Festival BR 135 anuncia a criação de selo, que nasce com o propósito de jogar holofote em artistas do Maranhão

Aprenda a melhorar o relacionamento com idosos com Alzheimer
13 de abril de 2021
Lago Corumbá IV ganha novas atrações e se torna destino dos moradores do eixo Goiânia-Brasília
13 de abril de 2021

Criar vínculos entre artistas independentes dos quatro cantos do Brasil e os cenários do Maranhão já virou um hábito para a Criolina, dupla formada por Alê Muniz e Luciana Simões, também responsável pelos nove anos de história do Festival BR 135

Agora, a inventividade do duo ganha um novo capítulo na missão de estreitar o elo entre a produção musical maranhense e de outras regiões do país: nesta segunda, dia 12 de abril, os artistas consolidam a criação do selo BR 135(acesse aqui), que chega acompanhada da faixa “Dis-Ritmia”, escrita por Estrela Leminski, Teo Ruiz e Criolina (ouça aqui). Um registro audiovisual está previsto para o dia 26 de abril.

O selo, que proporciona gravação de singles, desenvolvimento de material fotográfico e registro de videoclipes, chega ao mundo com seis projetos selecionados. São eles: AFRÔS, Butantan, Gugs, Regiane Araújo, The Caldo de Cana e Pantera Black. Juntos, eles são apresentados pelo selo no EP Conecta Música(ouça aqui). “Estamos dando oportunidade a alguns artistas de gravarem pela primeira vez”, destaca Luciana, que além de idealizadora da ação é cantora e compositora.

Sob direção de Sunday James e Tássia Dur, o BR 135 levou a criatividade dos integrantes do EP para o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM). Espaço emblemático da cultura do estado, o local em que os registros audiovisuais foram feitos se tornou palco de toda a pluralidade sonora da iniciativa, que dá protagonismo às cenas do rap, MPB, LGBTQIA+ e à cultura afro diaspórica. “O time de artistas que estamos apresentando aponta para essa fonte que o Maranhão tem e está sempre se renovando com a música da quebrada, das mulheres, dos manos, das minas, do hip hop, da cultura popular, do groove e do brega”, destaca Alê sobre as múltiplas linguagens impulsionadas pelo selo.

O projeto contou com direção fotográfica de Layla Razzo e com os estúdios Black Room e Base SLZ para eternizar os universos de cada artista. “E estes são apenas os primeiros passos. Temos muito mais para apresentar ao mundo e várias outras novas conexões para estabelecer”, conclui a dupla.

Ouça “Dis-Ritmia”
Ouça o EP Conecta Música
Assista “Yebá Bëló”, de Pantera Black
Assista “Me Levo”, de Regiane Araújo
Assista “Mestra Caixeira”, de AFRÔS
Assista “Kobra”, de Butantan
Assista “Fim de Semana”, de Gugs

Ficha Técnica:
“Dis-Ritmia”

Autores:
Estrela Leminski
Teo Ruiz
Criolina (Luciana Simões e Alê Muniz)

Produção Musical:
Rovilson Pascoal