Faculdade Cultura Inglesa abre inscrições para cursos de extensão curricular com foco em ensino de inglês e tradução

Jada Smith: guia completo para entender as causas da queda capilar em mulheres
29 de março de 2022
Com a pandemia e o crescimento das entregas residenciais, o roubo urbano de cargas se tornou um grande desafio para o e-commerce
29 de março de 2022

Instituição também lança dois novos cursos de pós-graduação para especialização no ensino da língua inglesa; professores da rede pública têm 30% de desconto

Tendo em vista apoiar a formação de professores de inglês, bem como profissionais do ramo da tradução, a Faculdade Cultura Inglesa, instituição de ensino superior voltada para a especialização de profissionais das duas áreas, anuncia a abertura das inscrições para a realização de seus cursos de extensão e também para dois novos cursos de pós-graduação recém-lançados.

O programa de extensão curricular da faculdade oferece, neste momento, cursos para tradutores e profissionais de Letras interessados em trabalhar com a língua inglesa, incluindo professores da rede pública e privada de ensino e aqueles que lecionam em escolas de idiomas.

É o caso do curso “Introdução à teoria, prática e tecnologias da tradução”, com início previsto para 13/04 e término em 29/06, que apresenta aos interessados na área da tradução conceitos básicos sobre teoria e tecnologias envolvidas no processo tradutório, além de propor exercícios práticos e debates sobre textos analisados em aula. O curso será realizado no formato síncrono e remoto, pela plataforma Zoom.

Já o módulo extensivo “BNCC: do conceito à sala de aula”, realizado no formato híbrido, com aulas no formato síncrono e remoto via Zoom, além de atividades realizadas na plataforma Moodle, foca em questões urgentes relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o curso oferece subsídios teóricos e atividades práticas para que o estudante desenvolva competências e habilidades necessárias para explorar os componentes da Base em sua prática docente de Língua Inglesa em sala de aula. O curso se inicia em 08/04 e se encerra em 24/06.

A Faculdade Cultura Inglesa também abriu as inscrições para o módulo “Visible learning and Assessment”, com início em 26/04 e conclusão em 14/06, que aborda questões de avaliação de desempenho acadêmico sob a perspectiva processual (formative assessment), permitindo trabalhar as competências necessárias para lidar com avaliação formativa de aprendizagem de língua inglesa. Esse módulo será realizado no formato síncrono e remoto, via Zoom, com mais 16 horas de estudos individuais na plataforma Moodle.

A instituição ainda oferece, para o próximo trimestre, o curso preparatório “TKT: Prep course”, voltado para professores que pretendem obter os certificados dos Módulos 1, 2 e 3 do exame TKT, certificado internacional de conhecimento básico de princípios de ensino de língua inglesa. Disponibilizado no formato 100% online via Moodle, o curso aborda os seguintes tópicos: Língua e conhecimento para o ensino e aprendizagem da língua inglesa; Planejamento de aulas e uso de recursos para o ensino da língua inglesa; e Gerenciamento dos processos de ensino e aprendizagem da língua. As aulas se iniciam em 01/04 e se encerram no final de junho.

“Todos nossos cursos de extensão foram desenhados para tratar e aprofundar temas urgentes para a atuação profissional no ensino de idiomas e no mercado de tradução. Dessa forma, em linha com a proposta pedagógica dos demais cursos ofertados pela faculdade, alinhamos teoria e prática para capacitar nossos alunos para a inserção imediata no mercado de trabalho”, explica Maria Eugenia Witzler D’Esposito, Diretora da Faculdade Cultura Inglesa.

Novos cursos de pós-graduação

A Faculdade Cultura Inglesa também anuncia o lançamento de seus dois novos cursos de pós-graduação: Educação Bilíngue e Língua-inglesa e ensino-aprendizagem. Disponibilizados na modalidade híbrida, com aulas presenciais e online, os dois cursos têm duração de um ano e meio e apresentam disciplinas de cunho teórico-prático e de desenvolvimento linguístico, formatadas para atender às necessidades de professores que lecionam a língua inglesa em escolas públicas e privadas, bem como em escolas de idiomas.

“Estamos ampliando nosso leque de especialização de olho nas tendências do mercado de educação, como é o caso do ensino bilíngue, e, sobretudo, tendo em vista a demanda reprimida por educadores devidamente qualificados para o ensino de inglês no país. Conforme estudo recentemente divulgado pelo British Council, atualmente mais de 70% dos alunos da educação básica têm aulas do idioma com professores sem formação adequada para ministrar a disciplina”, explica Maria Eugenia.

As inscrições dos dois novos cursos de pós-graduação da faculdade se encerram em 19/04 e as aulas se iniciam no dia 12/04. Os interessados em se matricular tanto nesses cursos quanto nos módulos de extensão da Faculdade Cultura Inglesa devem enviar um e-mail para atendimento@facultinglesa.com.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 2391-1326. Os valores devem ser consultados pelo site da faculdade. A instituição de ensino oferece bolsas de estudo de 30% do valor dos cursos para professores da rede pública de ensino, bem como 10% para membros da associação de professores da língua inglesa BRAZ-TESOL.

SOBRE A FACULDADE CULTURA INGLESA

Fundada em 2014, a Faculdade Cultura Inglesa é uma instituição de ensino superior que oferece formação especializada para profissionais da área da língua inglesa. Combinando teoria e prática, os cursos foram desenvolvidos para formar profissionais especializados, capazes de se adaptar às diferentes necessidades do mercado. A instituição conta com um time de excelência acadêmica, formado por mestres e doutores, e tem nota máxima na avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Na graduação, as aulas são lecionadas em inglês a partir da segunda metade do curso. A instituição ainda oferece a possibilidade de estágio nas unidades da rede de ensino de inglês Cultura Inglesa e a participação gratuita em eventos culturais promovidos pela marca.