Festival da Diversidade Superar promove inclusão social e ensina surf aos participantes

Mercedes-Benz mantém liderança mundial em automóveis e comemora o oitavo ano consecutivo de recorde de vendas
18 de janeiro de 2019
Harley-Davidson revela detalhes da motocicleta elétrica LiveWire
18 de janeiro de 2019

Evento acontece no dia 19 de janeiro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e é aberto ao público

Promover a inclusão social, respeitando as diferenças de cada um, e estimular a diversidade na praia. Esse é o principal objetivo da sétima edição do Festival da Diversidade Superar, que será realizada no dia 19 de janeiro, das 8h às 11h, no posto 2 da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Realizado pelo Instituo Superar, o festival faz parte das ações do Projeto Respirar, idealizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), com apoio da ADAPTSURF e da FQM, e contará com atividades esportivas abertas à participação do público.

O projeto nasceu para conscientizar e alertar a população sobre os problemas respiratórios e ensinar as pessoas a “respirarem”, para terem melhor qualidade de vida e de saúde. Além disso, uma de suas prerrogativas é promover campanhas educativas e fazer-se ouvir na organização de serviços e campanhas otorrinolaringológicas. A primeira ação promovida pela ABORL-CCF na área de Rinologia aconteceu em 2008.

Festival da Diversidade

O Projeto Festival da Diversidade surgiu em 2014 com a proposta de unir todas as modalidades de paradesporto do Instituto Superar, em um só dia e no mesmo evento, para que todos os alunos, atletas e professores pudessem estar juntos. Em 2016, surgiu a ideia de realizar o Festival na praia, explica a diretora presidente do Instituto Superar, Carina Alves. “A praia é um lugar onde circula muita gente, e com isso, conseguimos apresentar a diversidade humana e a capacidade do ser humano como um todo. Além de mostrar que as pessoas com algum tipo de deficiência são capazes de desempenhar várias tarefas e praticar muitos esportes. Então, além de termos uma missão de impactar a sociedade em relação às diferenças, também conseguimos proporcionar aos nossos alunos, atletas e os familiares, maior integração”.

Esta edição do Festival da Diversidade terá atividades no mar, com a presença de aproximadamente 60 participantes do instituto que receberão aulas de surf adaptado ministradas pela ADAPTSURF, representada pelos profissionais Phelipe Nobre e Renata Machado. Também, está confirmada a presença da bicampeã mundial de surf adaptado, Fernanda Tolomei.

“É importante ressaltar também que nossa expertise compreende atividades fora do mar. Por isso, fazemos questão de contar com a parceria de uma instituição, desta vez a ADAPTSURF, que tem know how para a realização de uma atividade dentro d´água”, detalha Carina.

O Projeto Respirar contará com uma série de iniciativas voltadas para a importância da respiração, prevenção de doenças respiratórias, dicas de exercícios, agenda esportiva e outras ações ao longo do ano, em vários estados, que poderão ser conferidas no site: https://www.projetorespirar.com.br

Serviço

Festival da Diversidade Superar

Data: 19/01/2019

Local: Posto 2 da praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Horário: das 8h às 11h

ADAPTSURF

Fundada em 2007, a ADAPTSURF é uma associação sem fins lucrativos, que promove a inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Fundada em 1978, a ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial é uma sociedade civil de caráter científico, sem fins lucrativos, legítima representante da classe profissional dos médicos otorrinolaringologistas, que se propõe a promover o desenvolvimento da especialidade e o intercâmbio científico, técnico, cultural e social entre os seus profissionais. É vinculada à Associação Médica Brasileira.

FQM

A FQM é uma empresa farmacêutica especializada em medicamentos vendidos sob prescrição médica. Sua linha de produtos está presente em farmácias de todos os Estados do Brasil. A fábrica está localizada no Rio de Janeiro e possui a certificação de boas práticas, emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A sua missão é promover a saúde e o bem-estar, colocando à disposição da classe médica e profissionais de saúde, soluções terapêuticas modernas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

Instituto Superar

Através do esporte paralímpico e da educação, o Instituto Superar visa trabalhar o desenvolvimento humano, sobretudo a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida para permitir a conquista da independência e da autonomia social. Com 11 anos de atuação e sede no Rio de Janeiro, onde atualmente atende a 80 alunos e atletas, a instituição também atua em São Paulo e Minas Gerais, somando outros 30 integrantes, além de seus familiares que também são atendidos. As atividades oferecidas são vôlei sentado, atletismo, natação e futebol adaptado, bocha, atendimento nutricional, psicológico e rodas de conversa sobre diversos temas – a participação de atletas em competições nacionais e internacionais já rendeu a conquista de diversas medalhas.