difícil manter a motivação e, principalmente, enfrentar o frio quando o lugar mais aconchegante na hora dos exercícios é a cama. Mas nossa saúde e os bons resultados dependem de um programa consistente durante todo o ano.

“Não podemos esquecer que é a redução dos estímulos físicos durante o outono e inverno que nos faz gastar menos calorias com atividades físicas, além de diminuir o ritmo de nosso metabolismo. É também neste período que tendemos a consumir alimentos mais calóricos, resultando em aumento de peso”, esclarece.

Para o fisiologista do esporte, nossa aptidão cardiorrespiratória pode diminuir em 20% dentro de três a oito semanas, caso os níveis de atividade física sejam interrompidos. Para afastar de vez a preguiça, vencer o frio e praticar atividades outdoor, confira as dicas do fisiologista Diego Leite de Barros, do HCor (Hospital do Coração):

Prática de atividades outdoor: se nos dias mais quentes as atividades ao ar livre são mais apreciadas, durante o outono e inverno, com as temperaturas mais baixas e a preferência das atividades é outdoor, o ideal é escolher o horário de sol mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor dos raios estimule seus músculos ao exercício físico;

Preparação para o exercício: nesta época do ano, uma atenção redobrada deve ser dada ao aquecimento, devendo ser mais demorado, com o objetivo de preparar melhor nosso organismo e assim evitarmos possíveis lesões;

Proteção:a maior preocupação para o exercício no frio é a hipotermia (perda de calor excessiva). Verifique as condições de temperatura e do vento antes de ir para um ambiente externo e use roupas adequadas para o clima, que ofereçam também o conforto;

Hidratação: apesar de suar menos no inverno, o organismo necessita ser hidratado antes, durante e após os exercícios. A desidratação afeta a habilidade do corpo para regular o calor e aumenta o risco de esfriamento;

Exercício ideal:indicar tipos de exercícios especificamente para ser realizado no inverno é muito difícil, pois cada pessoa possui preferência por uma determinada atividade. O ideal é que, independente da atividade escolhida, a pessoa se exercite regularmente. Caminhada, corrida, futebol, entre outros esportes, são ótimas opções.