Festival Afrikanse realiza edição online com giras de conversa, vivências artísticas e sarau com artistas de vários países africanos entre 13 e 18/4

Gestora troca escritório pela fazenda de cacau de seu pai para se tornar chocolate maker “tree to bar” e alavanca negócios da família
30 de março de 2021
ÁGUA DE COCO lança coleção TEMPO
30 de março de 2021

Evento, que ocorre com apoio do Proac Lei Aldir Blanc, promove intercâmbio entre dois continentes com programação que inclui variadas expressões das culturas africana e afro-brasileira

Celebrar, divulgar e valorizar a cultura de matriz africana. Norteados por essas premissas e com o país imerso em uma pandemia, o Festival Afrikanse se realizará por meio de transmissão via plataformas digitais, entre 13 e 18 de abril, em movimento de exaltação às expressões culturais de dois continentes. Com personalidades do Brasil, Angola, Camarões e Senegal, entre outros países, a programação contempla atividades variadas para o público, como giras de conversa, vivências artísticas e o tradicional Sarau Afrikanse.

O evento, organizado por Ermi Panzo (Angola) e Rita Teles (Brasil) – produtores que viabilizaram, em parceria com o Sesc, as edições de 2018 e 2019 da Semana Afrikanse –, busca gerar protagonismo ao legado ancestral e diaspórico tanto nas atrações para o público quanto nos bastidores do evento, totalmente conduzido por profissionais negros e balizado por um intenso trabalho de mapeamento e conexão entre artistas e pensadores. “Há um contexto político na realização e seleção dos artistas e dos demais profissionais que participam do festival”, conta Rita, que defende a iniciativa como um fator de empoderamento. Panzo destaca que “alguns destes artistas, africanos residentes no Brasil, enfrentam de várias formas um preconceito velado quanto à sua situação de imigrantes. É preciso desfazer este paradigma”.

A abertura dessa conexão África + Brasil será marcada pela bênção das Mamas, que, em gira de conversa, destacará as figuras femininas na cultura de matriz africana e contará com a participação de presenças notáveis, como Nega Duda (Brasil), Melanito Byouz (Camarões), Dona Jacira (Brasil) e Dona Engracia (Angola). No segundo dia da programação, é a vez da gira “Conexão Artes Visuais” com os artistas Mumpasi Meso (República Democrática do Congo), François Muleka (Brasil) e Jesse Jane (Moçambique).

A moda é assunto da gira “Estética e Resistência”, que reunirá profissionais do setor para um debate sobre empoderamento e valorização do segmento em vestuário e estilo. Participam dessa gira Nana Milumbe (Brasil), Tekasala (Angola), Hanayrá Negreiros (Brasil) e Tchiloya Vagnaide (Angola).

A atividade literária não poderia ficar de fora do evento, e esta será tema da gira de conversa “Narrativas Literárias”, que ocorrerá em 16/4 com as participações de Akins Kinté (Brasil) e Kunta Kinté (Senegal). Neste encontro os artistas compartilharão similaridades em seus processos de criação artística da palavra falada e da palavra cantada (ritmo + poesia).

O penúltimo dia da programação está reservado para uma vivência entre criadores de tendências e influenciadores sobre novas formas de pensar e revisitar as diversas culturas das áfricas na diáspora contemporânea com a participação de Mister Prav (Benin), Ndeye Fatou Ndiaye (Brasil-Senegal) e Vensan Iala (Guiné Bissau).

O último dia de festival levará ao público o tradicional Sarau Afrikanse. O espetáculo multilinguagem, apresentado pela artista e ativista de direitos humanos Prudence Kalambay (República Democrática do Congo), contará com a participação de renomados artistas africanos já estabelecidos na diáspora brasileira: Fanta Konaté (Guiné Conacri), Ermi Panzo (Angola), Daphney Mapaseka Tukisi (África do Sul), Vocal Kuimba (Angola), Tyno Val (Togo), Vindas d´África (Cabo Verde e Angola), Jessica Areias (Angola) e outros.

As transmissões do Festival Afrikanse ocorrerão simultaneamente via página do Facebook da Núcleo Coletivo Das Artes e também no canal do YouTube das Edições Afrikanse.

Serviço:

As Mamas – Mulheres em Conexão – 13/4, às 16h

Com Nega Duda (Brasil), Melanito Byouz (Camarões), Dona Jacira (Brasil) e Dona Engracia. (Angola)

Conexão Artes Visuais– 14/4, às 16h

Com Mumpasi Meso (República Democrática do Congo), François Muleka (Brasil) e Jesse Jane (Moçambique)

Estética e Resistência – 15/4, às 16h

Com Nana Milumbe (Brasil) Tekasala (Angola), Hanayra Negreiros (Brasil) e Tchiloya Vagnaide (Angola)

Narrativas Literárias – 16/4, às 16h

Com Akins Kinté (Brasil) e Kunta Kinté (Senegal)

Rotas Contemporâneas – 17/4, às 16h

Com Mister Prav (Benin), Ndeye Fatou Ndiaye (Brasil-Senegal) e Vensan Iala (Guiné Bissau)

Sarau Afrikanse – 18/4, às 16h

Convidados: Prudence Kalambay (República Democrática do Congo), Fanta Konaté (Guiné Conacri), Ermi Panzo (Angola), Daphney Mapaseka Tukisi (África do Sul), Vocal Kuimba (Angola), Tyno Val (Togo), Vindas d´África (Cabo Verde e Angola), Jessica Areias (Angola) e outros.