Faça você mesmo: Telhanorte dá dicas para pintar a casa sem ajuda profissional

Salton conquista cinco medalhas no Concours Mondial de Bruxelles – Edição Brasil
13 de abril de 2018
Stadium Marathon: iRun promove corrida temática por estádios de Curitiba
13 de abril de 2018

Uma nova pintura pode transformar os ambientes da casa

Cada tonalidade pode proporcionar uma sensação diferente, como tranquilidade, frescor ou aconchego. As facilidades de manuseio e utilização das tintas estimulam a prática da bricolagem. Para auxiliar os consumidores que desejam economizar e ainda serem responsáveis pela transformação do lar, o arquiteto Ádame Silva, coordenador da divisão de tintas da Telhanorte, orienta quais acessórios, além da tinta, devem utilizados.

O arquiteto lembra que, antes de iniciar, a segurança deve ser lembrada. Utilizar itens como óculos, máscara e luvas protegem, evitam respingos nos olhos ou a inalação de poeira. Proteger o piso e os móveis também é parte importante antes de iniciar o trabalho com a pintura. “O protetor Salva Piso, a lona e a fita adesiva impedem a transferência da tinta para o chão,móveis e batentes de portas e janelas”, diz Silva.

Para a parede receber a tinta, é necessário que as imperfeições estejam corrigidas e as paredes niveladas. “Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é utilizar a massa acrílica”, aconselha o coordenador.

Para aplicar a massa, uma espátula pode ser utilizada. Após a aplicação e a secagem da massa, utiliza-se uma lixa para afinar o acabamento. Para a pintura, há outros acessórios que são necessários, como o mexedor, a bandeja e o rolo. “Utilize o mexedor assim que abrir a lata de tinta para deixá-la homogênea. Em seguida, despeje a tinta no fundo da bandeja. Na bandeja, é necessário retirar o excesso de tinta do r olo, evitando manchas na parede”, explica Ádame.

Com relação ao rolos e trinchas, que são mais conhecidas como pincéis, existem diversidades de modelos e tamanhos. Os rolos, por exemplo, podem ser sintéticos, de lã ou de lã mistas. Já as trinchas são utilizadas nos acabamentos mais finos, como rodapés ou contorno de teto.

E como calcular a quantidade de tintar para o ambiente? Definir a quantidade de tinta para o ambiente, sem desperdiçar ou sem a necessidade de retornar à loja para comprar mais uma unidade não é tarefa fácil. Por isso, a Telhanorte possui o aplicativo Cálculo de Tintas, disponível no site da rede e no aplicativo, que é compatível com Android e IOS. A especificação é feita por meio da metragem do espaço e do detalhamento da tinta que será empregada na superfície. Para calcular acesse:http://www.telhanorte.com.br/calculadoras/tintas/.

“É importante lembrar que o acabamento, tecnologia e rendimento podem variar de acordo com o padrão do produto escolhido para a pintura. Por isso, há a preferência por produtos de linhagem Premium que possuem acabamentos fosco, acetinado ou semibrilho, que podem ser combinados com tecnologias de super lavabilidade, alto-rendimento, anti-mofo, propriedades e cores decorativas e até mesmo resistência à exposição ao sol e a chuva. Dessa maneira, você pode adequar a sua necessidade a um ambiente aconchegante e protegido”, reforça o coordenador.

E como escolher as melhores cores para pintar um ambiente?

Todos os anos os grandes fabricantes de tintas lançam as cores de tendência do ano para pintura de ambientes e reformas de móveis. Normalmente, você poderá encontrar dicas nas redes sociais e sites dos próprios fabricantes (Suvinil, Coral e Sherwin Williams) tratando de combinações de cores, estilizações de ambientes e uso de esmaltes para decorar móveis, portas, etc.

Seguindo as dicas, é possível pintar facilmente as paredes da casa e o melhor: economizando.